MENU

segunda-feira, 7 de julho de 2008 - 13:24F-1

TAÇAS & TROFÉUS

SÃO PAULO (coisa feia) – OK, patrocinadores bancam a brincadeira e têm de aparecer. Mas vejam a diferença entre os troféus que receberam ontem Hamilton, o vencedor, e Barrichello, o terceiro colocado — o de Heidfeld foi igual. O inglês levou uma taça elegante, dourada, clássica. Os outros, uma reprodução do logotipo do banco Santander. Caso raro em que os modelos dos prêmios são totalmente diferentes entre si. Normalmente, segundo e terceiro recebem taças ou troféus iguais, apenas um pouco menores. O regulamento da F-1 tem até um artigo com as especificações mínimas para os troféus.

Suspeito que esse artigo das regras foi instituído por causa do Brasil. Uma vez, em visita ao museu da Williams, fui ver de perto uma estante com várias taças ganhas pela equipe ao longo dos anos. Notei que uma delas era meio vagabunda, daquelas que a gente compra para torneios de futebol de botão ou bocha. Peguei na mão, era de plástico. Na plaqueta, estava lá: GP do Brasil não sei de qual ano, acho que de 1992, vitória de Nigel Mansell. Estava lá entre taças imponentes e sofisticadas. Depois daquela, acho que a FIA resolveu colocar ordem no galinheiro.

 Atualização – Vivendo e aprendendo… Juro que nunca notei o que alguns blogueiros informaram nos comentários. Que essa taça do Hamilton é tradicional em Silverstone, fica por lá mesmo, e depois ele recebe uma igual à dos demais. Depois vou dar uma olhada em fotos antigas só para tirar a cisma, mas não tenho motivos para duvidar. Fica o registro, mas continuo achando essa do Santander meio feiosa. Mas eu gostava da garrafa de Tio Pepe em Jerez… Questão de gosto.

41 comentários

  1. Pepe disse:

    O Santander não poderia esperar um momento mais adequado para anunciar seu interesse por Alonso? Por que não vejo como isso possa ser benéfico nem para a atual temporada da Ferrari,, muito menos para a McLaren. Já Viu? Samsung vai deixar o Corinthians e pagar o salário do Valdívia o ano que vem…

  2. Lucca disse:

    Pessoal, convenhamos, olhando rapidamente, a logo do Santander parece um “monte” bem feito, não acham?
    hehehehe

  3. Guimagalhaes disse:

    Essa taça fica lá no UK, como a do torneio de WIMBLEDON entregue ao Rafael Nadal tambem no domingo detalhe ” AS TAÇAS SÃO IGUAIS” porque nao disseram na bbc!!!

  4. ricardo III disse:

    Té rindo assim por que não tem conta no Santander…ô marca zicada…a copa, as mclarens, o flu….só tem ag6encia em pais frouxo de fiscalização tipo….

  5. jose disse:

    Sou obrigado a comentar sobre um assunto que não tem nada a ver ,a stock sábado após a classificação.
    Fazia muito tempo que não assistia essas corridinhas por acha las chatas demais,podem crer vai demorar para asistir outra.
    Alem daquilo tudo que sabemos ,narradores chatos,mal informados e toda a babaquice embarcada ainda acharam um cara altamente entendido em automobilismo para comentar a prova.O cara é um tal de André se não me engano e apresenta um programa altamente cultural chamado video show.Além disso colocam uma guitarra enlouquecida no começo da corrida que foi para arrebentar com a paciencia de qualquer um.
    Como se corrida de automóvel precisasse de música.E o comentaerista só dizia isso:que adrenalina,que adrenalina é muita adrenalina é pura adrenalina,ora cara vai plantar batatas.
    Stock brasileira(até isso existe)realmente é uma m….

  6. Ricardo disse:

    No vídeo com as imagens do podium, na saída dos pilotos o Lewis entrega a taça para um comissário da prova.
    Deve ser tradição mesmo.

    abçs

  7. Joaquim disse:

    Já adianto a nota dos jornalistas:

    Hamilton = 10
    Barrichello = 10
    Massa = -1

  8. Alvaro disse:

    Pessoal, desculpem a maldade, mas não pude deixar de notar: foi o melhor resultado do Rubinho nos últimos 2 anos, pelo menos, e não é que, pra variar, tinha um alemão chegando na frente dele?! Como disse Ross Brown: foi como nos velhos tempos…

  9. Adonis Di Nizo disse:

    O troféu de Donington 1993 foi um boneco do Sonic um porco espinho herói dos video-games, pois a Sega patrocinava a corrida.

