JULES ELÉTRICO
SÃO PAULO (pioneiro) – No dia seguinte à morte de Jules Bianchi, fiquei surpreso com uma foto publicada na página oficial da Fórmula E no Facebook. Jules aparece testando, em setembro de 2010 (aos 21 anos), um carro elétrico de corrida. O teste aconteceu em Magny-Cours. Segundo o texto, o carro foi o precursor da categoria que teve sua primeira temporada encerrada há algumas semanas, com Nelsinho Piquet conquistando o título.
Tratava-se do EF01 da Formulec, uma organização francesa que dava os primeiros passos no sentido de levar a eletricidade às competições de monopostos. O site da Formulec ainda existe, mas uma rápida olhada me deu a impressão de que “morreu” em 2012, embora os progressos da empreitada àquela altura fossem visíveis — apoio técnico da Mercedes, a equipe da F-1, turnês por algumas cidades para exibições (como essa de Moscou abaixo, mas não consegui descobrir quem estava pilotando; pelo capacete, parece Jules) nas ruas, presença em Le Mans etc.
Bianchi, nisso, foi mesmo um pioneiro. E não sei o que foi feito da Formulec.
Olá Xará, a título de curiosidade a Formulec foi comprada pela Spark Racing Technology, que usou o EF01 como base pra desenvolver os modelos adotados na FE atual:
http://www.fiaformulae.com/en/news/2012/november/formula-e-orders-42-cars-from-spark-racing-technology.aspx
Esses carros têm muito torque.
Movido a hienas.
Podiam ter a sensibilidade de fazer uma homenagem permanente, nomeando alguma prova, uma equipe ou mesmo a categoria.
E com um carro 10x mais bonito que aquelas geringonças da F-e.
Nem traseirava o carro né…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vou tentar pesquisar para ver se consigo alguma informação. Caso tenha sucesso, compartilho por aqui.
Em que pese a importância histórica desta apresentação, o som do bólido é horroroso.
Bom piloto, poderia vingar na Ferrari?, talvez…mas falando destes carros elétricos,pode ter toda a tecnologia , mas esse barulhinho é foda…..saudades dos V12, V10…
Ainda bem que tive a oportunidade de ver de perto isso no GPBrasil de 96….bons tempos!
Uma pena realmente o falecimento de Jules, tinha futuro, e é sempre muito triste uma perda de alguém, ainda mais uma pessoa jovem como ele, realmente triste, Agora, opinião minha; esse carro é muito mais bonito que os atuais da Formula E, com pneus mais largos e parecidos com os da F1 e sem aquele apetrecho na asa dianteira.
Acho que não é o Bianchi, não, Flavio. Parece ser um capacete Arai, Bianchi usava Schuberth. Não que isso seja relevante, estou apenas mencionando.
De qualquer forma, Bianchi teve participação no desenvolvimento e pouco ou muito fez parte. Reservas também são considerados campeões, não?
E só pra citar também, mas achei pela única foto que vi até hoje desse carro, mais bonito que os utilizados na F-E e muito mais que na F1. Aliás, achei também os carros da Indy Lights mais bonitos que os da F1 atualmente.
O fato é que o carro da foto acima é muito mais bonito que o atualmente usado na F-E.
Me lembro de ter visto este vídeo. Acho que foi neste blog?!
Puxa se isso for verdade ,então eles deveriam fazer assim como a Indy fez pro Dan Wehldon, “batizar” o chassi do carro em seu nome, nada mais justo,como uma forma de homenagem!