Blog do Flavio Gomes
F-1

VAI VOLTAR

SÃO PAULO (o mundo dá voltas) – Felipe Massa deve mesmo rever a decisão de deixar a F-1. Todos os indícios apontam nessa direção. O piloto brasileiro recebeu a proposta da Williams e tende a aceitá-la. Não é exatamente um caso de aposentado arrependido. Felipe estava bem resolvido com a situação — avisou com antecedência […]

massachora

SÃO PAULO (o mundo dá voltas) – Felipe Massa deve mesmo rever a decisão de deixar a F-1. Todos os indícios apontam nessa direção. O piloto brasileiro recebeu a proposta da Williams e tende a aceitá-la.

Não é exatamente um caso de aposentado arrependido. Felipe estava bem resolvido com a situação — avisou com antecedência que iria parar, cumpriu o contrato até o final, despediu-se no Brasil e em Abu Dhabi e esse ciclo estava encerrado.

Mas a vida é dinâmica, como diria o outro. Quando todos pensavam que a temporada tinha terminado em Yas Marina, eis que Rosberg resolve parar, também, e mexe com todas as peças do dominó da categoria. Porque a Mercedes, claro, teve de correr atrás de um substituto.

[bannergoogle]De cara as especulações apontaram para o novato Pascal Wehrlein, a escolha óbvia por ser um menino que há tempos está sendo preparado pela Mercedes. Mas, pelo jeito, não era tão óbvio assim. Pascal já fora preterido quando a montadora alemã teve de indicar alguém à Force India, que usa seus motores. Isso se deu antes de Rosberg anunciar sua aposentadoria. E quem a Mercedes mandou para lá? Esteban Ocon, outro moleque das suas categorias de base, o que deixou Wehrlein puto dentro do macacão. E ficou claro: na cabeça dos dirigentes prateados, Ocon é melhor que Wehrlein. E se é assim, por que colocariam Wehrlein no carro da matriz?

Pascal está sendo escanteado de novo. O objeto de desejo da Mercedes é mesmo Valtteri Bottas, piloto finlandês de bons predicados técnicos capaz de encher a bolsa de pontos e pódios sem incomodar muito o tricampeão Lewis Hamilton. O problema é que ele tem contrato assinado com a Williams.

Problema?

Problema nenhum. A Mercedes ofereceu um bom desconto nos motores que vende à Williams e acertou tudo. E quem ficou com um problema foi a Williams. Quem colocar no lugar de Bottas? Por mais que se imagine que haja uma fila de pilotos esperando a vez para sentar num F-1, não é bem assim. A categoria ganhou contornos tão particulares que não é qualquer um que guia seus carros. Não dá para fazer muitas apostas em casos emergenciais como este. É preciso algumas certezas na hora de escolher quem colocar no cockpit.

Por isso que a Williams já avisou à Mercedes. Libera Bottas, sim, desde que encontre alguém do mesmo nível técnico e com experiência para tocar o barco. E mais: precisa ter mais de 25 anos. Porque seu patrocinador principal, a Martini, não pode usar a imagem de ninguém abaixo dessa idade para fazer publicidade em vários mercados do mundo.

Piloto experiente, bom tecnicamente, com mais de 25 anos e disponível. Quem se encaixa nesse perfil? Felipe Massa é um deles.

As partes já se falaram. Felipe, com quem conversei por troca de mensagens nos últimos dois dias, fechou-se em copas. Pediu desculpas por não poder dizer absolutamente nada. Sei como são essas coisas e nem adianta insistir.

[bannergoogle]Mas posso, claro, dizer o que eu percebi no tom dessas conversas e olhando esse cenário todo em profundidade. E percebi que ele vai voltar a correr. Já falou com a família, já pensou em tudo e tem uma justificativa mais do que aceitável para fazê-lo: a equipe que o recebeu com tanto carinho se viu num aperto e pediu ajuda. Amigos ajudam amigos.

Massa, não se enganem, não vai voltar por dinheiro. Isso ele já tem bastante. Vai voltar porque a Williams pediu e está precisando. Fica um ano e dá tempo para o time se preparar para 2018. Stroll vai precisar de um tutor e Felipe pode fazer esse papel. Não terá uma temporada brilhante, como não teve nos últimos dois anos. Mas também não tem grandes ambições. Para a Williams, é importante que num de seus carros esteja alguém capaz de pontuar com frequência — questão de sobrevivência, pontos significam dinheiro.

Não sei se o anúncio oficial vai acontecer ainda neste ano. Pode ser que fique para o início de 2017. Mas, neste exato momento, se eu tivesse de responder à pergunta “Felipe Massa vai aceitar a proposta da Williams e correr em 2017?”, minha resposta seria sim, vai.

E quer saber? Deve. Massa ainda é jovem, tem lenha para queimar e estão precisando dele.