Blog do Flavio Gomes
F-1

TAÇAS & TROFÉUS

SÃO PAULO (coisa feia) – OK, patrocinadores bancam a brincadeira e têm de aparecer. Mas vejam a diferença entre os troféus que receberam ontem Hamilton, o vencedor, e Barrichello, o terceiro colocado — o de Heidfeld foi igual. O inglês levou uma taça elegante, dourada, clássica. Os outros, uma reprodução do logotipo do banco Santander. […]

SÃO PAULO (coisa feia) – OK, patrocinadores bancam a brincadeira e têm de aparecer. Mas vejam a diferença entre os troféus que receberam ontem Hamilton, o vencedor, e Barrichello, o terceiro colocado — o de Heidfeld foi igual. O inglês levou uma taça elegante, dourada, clássica. Os outros, uma reprodução do logotipo do banco Santander. Caso raro em que os modelos dos prêmios são totalmente diferentes entre si. Normalmente, segundo e terceiro recebem taças ou troféus iguais, apenas um pouco menores. O regulamento da F-1 tem até um artigo com as especificações mínimas para os troféus.

Suspeito que esse artigo das regras foi instituído por causa do Brasil. Uma vez, em visita ao museu da Williams, fui ver de perto uma estante com várias taças ganhas pela equipe ao longo dos anos. Notei que uma delas era meio vagabunda, daquelas que a gente compra para torneios de futebol de botão ou bocha. Peguei na mão, era de plástico. Na plaqueta, estava lá: GP do Brasil não sei de qual ano, acho que de 1992, vitória de Nigel Mansell. Estava lá entre taças imponentes e sofisticadas. Depois daquela, acho que a FIA resolveu colocar ordem no galinheiro.

 Atualização – Vivendo e aprendendo… Juro que nunca notei o que alguns blogueiros informaram nos comentários. Que essa taça do Hamilton é tradicional em Silverstone, fica por lá mesmo, e depois ele recebe uma igual à dos demais. Depois vou dar uma olhada em fotos antigas só para tirar a cisma, mas não tenho motivos para duvidar. Fica o registro, mas continuo achando essa do Santander meio feiosa. Mas eu gostava da garrafa de Tio Pepe em Jerez… Questão de gosto.