Blog do Flavio Gomes
Cinema

CORCEL EM CORES

SÃO PAULO (espetáculo) – Como é que este filme do Jean Manzon tinha me escapado? O Cacá Vita mandou e a ele devemos gratidão eterna. Uma das primeiras fitas coloridas do grande cine-documentarista, ela mostra o então novíssimo Centro de Pesquisas e Engenharia Automobilística da Ford (sem nunca citar o nome da montadora; nunca entendi […]

SÃO PAULO (espetáculo) – Como é que este filme do Jean Manzon tinha me escapado? O Cacá Vita mandou e a ele devemos gratidão eterna. Uma das primeiras fitas coloridas do grande cine-documentarista, ela mostra o então novíssimo Centro de Pesquisas e Engenharia Automobilística da Ford (sem nunca citar o nome da montadora; nunca entendi isso nos filmes do Manzon) nos primeiros tempos de produção do Corcel. Esse prédio, anos depois, foi sede da Autolatina. Hoje é uma faculdade. Fica na Anchieta.

[bannergoogle] As imagens são nada menos do que maravilhosas — quase morri com a Belina “woodie” fazendo teste de abrir e fechar portas. Notem também o telefone — sim, telefone! — no Corcel que puxa a picape num teste de resistência. Um negócio de ver com os olhos marejados, assim como são comoventes as estradas vazias, recém-construídas. Comoventes porque esse Brasil aí não existe mais. E eu lembro dele. Tempos bicudos, ditadura militar e o escambau a quatro, mas eu era uma criança, e queria ser de novo.

Outros filmes de Jean Manzon, restaurados pela Dana, estão neste canal no YouTube. Aliás, acho que nunca agradecemos suficientemente a Dana por ter bancado a restauração desse material.