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Friday, 11 de November de 2011 - 17:04Indústria automobilística

PINGOS NOS IS

SÃO PAULO (sei, sei..) – Recebi trezentos e-mails de gente me avisando que o Corolla completa 45 anos hoje e tal. E que já foram vendidas 35 milhões de unidades em 150 países nesse tempo todo, que é o carro mais vendido do mundo e tudo mais.

Oh, que lindo.

Agora vejam abaixo uma foto do primeiro Corolla, de 1966. Depois procurem o último, que é fabricado inclusive no Brasil. Aquela coisa mais sem graça que pão com margarina, símbolo da mediocridade automotiva. Dá para dizer que é o mesmo carro?

Claro que não. Esse aí em cima é até bonitinho, eu teria fácil. Os novos são horrendos e não são evolução de nada, não têm nada a ver com o original.

Portanto, meu veemente protesto aqui contra os marqueteiros que usam essa mentira como peça de venda. O Corolla não faz 45 anos. Aquele carro de 1966 é outro. O Corolla não é o carro mais vendido de todos os tempos. Isso é tudo cascata. O NOME Corolla, sim, está completando 45 anos. O NOME Corolla pode ser, sim, o nome de carro mais comercializado em todos os tempos. Nem sei se é. Mas não o carro. Lamento.

Quando se fala dos carros mais vendidos/produzidos de todos os tempos, só dá para citar dois: Fusca e Lada, o sedã. O Fusca foi praticamente o mesmo a vida toda, com algumas variações de motorização, acabamento, tecnologia, detalhezinho estético. Mas quando você vê um Fusca 1950 e um Fusca 1990, percebe que se trata do mesmo carro. O mesmo se passa com o sedã soviético, que é igual desde 1970, com uma ou outra modificação. Até de nome, diga-se. Aqui era Laika, no Leste era Riva, no Canadá era Signet, na URSS era 2101, 2105, 2107. Mas sempre o mesmo sedã impecável e inesquecível. Você olha para um 1970 e para um 2011 e a identificação é imediata. Quase 20 milhões fabricados. E contando.

Portanto, corollentos, não encham.

73 comentários

  1. Fernando Rodrigues says:

    Sou louco por carros antigos e meu pai inclusive já teve alguns,como fusca,landau,maverick,ele amava antigos,mas antes de falecer ele comprou um corolla 2009,que conviveu lindamente com o fusquinha 66 verde amazonas impecavel e um corcelzinho 70 bege. Cada um na sua,com diferentes idades. Acho o corolla um carro maravilhoso,temos ele até hoje e quem tem dificilmente troca. Ah,o fusquinha e o corcel ainda estão la na garagem fazendo companhia pra ele. Que trio!

  2. Vinicius says:

    Minha garagem é orgulhosamente dividida por um Corolla XEi 2.0 2011 e um Fusca 1300 1969 vermelhinho. E eles são como “Eduardo & Mônica”. Um me leva pro trabalho, o outro me leva pra passear. Um é econômico e sem graça, o outro queima um pouquinho de óleo e chama a atenção por onde passa. Um tem conforto sem status, o outro, status sem conforto. Um é silencioso e estéril como um chão de centro cirúrgico, o outro é barulhento e cheira a gasolina como um chão de fábrica. Enfim, não dá pra criticar nenhum dos dois: cada um na sua.

  3. Allan says:

    Como citaram aí em cima, Kombi também merece entrar, a despeito da mudança de motor. Sua s alterações são pontuais apenas para se manter vendida (já que, por exemplo, com motor a ar não conseguiria passar nos testes “verdes”).

    Citaria também o 911, já que apesar de não ter um parafuso com o de 67, vá lá, mantém o desenho clássico.

    Quanto ao Vovorolla, vale dizer que até a tração “migrou” da traseira para a frente.

    É o mesmo que dizer que o Beetle é a continuação do Fusca. De fato, carros extremamente distintos em quase tudo.

  4. EuronCap says:

    Em compensação, enfie a cara em um poste com um Corolla e com um Fusca. O motorista do Corolla provavelmente sairá com uns arranhões por causa do AirBag, o do Fusca irá direto para o necrotério.

