Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

LADALAND

SÃO PAULO (consequências) – A Renault, que detém 68% do controle acionário da AvtoVaz — fabricante dos carros Lada –, vai vender suas participação na empresa por um valor simbólico ao NAMI, um instituto estatal russo de pesquisas voltado à indústria automobilística. A informação é da “Reuters“, citando fontes do governo do país. De acordo […]

SÃO PAULO (consequências) – A Renault, que detém 68% do controle acionário da AvtoVaz — fabricante dos carros Lada –, vai vender suas participação na empresa por um valor simbólico ao NAMI, um instituto estatal russo de pesquisas voltado à indústria automobilística. A informação é da “Reuters“, citando fontes do governo do país. De acordo com a agência de notícias, o NAMI vai pagar um rublo pela fatia da Renault na Lada — com opção de recompra nos próximos anos se as coisas se acalmarem por aqueles lados.

A decisão da Renault vem na esteira das sanções econômicas do Ocidente à Rússia. Muitas operações de empresas ocidentais no país estão sendo repassadas a empresários russos ou mesmo ao governo. Depois que começou a guerra contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro, parte da produção da Lada teve de ser interrompida por problemas logísticos envolvendo as linhas de insumos sob responsabilidade da Renault.

A montadora francesa também tem uma fábrica em Moscou que produz modelos da Renault e da Nissan, e ela será igualmente transferida para o governo russo, segundo a “Reuters”. O principal complexo industrial da AvtoVaz fica em Togliatti, a cerca de mil quilômetros da capital.

Meus carrinhos ainda não têm opinião formada sobre o assunto. Conversei com eles e me disseram que nunca tiveram nada contra a Renault, são até bem amigos do meu Twingo, mas como chegaram aqui antes da venda para os franceses não sabem como têm sido as coisas lá pelos lados do Volga nos últimos anos.