Blog do Flavio Gomes
Comes & bebes

ALFISTI EM FESTA

SÃO PAULO (boas notícias) – Recebo as boas novas de Roberto Nasser, nosso herói e guru. E repasso aos interessados — no caso, todos nós: Alfisti, termo italiano pelo qual se tratam os admiradores da marca Alfa Romeo, se organizam em dez capitais para um jantar comemorativo. Será na noite do dia 24, e em […]

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SÃO PAULO (boas notícias) – Recebo as boas novas de Roberto Nasser, nosso herói e guru. E repasso aos interessados — no caso, todos nós:

Alfisti, termo italiano pelo qual se tratam os admiradores da marca Alfa Romeo, se organizam em dez capitais para um jantar comemorativo. Será na noite do dia 24, e em meio a comida e vinhos italianos brindarão ao retorno da marca e ao anúncio de novos produtos. Na manhã do mesmo dia em Milão a direção da FCA, Fiat Chrysler Automobiles, controladora da Alfa Romeo, anunciará os próximos passos para o reerguimento da marca: conceito, produtos e seu cronograma, investimentos, métodos industriais. A Alfa em nova fase quer ter na Itália a onda tecnológica que envolve os veículos da alemã Audi. Busca mudar sua colocação e voltar a ser marca refinada, daí o retorno à tração traseira, ao maior porte dos automóveis e a criação de um utilitário esportivo, hoje produto mandatório no mercado.

A proposta da reunião disseminada entre as cidades com maior base de aficionados da marca foi de Roberto Nasser, curador do Museu Nacional do Automóvel. Apresentada durante o III Encontro Alfa Romeo, em Caxambu, a sugestão foi imediatamente adotada pelo Alfa Romeo Clube, e seu braço mineiro logo produziu o cartaz do evento.
Desdobramento traçado por Túlio Silva, um dos condutores do Alfa Romeo Clube/MG, é o de coincidir o número de alfisti com os anos de história da marca Alfa, daí o slogan: 105 anni, 105 amici — 105 anos, 105 amigos.

O Brasil é o único país onde se realiza tal evento de boas-vindas ao projeto de crescimento, e com quem a Alfa tem o mesmo vínculo passional entre seus veículos e proprietários. Alfa Romeo foi o primeiro caminhão montado aqui — eram os famosos e resistentes FNM –, e o Brasil, extra-Itália, foi o único país com produção e desenvolvimento de produto Alfa Romeo — as versões do pioneiro JK e seu sucessor, o 2300. A marca retirou-se do país, mas os alfisti dela cuidam, preservam os automóveis, proveem importação de peças, trocam segredos de manutenção, fazem indicações, tentam salvar e preservar as unidades representantes.

No evento, a FCA anunciará a reabertura do Museu Alfa, em Arese, por pressão do governo italiano, do Estado da Emilia-Romagna e de alfisti de todo o mundo, incluindo os brasileiros, signatários de petição mundial contra o encerramento e a ameaça de venda do acervo. O Museu Alfa, como espaço histórico-cultural, e seguindo similares de outras marcas, é fonte de referência técnica e de facilidades de indicação de literatura e partes para manutenção.