Blog do Flavio Gomes
Foto do dia

FOTO DO DIA

[bannergoogle]SÃO PAULO (e roncava…) – O Museu da Lamborghini, em Sant’Agata Bolognese, abriu uma mostra que tem Ayrton Senna como tema. Entre os carros exibidos, um McLaren MP4/8 totalmente branco igual ao que foi testado pelo piloto brasileiro no Estoril, depois do GP de Portugal de 1993. Eu estava lá e vi o tal teste. […]

[bannergoogle]SÃO PAULO (e roncava…) – O Museu da Lamborghini, em Sant’Agata Bolognese, abriu uma mostra que tem Ayrton Senna como tema. Entre os carros exibidos, um McLaren MP4/8 totalmente branco igual ao que foi testado pelo piloto brasileiro no Estoril, depois do GP de Portugal de 1993. Eu estava lá e vi o tal teste. Como a maioria que ficou na cidade depois da corrida, achei tudo esquisitíssimo — o carro todo branco e o acerto com a Lamborghini que, sabia-se, não daria em nada.

Mas há que se fazer a ressalva: o carro que está no museu é uma réplica, porque a McLaren, evidentemente, não cedeu o chassi para ninguém. Apenas tinha armado esse treino com a fábrica italiana, e foi o brasileiro o responsável por ele — embora já estivesse assinado com a Williams para o ano seguinte.

Ron Dennis colocou Senna para andar quase como um castigo. Tudo que ele não queria naquela semana era andar de F-1 num carro de uma equipe da qual estava de saída com um motor que não seria usado. E, para piorar, logo depois de seu grande rival Alain Prost conquistar seu quarto título mundial. Mas, profissional que era, fez o trabalho sem reclamar.

A McLaren acabaria fechando com a Peugeot para 1994, parceria que iria durar apenas uma temporada — isso depois de alguns anos de conflitos com a Ford, que tinha na Benetton sua equipe preferida. Em 1995, migraria para a Mercedes. O resto é história, como se diz.