Blog do Flavio Gomes
F-1

S DA SALVELINA (21)

SÃO PAULO (foi bem) – Se Felipe Massa tivesse de escolher duas corridas para subir ao pódio em sua primeira temporada pela Williams, seriam Monza e Interlagos. Exatamente o que conseguiu. Na Itália, a simpatia dos torcedores da Ferrari por ele é enorme. Aqui, o piloto foi aclamado pelas arquibancadas cobertas na freada do S […]

dommassapodio

SÃO PAULO (foi bem) – Se Felipe Massa tivesse de escolher duas corridas para subir ao pódio em sua primeira temporada pela Williams, seriam Monza e Interlagos. Exatamente o que conseguiu. Na Itália, a simpatia dos torcedores da Ferrari por ele é enorme. Aqui, o piloto foi aclamado pelas arquibancadas cobertas na freada do S do Senna a cada ultrapassagem (nenhuma muito complicada, ou decisiva; mas fez algumas, e o povo se divertiu) e, ao final da corrida, festejado no pódio aos gritos de “olê, olê, olê, olê, Massa, Massa”.

Foi um pódio merecido e fácil, que poderia ter se complicado por dois erros do brasileiro. Quando fez a primeira parada nos boxes, apertou o botão do limitador mais de uma vez e ultrapassou o limite de velocidade permitido. Teve de pagar 5s de multa na segunda parada. No terceiro pit stop, Felipe simplesmente errou de box. O pessoal da McLaren estava esperando por Button, e seus macacões, em cinza claro, são semelhantes aos brancos da Williams. “Confundi a cor”, explicou. Mas os mecânicos do time co-irmão foram rápidos, saíram da frente e Felipe percebeu a trapalhada.

“Poderia ter perdido o pódio, principalmente pelo primeiro erro. Numa corrida dessas, é algo que pode te prejudicar muito.” A sorte de Massa foi que Bottas, o único com carro capaz de se aproximar dele, teve um desempenho fraco e, com problemas em uma parada, saiu da briga antes da metade da corrida. Terminou em décimo.

Massa também, como se diz, quebrou o protocolo no pódio. Na entrevista para Piquet, passou a responder em português porque estava “de saco cheio de inglês”. “Este lugar está dentro do meu coração. É uma pista maravilhosa, passei boa parte da minha vida aqui. Essa energia veio de vocês”, falou, apontando para os torcedores.