    O Fusca é uma aberração da engenharia, pouco mais do que uma carroça com rodas, não tem estabilidade, não tem aerodinâmica, não tem segurança, não tem conforto e ainda permaneceu desse jeito por décadas. E as tentativas de moderniza-lo resultaram em monstrengos como TL2, Brasília e outros lixos produzidos por aqui.

    O Toyota sempre foi um carro muito bem projetado, sem erros grotescos, seguro, durável, com recursos atuais e seguiu ou mesmo ditou a moda do estilo.

    O Fusca é produto de engenheiros vagabundos ou incompetentes, o Corolla é fruto de gente que não tem medo de trabalhar, simples assim.

    • Marcelo says:

      Assino embaixo !
      O unico atrativo do fusca é que qualquer idiota consertava aquilo.
      Que me perdoem os entusiastas do fusca mas ele é :
      Ruim de estabilidade
      Ruim de porta mala
      Ruim de conforto
      Ruim de consumo
      Ruim de visibilidade
      Etc, etc….
      O Corolla novo pode não ser um exemplo de beleza, mas no conjunto da obra é sim “UM PUTA CARRO”.

  5. Marcelim says:

    Se serve de consolo, o Lada Riva é o décimo mais vendido de todos os tempos, com vinte milhões de unidades.

  6. Eduardo_SC says:

    Já tive um Corolla e é um carro que me deixa com muita saudade. Realmente olhando um na rua tiro as mesmas conclusões sobre ser um carro extremamente sem sal. Mas a sensação que eu tinha do meu Corolla era uma esposa perfeita.Te conquistava no dia a dia. Uma gueixa que não chama a atenção dos outros homens, mas cuida e atende a todos os desejos do seu dono como se tivesse pensado em tudo antes. Creio que não só nome completa 45 anos, mas sua filosofia de construção.

  7. Marcelo says:

    Eu vou um pouco mais longe: Corolla é carro de quem quer apenas lata sobre rodas, com ar-condicionado, direção hidráulica e que seja macio. Resumindo: é pra quem não liga para estilo, além de ser o carro preferido dos vovôs e vovós, como são todos os outros carros japoneses da mesma categoria. Vc sabe quando um cara de 40 anos é mais velho do que é quando ele tem um Corolla (eu tenho 40 anos). Um dos argumentos que mais ouço para a compra desse carro é que ele não quebra. Mas que carro quebra hoje em dia? Eu posso até achar (mas não acho!) que ele seja confiável, mas vejo que depois de um tempo o carro desmonta! Eu até tenho um campanha para triplicar as vendas do Corolla (alô Toyota!). Vou
    sugerir a engenharia da montadora a inclusão de alguns opcionais como: porta bengala, porta fraldão geriátrico, assento retrátil para enfermeira entre outros. Ah, e na compra de Corolla 0km você recebe até o resto da vida (o que não deve ser muito tempo) o suprimento
    inteiramente grátis de Corega. Podemos até sugerir uma versão especial do carro! Imaginem uma série limitada chamada Corolla Bingo! Ou Corolla Pampers (não tem o Peugeout 207 Quicksilver?).
    Brincadeiras à parte, estive recentemente em Londres, a meca dos carros exclusivos e top de série, e não vi nenhum (nenhum!) Corolla. Vi Toyota Prius, Honda Civic etc, mas nenhum
    Corolla, nem para xingar o “mardito”. Eu já gostava de Londres e dos londrinos, agora gosto mais ainda. Parabéns aos súditos da Rainha. God Save the Style!
    É simplesmente o carro mais sem estilo do mercado. Estou com você, Flávio!

  8. Braulio Gerhardt says:

    Algo me diz que o Flávio vai adorar esse vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=liBLqmeHht8

  9. Felipe Andrade says:

    Eu acho que essa tradição de manter o nome através de gerações de carros não precisa ser escorraçada desse jeito. O que o caro FG falou é verdade: não são nem de longe o mesmo carro. Mas não é isso que as montadoras pretendiam ao manter o nome. O nome não está atrelado a um projeto em si, mas ao conceito oferecido pela montadora. Quando a Toyota diz que está vendendo um Corolla, ela estará vendendo um sedã médio familiar, com a tecnologia presente na época. O nome é como se fosse uma “tocha olímpica” que um projeto vai passando ao outro ao longo dos vários aprimoramentos tecnológicos. E por mais que o saudosismo de alguns faça que desprezem totalmente os modelos modernos, se algum carro avançar uma preferencial e acabar colidindo com vocês, ou qualquer outro tipo de acidente de razoável gravidade, com certeza ninguém vai gostar mais de estar no Corolla antigo em comparação com o novo. Não façam pouco caso da engenharia moderna.

