Blog do Flavio Gomes
F-1

MAIS TRÊS ANOS

SÃO PAULO (haja grana) – Alonso já negocia mais três anos de Ferrari depois que terminar seu contrato, no final de 2016. É a “Autosprint” que está bancando — OK, já foi uma revista mais relevante, mas ainda tem peso e boas fontes em Maranello. Para permanecer de vermelho de 2017 a 2019, El Fodón […]

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SÃO PAULO (haja grana) – Alonso já negocia mais três anos de Ferrari depois que terminar seu contrato, no final de 2016. É a “Autosprint” que está bancando — OK, já foi uma revista mais relevante, mas ainda tem peso e boas fontes em Maranello. Para permanecer de vermelho de 2017 a 2019, El Fodón de La Desilusión estaria pedindo 35 milhões de euros por cada temporada extra.

Vale? Acho que vale. Mas vale a pena para ele? Acho que não.

Pelo andar da carruagem, a Ferrari pode amargar longuíssimo jejum nos próximos anos. Por carruagem entenda-se Mercedes, ou Red Bull, ou ainda Williams. E McLaren, por que não? Faz tempo que nada que preste sai das pranchetas italianas. O último bom carro, capaz de lutar pelo título, foi o de 2008 — campeão de construtores, mas não de pilotos. O de 2010 era mais ou menos. Mesmo assim, Alonso brigou pela taça até o fim. Os últimos foram todos desastrosos, incluindo o deste ano.

Quando se faz um carro ruim, não sobra nada de base para o ano seguinte. O salto da Mercedes nesta temporada indica um período razoável de competitividade pela frente. O carro ruim da Ferrari significa que o time sai do zero de novo. Um ciclo vitorioso na F-1 leva quatro, cinco anos. É só ver a mesma Mercedes, que sucedeu a Brawn em 2010 e ralou muito para chegar onde chegou. Ou mesmo a Red Bull, que levou um tempo para emplacar o tetra de Vettel. A questão é: Alonso aguenta mais três ou quatro anos na seca?

Não sei dizer. Contando este ano, já são oito sem título. E, apesar de tudo, a reputação está intacta. Ninguém faz nenhuma lista dos três melhores da F-1 desde 2005, quando Alonso conquistou o primeiro Mundial, sem incluir o espanhol nela.

Entendo a Ferrari, de querer mantê-lo. O time teve paciência com Schumacher e a recíproca foi verdadeira. O resultado, todos conhecem. Mas eram outros tempos, os carros eram mais simples e o grupo que o alemão montou em torno dele não se acha mais na esquina.

Seja como for, é preciso muito amor para acreditar que tamanha persistência vai dar em alguma coisa. E outra: quem pode e quer Alonso hoje? Formulando melhor a pergunta: dos times potencialmente vencedores nos próximos anos, quem precisa de um Alonso quando dá para se virar com Rosberg, Hamilton, Ricciardo e Vettel?

Talvez a McLaren, quando a Honda chegar. É tudo que consigo enxergar para o futuro de Fernandinho.