Blog do Flavio Gomes
F-1

CHININHAS (4)

LONDRINA (até já) – A pior corrida do ano? Até onde minha memória alcança, sim. Depois de uma sequência de provas polêmicas, molhadas e diferentes, Bélgica, Itália, Cingapura e Japão, o GP da China levou a F-1 de volta ao nível do chatérrimo GP da Europa, em Valência. Eu imaginava que seria assim. Hamilton fora […]

LONDRINA (até já) – A pior corrida do ano? Até onde minha memória alcança, sim. Depois de uma sequência de provas polêmicas, molhadas e diferentes, Bélgica, Itália, Cingapura e Japão, o GP da China levou a F-1 de volta ao nível do chatérrimo GP da Europa, em Valência. Eu imaginava que seria assim. Hamilton fora muito superior à Ferrari em todos os treinos, e não repetiria as bobagens recentes, gato escaldado que está virando. Se largasse bem, como largou, ganharia com um pé nas costas.

E ganhou com um pé nas costas, de fato, abrindo sete pontos para Felipe Massa na classificação, o mesmo que tinha sobre Raikkonen no ano passado a uma prova do final. Perdeu o título, como se sabe, para o finlandês. A diferença é que Lewis tinha, como companheiro de equipe, Fernando Alonso. Com chances de ser campeão, também… Agora, tem Heikki Kovalainen, que não ameaça nem uma mosca (rapaz instável, esse Kovalainen). Com 94 x 87 no placar, um quinto lugar lhe basta em Interlagos, mesmo que Massa vença. É uma vantagem considerável.

Felipe fez uma corrida ruim, andando em terceiro, distante de Raikkonen cerca de 8s na maior parte do tempo. A sete voltas do final, como era normal e esperado, e depois de tirar o pé por voltas seguidas, Kimi entregou a posição ao companheiro e dois pontinhos extras na luta pela taça. Hamilton recebeu a quadriculada quase 15s à frente do brasileiro e foi elogiado por seu engenheiro pela “disciplina” na corrida. Garoto que levou bronca na aula anterior, sabe como é…

Hamilton, Massa e Raikkonen no pódio; e, fechando a zona de pontos, Alonso, Heidfeld, Kubica, Glock e Piquet-pimpolho. Barrichello foi o 11º. Corrida de pouquíssima ação, um porre matinal em horário de verão. Merecerá apenas este post, porque daqui a pouco quem vai para a pista sou eu.

Palpite para o título? Dá Hamilton. A Ferrari e Massa perderam suas chances com erros seguidos em momentos diversos da temporada. Muita gente vai lembrar apenas do pirulito eletrônico de Cingapura. Mas não foi só ele. Na base da disciplina, como mencionou o engenheiro pelo rádio, Lewis deve sair de Interlagos como o mais jovem campeão de todos os tempos.