  10. Marcelim says:

    O Corolla é um carro das massas, popular a despeito do preço no Brasil. E assim como o Big Mac e a Coca-Cola, não se espera nada de especial, apenas o frugal. Essa é a proposta deles. Quer um Toyota exclusivo? Compre um Lexus LF-A, só existem 300 no mundo, todos já vendidos.

    O Fusca tem um design único, assim como o Citroen CV2. Mas quem disse que eles lá eram bonitos? O Lada dispensa comentários, é pura idissincrassia sua.

  11. Alexandre Werner says:

    Realmente, se pra considerar o Corolla o carro mais vendido do mundo é preciso incluir o Toyota Corcel da foto… o Fusca obviamente continua sendo o carro mais vendido da história. Uma coisa é reaproveitar um nome pra aumentar as vendas de um carro novo. Outra coisa é usar desse expediente para mentir descaradamente. Alguns podem considerar uma inocente estratégia de marketing. Eu considero um desrespeito com a história automobilística.

  12. Levi Davet says:

    E o Porsche 911? Está longe de ser o mais vendido, mas é tido como o carro esporte mais longevo da história. Só que, do 911 original (901), resta somente o conceito de carro esporte com motor e tração traseiros. Nenhuma peça do 911 original sobrevive na versão mais recente (o recém-apresentado 991). Só o design é semelhante. E aí, dá pra dizer que o 911 é o mesmo?

    O caso do Mustang, que é um ano mais novo que o 911, é ainda pior. Tirando o design, o novo Mustang não tem absolutamente nada a ver com o pioneiro. Usa eixo rígido na traseira, e só.

  13. Luiz Antonio says:

    Flavio, concordo plenamente. O Corolla é um carro ruim? Não, não é.

    Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Como você disse, o Corolla não criou nada. Não é um carro que traz inovação, não é o carro que traz a nova face da Toyota, não é tão ‘esportivo’ (suspensão firme e direção muito direta) ou bonito quanto o Civic mas é durável (durável, isso lá é qualidade considerável? Civic também é isso tudo).

    Não trabalho na Honda e nem tenho um Civic, nem gosto tanto assim (é que o Civic sempre foi o parâmetro pro Corolla), mas o Toyota é um frankenstein da indústria automobilística. Dessa forma, com o apelo do senso comumm, obviamente seria o mais vendido da história. Mas compare-o com o Golf (também um dos mais vendidos da história). Impossível discutir qual o automóvel possui mais personalidade, mais carisma…

  14. hugo says:

    O único “carrro mundial” (argh) que existiu é o Fusca.

  15. ANTONIO says:

    Alguém aproveita e me explica por que os japoneses colocavam (colocam ainda?) o retrovisor no meio do para-lamas dianteiro?

    • celso says:

      vc teria uma visão melhor da lateral do carro, pois aumentaria o raio de visão…

      em algumas SUVs japonesas é utilizado principalmente porque você poderia ver crianças que poderiam estar próximas as rodas dos carros na parte dianteira…

      pode parecer brincadeira, mas aqui isto é muito sério (anos atrás houve uma morte de uma criança aqui no Japão quando um pai foi manobrar uma SUV e não viu o filho que estava sentadinho próximo a roda dianteira).

    • celso says:

      esqueci de complementar que todos os táxis possuem o retrovisor no meio do paralama dianteiro.

      abraço

  16. Major says:

    Dito dessa forma … acho que você tem razão.

  17. Sempre digo, contagem de gente grande não de merketeiro barato.. Não sei como aqui levam em conta nome, ja que a cultura de nome uncio começo há pouco tempo. Acho que o primeiro carro a herdar nomes atravás das carrocerias foi o Gol e agora o Uno… (80 e 84)

    Fusca com 23 mi
    Lada com 18++ mi (Fiat, Tofas, Seat, e os que voce citou)
    Ford T com 15 mi

    Aliás, não acho uma contagem exata para os decendentes de 124.

