Blog do Flavio Gomes
F-1

VIDA LOKA

SÃO PAULO (passo longe) – Schumacher apareceu de manhã na Globo fazendo adestramento, o esporte mais chato do universo (até os cavalos detestam), mas na real estava descendo montanhas de neve na França, onde tomou um tombo e deu com o coco numa pedra. Felizmente, de capacete. Foi levado a um hospital e segundo as […]

noesquimadonnaSÃO PAULO (passo longe) – Schumacher apareceu de manhã na Globo fazendo adestramento, o esporte mais chato do universo (até os cavalos detestam), mas na real estava descendo montanhas de neve na França, onde tomou um tombo e deu com o coco numa pedra. Felizmente, de capacete. Foi levado a um hospital e segundo as primeiras informações, passa bem. Mas panca na cabeça é dose pra mamute, então é bom ficar de olho.

O alemão é bom esquiador. Anos atrás, quando ele corria na Ferrari, estive umas três ou quatro vezes em Madonna di Campiglio no jabá mais esperado da temporada, a semaninha na bela estação de esqui nos Alpes Italianos. O cara sabe andar naquele negócio com maestria, algo que eu não vou fazer nunca, nem com, nem sem maestria. Esquiar deve ser muito legal, mas só de colocar a bota que te imobiliza até o meio da canela (essa, pelo menos, não quebra; foi chocante a imagem do rapaz das lutas se arrebentando na madrugada) eu percebi que jamais conseguiria escorregar mais do que dois metros na neve. Fazer curvas e frear, nunca. Prefiro as quatro rodas.

Mas Schumacher é chegado numa velô sob qualquer forma. Quando parou de correr pela primeira vez, passou a se estabacar em provas mequetrefes de motocicleta. A mulher achou que era mais seguro voltar a correr de F-1. Agora que parou de novo, esperava-se que iria sossegar para, como dizia, ficar olhando para os números de sua carreira enquanto o fogo crepitava na lareira.

Que nada. E ainda bem que não. O cara tem menos de 45 anos, não faz sentido ficar em casa coçando o saco e passando Hipoglós. E se o que ele faz para se divertir pode resultar numa cabeçada numa pedra, paciência. Lembro que Senna costumava barbarizar de jet-ski quando tinha uma folguinha e conseguia passar uns dias em Angra. Uma vez, antes de um GP no México, tomou um capote aquático de respeito e um amigo passou por cima dele na água. Foi correr com um curativo na cabeça, e lembro de vê-lo colocando o capacete com um sacrifício desgraçado — tiveram de fazer um recorte no forro. E como desgraça pouca é bobagem, ainda capotou na Peraltada num treino.

No mesmo ano, Mansell se machucou jogando bola na Espanha — algo que para seu molejo era tão perigoso quanto saltar da Torre Eiffel segurando um lençol como para-quedas. Pouco tempo atrás, Webber se arrebentou de bicicleta na Austrália, assim como Montoya, quando corria na McLaren, aprontou de motocross e também se machucou. Isso para não falar de Kubica, que toda semana se quebra inteiro.

Esses caras são assim, uai. Gostam da vida loka. Eu poderia sugerir que trabalhassem de motoboy em São Paulo. Dá quase na mesma.