Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

LADALAND

SÃO PAULO (pelo menos isso) – Já falamos aqui, no fim do mês passado, sobre as decisões da Renault depois que começou a guerra entre Rússia e Ucrânia. A montadora francesa, que tinha cerca de 68% das ações da Avtovaz e uma fábrica própria em Moscou — onde eram feitos veículos Nissan –, resolveu abandonar […]

SÃO PAULO (pelo menos isso) – Já falamos aqui, no fim do mês passado, sobre as decisões da Renault depois que começou a guerra entre Rússia e Ucrânia. A montadora francesa, que tinha cerca de 68% das ações da Avtovaz e uma fábrica própria em Moscou — onde eram feitos veículos Nissan –, resolveu abandonar as ações no país. A participação na Avtovaz (a Lada) foi vendida por um valor simbólico ao NAMI, o instituto estatal de pesquisas da indústria automobilística, e a fábrica acabou sendo estatizada e passou às mãos do governo da capital russa.

O prefeito de Moscou já avisou. Onde eram feitos carros da Nissan, a ideia agora é usar o local para ressuscitar a histórica marca Moskvich, cuja origem remonta a 1929 — quando o governo soviético decidiu montar uma estatal para fabricar automóveis. Os Moskvich deixaram de ser produzidos em 2001, dez anos depois que a empresa foi privatizada — acabou falindo.

É a única notícia boa na região desde 24 de fevereiro.