    E gostaria de saber o que vem na sequencia de carros únicos… imagino Kombi, 2CV, Peugeot 404, Mini … só coisas belas e sonhos de consumo consciente.

  18. YPVS says:

    Obrigado FG.
    Infelizmente hj se vende o nome. A Lamborghini morreu qdo foi comprada pela Audi, o Beetle eh um Golf e assim vai…

  19. Celso Okubaro says:

    Olá Flávio Gomes, bom dia!

    Moro no Japão e umas das maiores dificuldades aqui é saber quais são os modelos e as marcas dos carros. Tenho descendência japonesa e aquela velha brincadeira de que japonês é tudo igual se encaixa perfeitamente aqui…rs! O nome do carro permanece mesmo que ele sofra transformações absurdas e não se pareça nem um pouco com o DNA original. Coisas de um mundo globalizado, infelizmente.

    Abraço e tenha um bom dia!

  20. Faster says:

    Tá, posso ser ignorante (olha o bulling), mas naum é a cara do Corcel (?), vencedor das últimas eleições… Ou é o Corcel que copiava o “design” de outro? Quero respostas, porra…

  21. Don Victor says:

    Seja oq for, mas este chevetão nipônico é ridículo!!

  22. Marcelo MK says:

    Fora que os Corollas do Japao sao carros para pobre kkkk
    Aqui no Brasil trouxeram um modelo diferente e vendem para ricos…
    abs

    • José Brabham says:

      Exatamente. Acho uma graça quando o camaradinha abre a boca e diz, com orgulho besta: “eu tenho um Corolla”. Ele não sabe, mas seu carro “de luxo” eh na verdade um carrinho de estudante. Kkkkkkk

  23. Fernando Matias says:

    Ta somando com o projeto original que é FIAT ou não?
    Abraços!

  24. prperalta says:

    E no Brasil? Temos o Gol. Pode-se considerao o mesmo carro?

    • Flavio Gomes says:

      Para mim, não.

      • Roberto Fróes says:

        E a Volkswagen vai perder um nome desses?
        É a mesma coisa do Corolla, é um nome que não dá para perder, pois VENDE para a turma que acredita nesse tipo de propraganda.
        O carro é ruim? Claro que não… pelo contrário, dizem que é muito bom…
        Mas que coisinha sem graça… É que nem bunda, todo mundo tem, mas essa é murcha, muito murcha.
        Tem certos carros que eu não compraria nunca!
        No Brasil, o Corolla estaria em 2º lugar.
        Existe coisa muito mais bunda murcha do que ele.
        O tal do Logan. Houve uma pesquisa não sei onde e ele ganhou disparado como o carro mais feio do Brasil.
        E ainda tem o nome do whisky que o presidente + fdp gostava.

      • José Brabham says:

        Pois eh… Acabaram com nome do whisky…

      • Leo Santos says:

        Ah mas o LOGAN era o o mais feio pq ainda não tinham lançado o AGILE aqui, esse ganhou prêmio mundial de feiura!!!!kkkkkkkkkkkkkkkk

  25. José says:

    Como fã da Volkswagen, quero registrar que os carros Polo, Golf e Passat conseguiram manter o DNA de seus originais, com mudanças sutis de geração para geração. O exemplo mais notável para mim é o Golf, e sua coluna traseira protuberante. Claro que não são de todos fiéis, mas os alemães respeitam suas identidades, por isso só compro VW pensando em um dia ter uma Mercedez…

  26. Erico says:

    Isso também vale para as gerações do gol ?

  27. Ricardo Pucci says:

    Eu gosto bastante de pão com margarina!! ainda mais se o pão estiver quentinho…

    Quanto aos Corollas, concordo que não é o mesmo carro. nem a pau.
    Mas não acho o carro esse horror todo. Não compraria um, mas acho bem melhor que umas minivans medonhas que se vê por aí, ou muitos outros carros horríveis atuais.
    Meu pai tem um e acho até confortável para dirigir. Mas ainda assim não compraria um.

