Blog do Flavio Gomes
F-1

O PRIMEIRO PONTO

SÃO PAULO (de muitos) – Efeméride legal, lembrada pelo Alessandro Neri, que mandou o vídeo. Hoje faz 30 anos do GP da África do Sul em que Ayrton Senna, com o sexto lugar, conquistou seu primeiro ponto na F-1. Bela lembrança. E não foi fácil, como mostra a reportagem de Reginaldo Leme no “Jornal Nacional” […]

SÃO PAULO (de muitos) – Efeméride legal, lembrada pelo Alessandro Neri, que mandou o vídeo. Hoje faz 30 anos do GP da África do Sul em que Ayrton Senna, com o sexto lugar, conquistou seu primeiro ponto na F-1. Bela lembrança. E não foi fácil, como mostra a reportagem de Reginaldo Leme no “Jornal Nacional” daquele sábado, 7 de abril (não me perguntem por quê, mas aquele GP foi num sábado). Ayrton terminou a corrida travado, com dores da cabeça aos pés, e foi direto para o centro médico de Kyalami. Foi a primeira vez que disputou uma prova inteira na F-1, e até então suas corridas na Europa, nas categorias de base, eram ligeiras, meia hora, 40 minutos, se tanto. A estreia, duas semanas antes no Rio, durou pouco porque seu Toleman quebrou.

Naquele dia, diz a lenda, Senna percebeu que para se dar bem na F-1 precisaria aprimorar o preparo físico. Virou um touro.