Blog do Flavio Gomes
F-1

ASSUNTO ENCERRADO

SÃO PAULO (e paciência esgotada) – Sobre o tema de segunda-feira, volto aqui apenas para informar que o prefeito de São Paulo disse que as reformas de Interlagos serão feitas e que a corrida não sairá da cidade — a renovação do contrato está em curso. Ele considerou “irresponsável” a matéria publicada pelo vetusto jornalão […]

SÃO PAULO (e paciência esgotada) – Sobre o tema de segunda-feira, volto aqui apenas para informar que o prefeito de São Paulo disse que as reformas de Interlagos serão feitas e que a corrida não sairá da cidade — a renovação do contrato está em curso. Ele considerou “irresponsável” a matéria publicada pelo vetusto jornalão — que foi tema de post que muita gente considerou um “ataque pessoal”, quando se tratava apenas de uma reflexão sobre o jornalismo mequetrefe que se pratica no Brasil atualmente. Fernando Haddad criticou o jornal por, entre outras coisas, desrespeitar princípio básico do ofício: ouvir o outro lado.

Aliás, o último parágrafo de texto publicado um dia depois no site do mesmo jornalão desmente o que o próprio dissera no dia anterior, sobre a alocação de verba para a reforma para 2013. Esse dinheiro nunca esteve no orçamento.

Em resumo:

1) Informação errada, porque não checada – O jornalista Livio Oricchio se defende em seu blog com a seguinte frase: “Fiz uma entrevista com ele [Kassab], no seu gabinete, há uns dois anos, para conversar não só de Interlagos como da Copa do Mundo em São Paulo. E mais tarde, no autódromo, confirmou que a obra não dependia de nada por estar orçada. Tenho de acreditar.” Sua entrevista com Ecclestone, pois, baseia as conclusões (de que Interlagos “está fora em 2014”) numa entrevista com o ex-prefeito feita “há uns dois anos”. Putz.

2) Desrespeito a norma básica do jornalismo – Publicar uma “ameaça” a um evento de outrem (Globo e Prefeitura; adoro “outrem”) sem ouvir as partes “ameaçadas”. Atitude considerada “irresponsável” pelo prefeito da cidade. O Departamento Jurídico do jornalão (cuja grafia correta para seu centenário título é “O Estado de S.Paulo”, com “São” abreviado; é legal saber essas coisas, ainda mais quando se trabalha na casa) talvez esteja estudando alguma ação contra o prefeito por tê-lo chamado de “irresponsável”; eu disse apenas que é uma “porcaria irreversível” e em minha defesa devo lembrar que o é “como muitos”.

Sem mais, encerro o assunto. Não sem antes deixar muito claro que acho um absurdo a Prefeitura gastar 120 milhões no autódromo exclusivamente para um evento que gera receita a um grupo privado e por ele é comercializado — no caso a TV Globo, dona do GP.

Ah, e para ilustrar aproveito para reproduzir foto que mais de um blogueiro me mandou ontem, essa aí embaixo. É de 1939 ou 1940. Gente do céu, não tinha nada em volta do autódromo. Nada.