  10. Marcog disse:

    Santander não… lá eles ainda usam o Abbey, comprado pelos malditos espanhóis

  11. Flavio,

    Os troféus no Brasil podiam ser vagabundos (época de cruzados novos e cruzeiros reais! O que podíamos querer?), mas em Phoenix davam medalhas!! Medalhas!! Vai ver que foi por isso que surgiu ess regulamento pra troféus…

    Ah, e a fabulosa réplica de cristal que o Barrichello recebeu pela fabulosa conquista de 2003, se não me engano, foi parar no chão de Cumbica, se espatifando não menos fabulosamente. Mas, neses casos, acho que o piloto recebe uma outra no lugar.

    Já a medalha que Senna ganhou pelo GP dos EUA de 1991, ele esqueceu no bolso e perdeu, de acordo com Lemyr Martins.

  12. Rafael Rego disse:

    Pelo que sei essa taça dourada é apenas simbólica. Depois é trocada por outra, que deve seguir a linha das dos outros colocados.
    Lembro que no caso do Barrichello no aeroporto falaram isso.

  13. Roberto Martinez disse:

    Imaginem se o patrocinador fosse uma sex shop, qual seria o trofeu… rsrsrsr

  14. zezinho disse:

    E quando o GP for pra Donington?
    Irâo manter a taça por ser GP da Inglaterra ou a taça é de Silverstone, e ponto?

  15. Thiago Azevedo disse:

    Esse troféu, com o logotipo do patrocinador, demonstra o quanto a F1 hoje é negócio, o quanto é feita em função de dinheiro. O dinheiro em detrimento do esporte.

  16. Varlei disse:

    Ué, não é o emblema da supergasbras, aquela chama que tinha nos fogões antigos,rs

  17. Rodrigo disse:

    Após a festa da champagne, deu pra ver que Hamilton deixa o troféu dourado com algum comissário antes de deixar o pódio. Portanto, ele realmente deve receber outro modelo.

  18. Agenor disse:

    Incrível como a taça de Silverstone, parece aquele logotipo antigo da Super Gás Brás, se não me engano era uma chaminha simpática. Rsrsrsrs

  19. Fábio Mendes Santos disse:

    É verdade, no GP da Inglaterra de 2003 Barrichello levantou essa mesma taça que Lewis ergueu. Mas depois ficou com uma réplica de cristal!

  20. Iverson disse:

    E por falar em Barrichello, vejam isso…

    http://www.youtube.com/watch?v=-s31fX_Ewx4

    Hahahah

  21. Michel disse:

    Pra mim o troféu do Barrica parece ser da Igreja Sara Nossa Terra!

  22. Huller Moreno disse:

    Verdade, esse troféu fica em silverstone. Depois da comemoração o vencedor ganha uma répica(de vidro branco se não me engano). Isso até me lembra o caso de quando Rubens Barrichello venceu em silverstone e deixou o troféu cair no aeroporto e quebrar. Pelo que sei, fizeram uma nova replica pra ele depois.

  23. Herik disse:

    Pelo que me lembro o tal trofeu que Manseel recebeu cortou-lhe a mão de tão vagabundo que era. Mas, pelo que me lembro, esse fato ocorreu em 89, quando Mansell venceu, com Ferrari, a última corrida disputada em Jacarepaguá.

  24. Acarloz disse:

    Campeonato de Bocha… KKKKKKKKKKK

  25. Joao Moro disse:

    FG, é realmente uma taça ‘tradicional’ e transitória, como mostra essa foto de Montoya em 2005. http://news.bbc.co.uk/sport1/hi/motorsport/formula_one/4669493.stm

    Abraços!

  26. Vitor Villafranca disse:

    Flavio,

    Comentário off-topic.

    O link de seu blog no site do Grande Prêmio continua redirecionando para uma página temporária, como uma página pré-blog.

    Não vejo problema nenhum, porque nesta mesma página você explica a mudança de endereço e fornece o novo link. Só queria dar este toque porque não sei se isto era pra ser temporário e ficou “temporário-definitivo” rs.

    Grande abraço
    PS: Finalmente, estou indo hoje comprar seu livro… espero devorá-lo hoje mesmo!

