Blog do Flavio Gomes
F-1

A ESCOLHA DA AUDI

SÃO PAULO (faz sentido) – Nico Hülkenberg foi anunciado agora cedo como novo piloto da Sauber para 2025 e, consequentemente, é o primeiro recrutado da Audi para sua aventura na F-1. A montadora alemã já comprou a equipe suíça e passa a usar seu nome em 2026. O contrato com o piloto é “plurianual”, termo […]

SÃO PAULO (faz sentido) – Nico Hülkenberg foi anunciado agora cedo como novo piloto da Sauber para 2025 e, consequentemente, é o primeiro recrutado da Audi para sua aventura na F-1. A montadora alemã já comprou a equipe suíça e passa a usar seu nome em 2026. O contrato com o piloto é “plurianual”, termo que tem sido usado nos anúncios oficiais da categoria para não especificar sua duração. Não sei por que essa bobagem. Será de três temporadas.

Aos 36 anos (faz 37 em agosto), é um verdadeiro um highlander, esse alemão. O cara ficou praticamente três anos fora da categoria, depois de encerrar seu contrato com a Renault no fim de 2019. Foi chamado apenas para substituir colegas impossibilitados de correr por causa da covid — duas vezes pela Racing Point em 2020 e mais duas por sua sucessora, a Aston Martin, em 2022.

No ano passado, a Haas foi atrás de alguém experiente para a vaga de Mick Schumacher e chamou quem? Hulk de novo. Nessas, desde a estreia em 2010, são 208 GPs nas costas por sete times diferentes: Williams (onde fez sua única pole, em Interlagos), Force India, Sauber (em 2013, portanto conhece a casa), Renault, Racing Point, Aston Martin e Haas. É o piloto que mais correu na história sem conseguir um pódio sequer.

(OK, Force India + Racing Point + Aston Martin = a mesma equipe, mas estatisticamente tem de contar três vezes.)

Em 2015, Nico disputou as 24 Horas de Le Mans pela Porsche e venceu. Quem comandava a equipe, que pertence ao grupo VW, era Andreas Seidl. O engenheiro alemão hoje está à frente do projeto da Audi, que também é da VW, na F-1. São velhos conhecidos.

A Haas não terá grandes problemas para preencher essa vaga na próxima temporada. A Ferrari, com quem tem parceria técnica e até uma salinha em Maranello, irá indicar Oliver Bearman, o jovem inglês que foi chamado às pressas para o lugar de Carlos Sainz na Arábia Saudita e terminou a corrida em sétimo. Com a saída de Hülkenberg, é possível que Magnussen siga no outro carro.

Já a Audi precisa pensar num segundo nome para fazer companhia ao veterano Hulk, uma clara bola de segurança da Casa de Ingolstadt. Bottas e Zhou não estão nos planos. Sainz segue sendo a prioridade. Se os alemães conseguirem convencer o espanhol a abraçar a causa, será reeditada a dupla que formou com o alemão em 2018 na Renault. Carlos, no entanto, reluta em assinar já, apesar de ter recebido uma proposta financeiramente generosa. Ele ainda quer saber o que acontecerá com Pérez na Red Bull (e com a Red Bull…) e para onde vai a Mercedes.

Mas minha aposta segue sendo a mesma de algumas semanas atrás. Acho que o espanhol vai de quatro argolas.