Blog do Flavio Gomes
F-1

JÁ DEU?

SÃO PAULO (já) – A pergunta se refere a Kimi Raikkonen. Quando ele voltou à F-1 em 2012, depois de dois anos correndo no Mundial de Rali, todos celebraram. Porque numa Lotus divertida e despretensiosa, o cara mostrou que não tinha perdido a mão. Logo no primeiro ano no time preto e dourado, uma vitória, […]

kiminbalotus

SÃO PAULO (já) – A pergunta se refere a Kimi Raikkonen. Quando ele voltou à F-1 em 2012, depois de dois anos correndo no Mundial de Rali, todos celebraram. Porque numa Lotus divertida e despretensiosa, o cara mostrou que não tinha perdido a mão.

Logo no primeiro ano no time preto e dourado, uma vitória, sete pódios, duas voltas mais rápidas, 207 pontos e nada menos do que um terceiro lugar no campeonato. Em 2013, mais uma vitória, mais oito pódios, mais duas melhores voltas, 183 pontos e um digníssimo quinto lugar na classificação.

Números e desempenho justificaram a volta à Ferrari, onde conquistou o título de 2007. Só que, aí, apagou a chama. Em 2014, o finlandês ficou em 12º, fez uma volta mais rápida em GP e mais nada. No ano passado, foi um pouquinho melhor: três pódios, duas melhores voltas, quarto colocado. Já igualou os pódios nesta temporada. Mas é pouco.

[bannergoogle]Pouco, porque a Ferrari exige mais. E talvez esse tenha sido seu erro. Retomar a trajetória interrompida em 2009 num ambiente já conhecido, quando talvez fosse melhor seguir em algum time “outsider”, fora do “mainstream”. Não saberia dizer qual. Hoje, certamente, seria algo como a Haas. Um lugar onde ninguém enche muito o saco e o deixa em paz. Na Ferrari, não se tem paz.

Ah, a propósito… Kimi foi perdoado pela chefia pela performance patética em Mônaco. “Ele não gosta da pista”, contemporizou Arrivabene.

Bom, o contrato termina no fim do ano. Duvido que seja renovado. Será um erro da equipe. E dele. Acho que se quiser continuar correndo, Raikkonen deve procurar algo que tenha seu perfil. Para 2017, uma Renault, por exemplo, pode ser interessante. Ou até a própria Haas, porque estou achando que Grosjean é um nome muito interessante para Maranello neste momento.