Blog do Flavio Gomes
Tecnologia

HERE, THERE AND EVERYWHERE

SÃO PAULO (quero meu Mapograf) – Confesso que algumas coisas estão andando rápido demais para este pequeno cérebro. Acabo de saber, via press-release, que Audi, Mercedes de BMW se juntaram para comprar a Here, empresa que pertencia à Nokia (de quem é a Nokia?) especializada em mapas e tal. Pelo que diz o release, essa […]

SÃO PAULO (quero meu Mapograf) – Confesso que algumas coisas estão andando rápido demais para este pequeno cérebro. Acabo de saber, via press-release, que Audi, Mercedes de BMW se juntaram para comprar a Here, empresa que pertencia à Nokia (de quem é a Nokia?) especializada em mapas e tal. Pelo que diz o release, essa Here é uma gigante do ramo e 80% dos carros americanos que têm sistemas integrados de navegação integrados usam seus mapas.

Eu nunca tinha ouvido falar. Ainda estou aprendendo a mexer no Waze, que tem sido muito útil para me dizer quanto tempo vou me foder no trânsito. Já aprendi a usar o Google Maps e um aplicativo de mapas do celular. Normalmente conheço melhor os caminhos que ele, mas não nego sua utilidade para endereços inéditos.

Até onde entendi, todos os Audi, BMW e Mercedes vão utilizar o Here daqui para a frente. Não nego a utilidade desses dispositivos — informam onde tem posto de gasolina, lanchonete, acidente, essas coisas. E nem todo mundo tem bom sentido de direção, conheço um monte de gente que pega a Marginal na direção da Castello Branco quando precisa ir para o aeroporto de Guarulhos. Sim, são úteis, embora eu tenha vivido até hoje sem precisar deles.

Tenho medo, no entanto, que seja mais um dos “gadgets” emburrecedores da humanidade. Noto nas ruas que quase todo mundo tem um GPS no painel, mesmo que faça o mesmo caminho todos os dias. Tem gente que não dá a partida no carro se não tiver um GPS à disposição. É meio chocante.