  27. Américo disse:

    bem no final da transmissão, depois que o Hamilton joga a garrafa de champagne para um membro da equipe, dá pra ve-lo entregando a taça para um cara que estava na porta de acesso aos “bastidores”.

  28. Dr. Koroiva disse:

    Taça de plástico? Ahahahahaha. Só no Brasil mesmo!
    Alguém deve ter roubado a taça de verdade na véspera para derreter.
    Aí descobriram o roubo na última hora. Como era domingo, não devia haver loja de material esportivo aberta e compraram uma taça qualquer num camelô.

  29. Cassio disse:

    Os publicitários que atendem o santander seguem a mesma “Lógica de Galvão”: empurrar goela abaixo em detrimento do esporte.

    Que coisa pobre! Que ridículo! Depois vem um daqueles escândalos tipo Parmalat e a coisa fica mais feia ainda.

    E pelo que eu saiba, eles não prestigiam o piloto espanhol e sim seu rival, o que mostra o quanto é diferente a lógica esportiva da lógica de mercado. Sanguessugas.

  30. Stênio disse:

    Mefistófeles, o prêmio Rouge et Blanc não é mais concedido da forma como era, mas eu e alguns amigos temos um podcast onde esse prêmio é concedido seguindo o mesmo espírito do original, inclusive o nome. Para saber quem ganhou ouça o ButecoRacing em http://www.butecoracing.blig.com.br

  31. leoengelmann disse:

    Me lembro de dois episódios com premiações. A primeira, Mansell – em qual GP? – recebe a taça de campeão e corta a mão. A segunda, Danica Patrick recebe a taça ao lado de Helio Castro Neves – http://images.hollywoodgrind.com:9000/images/2008/4/danica-patrick-2.jpg

  32. Lincoln disse:

    A taça para o vencedor em Silvertone é diferente, o troféu dourado é tradição e o ganhador não o leva pra casa, após o pódio ele recebe uma recebe uma identica as dos outros (em 2003 Rubinho levantou o dourado e levou o de vidro pra casa), é só realizar uma pequena pesquisa para constatar tal informação.

  33. thiago disse:

    Se vocês se derem ao trabalho de procurar fotos de todos os vencedores recentes do GP da Inglaterra, Raikkonen, Alonso, montoya, Barrichello e Schumacher, todos receberam no pódio a mesma taça que Hamilton.

  34. disse:

    O troféu do rubens é a cara dele. Money!

  35. Bugre disse:

    Na premiação eu tive a impressão de ver o Heidfeld perguntar pro Hamilton algo do tipo: “quer trocar?” apontando pro troféu chique do inglês.

  36. Pedro disse:

    A Taça do Hamilton é uma taça que sempre é entregue no GP de Silverstone..mas é rapidamente devolvida aos organizadores…
    ele levou pra casa o logo do Santander ..assim comio Rubens..

  37. Mefistófeles disse:

    No passado, a Marlboro promovia o Premio Jo Siffert, Rouge et Blanc que consistia numa votação dos jornalistas presentes ao GP que votavam no piloto mais combativo do GP, que em geral não era o vencedor. Se ainda existisse o premio, neste GP da Inglaterra com certeza iria para o pato Barrichello, que não rodou nenhuma vez, passou Alonso por fora em curva de alta e poderia ter chego em 2° se não tivesse tido problema de box na 3a e última parada, a maioria fez só duas paradas

  38. Filipe Araújo disse:

    Hehehe,
    Concordo com o Roberto.
    Por que será que o Santander iria deixar de colocar a sua logo no alto do pódio? Acho que troféu de Hamilton estava guardado desde 2007. Tiraram as teias e levaram para os pódio.
    O Santanderzão foi entregue lá atrás, nos boxes!

  39. Paulo R. Filomeno disse:

    Pensei a mesma coisa que o Roberto Ellery… se não fosse inglês, essa taça ficava pro ano que vem.

  40. Rafael Mello disse:

    Pessoal, não foi a taça do GP da Inglaterra que o Rubinho esbugalhou no chão do aeroporto após a vitória?

    Se foi, acho que tá mais do que merceida essa taça, que parece mais um peso de papel do que qualquer outra coisa… rssss

    Abraços

  41. Roberto Ellery disse:

    Isso ai ta com cara de armação pra inglês ver. Essa tava guardada para a hipotese de o Hamilton ganhar. Se o ganhador fose outro a taça seria um “Santanderzão”. heheh

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>