Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

MEIA-DÚZIA DE HORAS (7)

SÃO PAULO (merecidíssimo) – E deu mesmo o Corollão em Interlagos. Vitória das mais justas e promissora. Indica que a Audi ganhou um adversário. E mais rápido do que se imaginava. Depois que a Peugeot resolveu tirar o leãozinho de campo, os quatrargólicos ficaram sós. Em Le Mans, na estreia, o híbrido japonês mostrou velocidade. […]

SÃO PAULO (merecidíssimo) – E deu mesmo o Corollão em Interlagos. Vitória das mais justas e promissora. Indica que a Audi ganhou um adversário. E mais rápido do que se imaginava. Depois que a Peugeot resolveu tirar o leãozinho de campo, os quatrargólicos ficaram sós. Em Le Mans, na estreia, o híbrido japonês mostrou velocidade. Mas pouquíssima confiabilidade. Na terceira corrida de sua vida, no entanto, veio a primeira vitória do TS030. Habemus rival, deve ter dito Doktor Ullrich na garagem hoje.

Foi o primeiro triunfo da Toyota em evento mundial com carimbo da FIA desde o Rali da China de 1999. Nos protótipos, a última vitória em corrida de longa duração acontecera em Monza em 1992 com o TS010. Na F-1, de 2002 a 2009, foram 13 pódios em oito temporadas. Nenhuma vitória. Nadica de nada. O que levou a matriz a pedir um cafezinho e a conta, porque estava gastando dinheiro demais com resultados de menos.

Esse projeto de carro híbrido de corrida começou em 2006 e já em julho de 2007 a Toyota venceu as 24 Horas de Tokachi com um Supra invocado à beça. Esse aí da foto.

Foi dessa coisa aí em cima que surgiu o Godzilla TS030, o Corollão que entubou a Audi em Interlagos Com Nicolas Lapierre e Alexander Wurz. Eles completaram 247 voltas e receberam a bandeirada um minuto na frente do e-tron prateado que ganhou em Le Mans. O outro DKW, modelo ultra, que teve Lucas de Grassi como parte do trio, terminou em terceiro. Portanto, dobradinha de híbridos. Com a diferença que a Audi usa a combinação turbodiesel/elétrico e a Toyota, gasolina/elétrico. Por isso os Audi sibilam. Os Toyota fazem um esporro danado.

O pessoal de Ingolstadt deve ter saído chateado, embora o título de construtores esteja no bolso, já. Vão ter de se mexer até a prova do Bahrein, de 27 a 29 deste mês. Será a sexta das oito etapas do campeonato.

No que diz respeito às 6 Horas de Interlagos, a prova do ano que vem já tem data: 29 a 31 de agosto. Corrida novamente no sábado, o que eu acho bom, sinceramente.

E acho bom, acharia ótimo, que os organizadores lessem todos os comentários dos posts que pinguei aqui desde ontem. Para saber de quem foi ao autódromo o que funcionou e o que não funcionou. As reclamações sobre a desorganização na entrega dos ingressos comprados pela internet são muitas. A indignação com setores “esgotados”, cujos ingressos nunca puderam ser comprados, idem. Porque, afinal, esses setores estavam vazios. É preciso ouvir o povo. É preciso simplificar as coisas. Aproximar as pessoas do espetáculo. Vender produtos baratos, popularizar a coisa, fazer com que todos tenham vontade de voltar. Dar um pé nessa obsessão pelo VIP que tomou conta do Brasil. Dá para melhorar muito. Mas é preciso escutar. Com humildade e atenção.