Blog do Flavio Gomes
F-1

MASSA FICA

SÃO PAULO (pronto) – Acaba de pingar na caixa de e-mails (ainda bem, porque SMS demora mais e nem sempre o celular está ligado…): La Scuderia Ferrari comunica di aver rinnovato l’accordo di collaborazione tecnico-sportiva con il pilota Felipe Massa fino al termine della stagione sportiva 2013. La coppia dei piloti della Scuderia il prossimo […]

SÃO PAULO (pronto) – Acaba de pingar na caixa de e-mails (ainda bem, porque SMS demora mais e nem sempre o celular está ligado…):

La Scuderia Ferrari comunica di aver rinnovato l’accordo di collaborazione tecnico-sportiva con il pilota Felipe Massa fino al termine della stagione sportiva 2013.

La coppia dei piloti della Scuderia il prossimo anno sarà quindi formata da Fernando Alonso e dallo stesso Felipe Massa.

Maranello, 16 ottobre 2012 Ufficio Stampa Sportiva

Como havia dito o residente de Vinhedo Américo Teixeira Jr. em seu blog Diário Motorsport no dia 22 de agosto (“renovou”), e como informou o residente em São Paulo Lito Cavalcanti da Sportv sexta-feira (“anúncio seria feito na terça pela manhã”, e a Ferrari, histérica, negou), está renovado.

Felipe fica, vai para seu oitavo ano como titular em Maranello. Nas primeiras corridas da temporada, Massa não dava pinta de que ficaria nem na F-1. Nas últimas seis provas, fez por merecer.

E o que será do brasileiro em 2013? Deveria ficar? Deveria sair?

Sou pela permanência. Sair para onde? Para vencer corridas de vez em quando, andar na ponta com alguma frequência, levar uns troféus para casa, ou o cara corre na Ferrari, ou na Red Bull, ou na McLaren. Na Lotus e na Mercedes também dá — mas aí, precisa dar uma sorte do tamanho do mundo. Nenhuma delas tem vaga. Nenhuma delas negociou com ele. A opção única era ficar em Maranello, mesmo ganhando menos. Era isso, ou descer alguns degraus, dar alguns passos atrás na carreira.

Felipe não é nenhum menino de 20 anos, que pode recuar para depois avançar, pensar no futuro de médio prazo — como Grosjean, por exemplo, fez ao voltar para a GP2. Não há tempo para isso. Vai ser campeão, vai superar Alonso? Não, porque o espanhol é melhor. Mas lembremo-nos de fato recente, o campeonato de 2010. Quem é melhor, Webber ou Vettel? Vettel, disparado. E o australiano estava na briga pelo título até a última corrida da temporada.

OK, é raro, raríssimo. Mas acontece, e só acontece se você estiver em time grande. Sendo assim, sorte para Massa. É um rapaz trabalhador e dedicado. Passou por momentos terríveis, na época do acidente, e dificílimos neste ano, com o bombardeio de críticas de todos os lados, especialmente da imprensa italiana, por conta de um desempenho pífio.

Sobreviveu a ambos, acidente e bombardeio. É um sobrevivente, um bom sobrevivente.