Blog do Flavio Gomes
F-1

SUPERQUINTA (1)

SÃO PAULO (fervendo) – Dia cheio de notícias hoje na F-1. Para dar volume a este empoeirado blog e ver se vocês se animam a comentar as coisas, vamos lá, uma nota para cada. Começo com o mais esperado em curto prazo: o layout da Ferrari para o GP de Miami. Vai de azul, já […]

SÃO PAULO (fervendo) – Dia cheio de notícias hoje na F-1. Para dar volume a este empoeirado blog e ver se vocês se animam a comentar as coisas, vamos lá, uma nota para cada.

Começo com o mais esperado em curto prazo: o layout da Ferrari para o GP de Miami. Vai de azul, já sabemos, mas como será a pintura? Uma pista está abaixo, circulando nas redes sociais como “vazamento”. Não dá para saber qual a origem. Podem ter sido criadas por alguém com base na própria imaginação. E podem ter vazado. Essas imagens costumam vazar, mesmo — muitas vezes de propósito, como fazem as marcas esportivas com uniformes de futebol.

Seja como for, no máximo no começo da semana que vem a Ferrari tornará tudo público. E não acho que será muito diferente disso, não. Faz parte.

E tem um detalhe irrelevante, mas saboroso… Esse azul mais escuro, igual ao que a NART usou em 1964 (leia aqui) nos GPs dos EUA e do México, se chama Azzurro Dino (cor usada em carros de rua, nome em homenagem ao filho mais querido de Enzo Ferrari). O azul claro dos uniformes já apresentados pela Ferrari, por sua vez, é o Azzurro La Plata, numa referência ao tom usado na bandeira da Argentina. Por que Argentina? Bom, se vale a dica, a primeira vitória da Ferrari na F-1 foi de um certo José Froilán González, no GP da Inglaterra de 1951… Acho que não precisa dizer mais nada.

Vocês devem ter notado nas imagens acima o logotipo da HP nas laterais. Pois bem. Esta semana Ferrari e a marca de computadores fecharam um megacontrato de patrocínio válido por muitos anos (“parceria histórica e duradoura”) que vai render uma fortuna a Maranello — não sei quanto. A HP passa a colocar seu nome no título oficial da equipe, que agora se chamará Scuderia Ferrari HP. Assim será inscrita a partir da próxima corrida do Mundial.

Esse acordo vazou no começo da semana em publicações inglesas de negócios. O anúncio oficial, então, acabou sendo precipitado. Hoje a HP me mandou um press-release com a imagem abaixo, obviamente alterada digitalmente, para confirmar tudo que vem sendo publicado.

A parceria inclui, além dos “naming rights” — que custam caro pra cacete –, “a integração de produtos e serviços de alto desempenho da HP, incluindo PCs e dispositivos, tecnologias de videoconferência e capacidades de impressão”. Vão rolar uns laptops e umas impressoras, tudo novinho. Deve sobrar cartucho original, também. Se sobrarem uns 662, eu aceito.

Segundo os especialistas em business da imprensa britânica, financeiramente o acordo entre Ferrari e HP equivale ao que tem a Red Bull com a Oracle. A grana vem em boa hora para o time italiano. No ano que vem, Maranello tem um salário razoável para pagar a Lewis Hamilton. E talvez outro a uma figura que não custa muito barato, e que está na próxima nota.