Blog do Flavio Gomes
Colunas Warm Up

MIL TEXTOS

SÃO PAULO (obrigado, muito obrigado) – É uma dupla que começa com G. Gabriel Araújo, um garoto de Jacareí que, por alguma razão pouco compreensível, é meu fã. Tem 16 anos, será jornalista, certeza. E dos bons. A outra é Gisèle de Oliveira, esta já uma jornalista especializada, a quem chamo apenas de “È” porque […]

SÃO PAULO (obrigado, muito obrigado) – É uma dupla que começa com G. Gabriel Araújo, um garoto de Jacareí que, por alguma razão pouco compreensível, é meu fã. Tem 16 anos, será jornalista, certeza. E dos bons. A outra é Gisèle de Oliveira, esta já uma jornalista especializada, a quem chamo apenas de “È” porque acho o máximo esse acento grave no “E”. Das boas.

Há algum tempo eu pensava em reunir todas minhas colunas, de anos e anos de imprensa escrita e internet, num lugar só. Elas foram se espalhando por aí, primeiro apenas em jornais, depois no embrião do Grande Prêmio, o glorioso Warm Up (que até hoje é o nome da minha empresa), depois sumindo e aparecendo nas várias versões do site. No início eu gravava todos meus textos em disquetes. Sim, disquetes. Eles ainda existem, mas receio que nenhum equipamento atual seja capaz de lê-los.

No iG, enquanto o Grande Prêmio esteve lá (entre 1999 e 2012), essas colunas eram depositadas numa área específica do site. Mas as sucessivas reformulações da página, que hoje é a maior do mundo em língua portuguesa sobre automobilismo, e depois a migração para o MSN exterminaram a velha e boa coluna Warm Up.

Mas a dupla de Gs foi atrás. Primeiro o Gabriel, depois a Gisèle, há uns dois ou três anos, começaram a reunir tudo com um trabalho de arqueologia digital inacreditável. Formataram, corrigiram, arrumaram, organizaram. E foi “È” quem montou o site que já está no ar há alguns meses, mas que eu não havia ainda divulgado porque pretendia dar um tapa final, ilustrar com fotos e desenhos, indexar alguns temas e tal.

Mas me conheço, e não sei se um dia terei tempo de fazer isso. Assim, não tem cabimento deixar esse trabalho oculto. Mesmo as colunas Warm Up se tornaram erráticas nos últimos anos, depois que parei definitivamente de escrever para jornais, em 2011 — a F-1 não tem mais espaço na mídia impressa, no papel que sempre amei e amarei até o fim da minha vida. A explicação para isso é simples: este blog, na prática, substituiu as colunas semanais, escritas sempre às sextas-feiras para publicação, no caso dos jornais, aos sábados. Não faz mais sentido esperar cinco dias para escrever sobre uma corrida que acabou de acontecer, no domingo. Ou sobre um tema que veio à tona, sei lá, na terça-feira. Os leitores exigem, e estes tempos também, que tudo seja rapidamente destrinchado, analisado, resenhado.

São 19 anos de colunas semanais, que também foram publicadas, entre 1997 e 2010, no “Lance!”. Não tenho ideia de quantos textos estão disponíveis. Considerando que um ano tem em média 52 semanas e que escrevi em todas elas, são 988. Mas devo ter pulado uma semana ou outra de férias. E pode ser que em alguns períodos tenha escrito mais de uma por semana. Juro que não lembro. Fiquemos com um número redondo e possível: mil textos.

Está tudo lá, para vocês lerem e comentarem à vontade.

Quanto à dupla G&G, minha eterna gratidão por cuidar deste acervo que pode nem ser tão importante assim,reconheço. Afinal, são só escritos sobre corridas de carros. Mas que, na prática, é uma grande parte da minha vida.