Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

JULES ELÉTRICO

SÃO PAULO (pioneiro) – No dia seguinte à morte de Jules Bianchi, fiquei surpreso com uma foto publicada na página oficial da Fórmula E no Facebook. Jules aparece testando, em setembro de 2010 (aos 21 anos), um carro elétrico de corrida. O teste aconteceu em Magny-Cours. Segundo o texto, o carro foi o precursor da […]

formulec2010

SÃO PAULO (pioneiro) – No dia seguinte à morte de Jules Bianchi, fiquei surpreso com uma foto publicada na página oficial da Fórmula E no Facebook. Jules aparece testando, em setembro de 2010 (aos 21 anos), um carro elétrico de corrida. O teste aconteceu em Magny-Cours. Segundo o texto, o carro foi o precursor da categoria que teve sua primeira temporada encerrada há algumas semanas, com Nelsinho Piquet conquistando o título.

Tratava-se do EF01 da Formulec, uma organização francesa que dava os primeiros passos no sentido de levar a eletricidade às competições de monopostos. O site da Formulec ainda existe, mas uma rápida olhada me deu a impressão de que “morreu” em 2012, embora os progressos da empreitada àquela altura fossem visíveis — apoio técnico da Mercedes, a equipe da F-1, turnês por algumas cidades para exibições (como essa de Moscou abaixo, mas não consegui descobrir quem estava pilotando; pelo capacete, parece Jules) nas ruas, presença em Le Mans etc.

Bianchi, nisso, foi mesmo um pioneiro. E não sei o que foi feito da Formulec.