  28. Alex says:

    É, o carro de 66 é simpático. E, realmente, o corolla de hoje não tem absolutamente NADA a ver com suas origens a não ser o nome. O mesmo vale para Passat, Jetta, Golf, Cinquecento, Mini e tantos outros

  29. Laysson says:

    O carro pra mim tanto faz, muito sem sal mesmo. A maior má impressão que guardo dele é do público brasileiro que representa seu uso. Quase sempre emergentes que não receberam educação tentando esbanjar uma classe social que o poder aquisitivo por si só não mostrou.

  30. Jeambro says:

    Assino embaixo de quase tudo, menos do pão com margarina. Pra ser mais exato, pão com manteiga é bem melhor, mas na falta desta, vai aquela mesmo.

  31. Wolf says:

    HAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Boa FG…….assino embaixo!!!!!

  32. Danilo Candido says:

    Bonitinho esse da foto, tenho um desses na “garagem “(1/64 da Tomica). E não venha dizer, Flávio, que pão-com-manteiga é sem graça. Passado na chapa (ou na frigideira mesmo) é um trem bão dimais, sô ! Sem graça é essa porcaria a qual surgem aos montes nos semáforos de SP…
    Corolla (de 3 ou 4 gerações para cá) é horrível.

  33. Junior says:

    Pera lá! Eu gosto muito disso, é perfeito… ainda mais se for um pão quentinho e margarina com sal.
    Já o carro, hoje em dia estes sedãs da Toyota, Honda, KIA, Hyundai são todos iguais. Cada uma tem seu sedã medíocre com muito custo x benefício e pouca (ou nenhuma) personalidade.

  34. Leandro says:

    Acho que dá para adicionar a Kombi, não? Aliás, ela voltou a ser comercializada na Holanda.

    http://blogs.estadao.com.br/jornal-do-carro/volkswagen-vende-kombi-na-holanda/

  35. Antonio Carlos says:

    Nunca comprei um caso por ele ser sucesso de público, o mais “confiavel” e outras lorotas.
    Compro um carro porque sinto TESÃO por ele.
    É uma relação passional mesmo.

  36. Fernando Cesar Miranda says:

    Flavio,

    Até que um pão com manteiga na chapa tem a sua graça.
    Já os Corollas ….

    []s
    Fernando.

  37. Ronald Wolff says:

    Pior que é verdade…mas os Honda Civics também padecem desse mal…se olhar um deles da década de 70 – que até é parecido com esse Corolla antigo – também são carros totalmente diferentes…só que venderam menos que os Corollas, principalmente nos EUA, no que se refere às últimas gerações para os dias atuais.

  38. Flavio, pelas minhas contas o Fusca sofreu 78 mil alterações em toda a sua vida. E sendo bem chato, se vc comparar esse (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Porsche_typ12.jpg) com esse (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:New_Beetle_cabrio.jpg) verá que não estamos falando de meros detalhes.

    Sou um leitor chato?

    Abs.

  39. Beto Carpini says:

    O carro da foto lembra bem um chevette. Quanto a confiabilidade dos Toyotas, a namorada de um amigo meu, tem um corola e com menos de 30.000 kilometros teve que trocar a embreagem… que confiabilidade…

    • Renato says:

      Logo a embreagem? Você podia falar de pistoes derretidos, virabrequim quebrado, sistema elétrico em curto, mas vem falar da embreagem?

      Pô… isso depende do motorista, não da qualidade do carro.

  40. Jason Vôngoli says:

    Boa! Chega dessa cascata de “mais vendido de todos os tempos”.

    Sequer a arquitetura é igual à de 1966: os primeiros carros com o nome Corolla tinham motor longitudinal e tração traseira. Os atuais têm motor transversal e riscam com as rodas da frente…

  41. Marcelo Granzotto says:

    Não adianta subir nas suas lusitanas tamancas. O fato do Corolla não lhe agradar não muda em nada os fatos. A incrível confiabilidade dos Toyotas aliada ao preço popular do Corolla (no resto do mundo…) o faz naturalmente um campeão de vendas.

  42. De todos os Corolla lançados, o melhor e mais bonito é o AE86 ilustrado no anime Initial D.

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