LADALAND

SÃO PAULO (consequências) – A Renault, que detém 68% do controle acionário da AvtoVaz — fabricante dos carros Lada –, vai vender suas participação na empresa por um valor simbólico ao NAMI, um instituto estatal russo de pesquisas voltado à indústria automobilística. A informação é da “Reuters“, citando fontes do governo do país. De acordo com a agência de notícias, o NAMI vai pagar um rublo pela fatia da Renault na Lada — com opção de recompra nos próximos anos se as coisas se acalmarem por aqueles lados.

A decisão da Renault vem na esteira das sanções econômicas do Ocidente à Rússia. Muitas operações de empresas ocidentais no país estão sendo repassadas a empresários russos ou mesmo ao governo. Depois que começou a guerra contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro, parte da produção da Lada teve de ser interrompida por problemas logísticos envolvendo as linhas de insumos sob responsabilidade da Renault.

A montadora francesa também tem uma fábrica em Moscou que produz modelos da Renault e da Nissan, e ela será igualmente transferida para o governo russo, segundo a “Reuters”. O principal complexo industrial da AvtoVaz fica em Togliatti, a cerca de mil quilômetros da capital.

Meus carrinhos ainda não têm opinião formada sobre o assunto. Conversei com eles e me disseram que nunca tiveram nada contra a Renault, são até bem amigos do meu Twingo, mas como chegaram aqui antes da venda para os franceses não sabem como têm sido as coisas lá pelos lados do Volga nos últimos anos.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rovilson Portela
Rovilson Portela
1 ano atrás

Ou seja, voltamos a ser uma empresa estatal. Gostei.

Cláudio Cruz
Cláudio Cruz
1 ano atrás

Saída “politicamente correta” (arg) à francesa.
Venda simbólica, com opção de recompra.
Só rindo, mesmo.
O Putin tem mais é que deixar a Europa congelar….
Cambada de hipócritas!

Tales Bonato
Tales Bonato
1 ano atrás

Esta guerra, como uma cereja no bolo nestes tempos de pandemia, era tudo que o mundo precisava. E os próximos capítulos podem ser ainda bem piores. Para o busão porque eu quero descer…

Roberto Borges
Roberto Borges
1 ano atrás

Se essa foto não passou pelo Photoshop (kkkk) essa menina está muito linda!

Sobre essas coisas loucas devido à guerra, é tudo muito estranho, abrir mão de milhões investidos, o que será dos funcionários, como dar continuidade, etc. Muitas coisas pendentes.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
1 ano atrás

Toda “Grande Guerra Mundial” teve o seu estopim acesso por causa de grana… guerras mundiais são muito parecidas com a Formula-1… a GRANA esta acima de tudo.

A Rússia pode levar a Ucrânia para a Idade da Pedra usando de forma maciça o seu poderio militar… porém o Ocidente é capaz de causar um estrago absolutamente gigante na economia Russa sem disparar um tiro de canhão…

Quanto mais o Ocidente pressionar a Rússia mais ela terá que lutar para não parecer derrotada. Você viu quantos Oligarcas Russos se suicidaram nos últimos dias??? Essa Rússia é muito misteriosa… tudo por causa de GRANA.

O que a Renault acabou de fazer foi uma bofetada no rosto do Putim, foi mais do que um Boliviano tomar na mão grande uma Refinaria do Brasil… foi a França cagar e andar pelos seus investimentos “Bilionários” na Rússia… “fiquem com a fabrica… e comecem a procurar alguém para comprar essas jabiracas… aproveitem enquanto os demais Oligarcas não pratiquem o suicídio”…

Essa historia ainda vai longe… dizem que tem meia dúzia de gatos pingados no Mediterrâneo dando risadas pelas encomendas de compra de gás para o próximo inverno… diga-se de passagem… a previsão no momento e que vai fazer muito frio na economia Russa.

Sergio
Sergio
1 ano atrás

Seus posts são fantásticos, sem contar que adoro seus LADAs