Blog do Flavio Gomes
F-1

OS TRAPALHÕES

SÃO PAULO (que saco, isso) – Está no site da FIA a explicação para a punição a Hamilton. A entidade alega que quando chamou Hamilton e o chefe de equipe David Ryan à torre para analisar a ultrapassagem de Trulli sobre o inglês com o safety-car na pista, foi perguntado a ambos se a McLaren […]

SÃO PAULO (que saco, isso) – Está no site da FIA a explicação para a punição a Hamilton. A entidade alega que quando chamou Hamilton e o chefe de equipe David Ryan à torre para analisar a ultrapassagem de Trulli sobre o inglês com o safety-car na pista, foi perguntado a ambos se a McLaren havia instruído seu piloto a deixar o italiano retomar a posição. A resposta foi que não. Então, perguntaram a Hamilton “especificamente” se ele havia deixado Trulli passar deliberadamente. O campeão mundial disse que não de novo.

A FIA argumenta que não usou as entrevistas pós-corrida de Hamilton, nem a gravação de suas conversas com a equipe pelo rádio, para tomar a decisão de punir Trulli. Acreditou no que a McLaren e seu piloto disseram e tirou o terceiro lugar do piloto da Toyota. Dias depois, diante de “novas evidências”, como as entrevistas e a ordem expressa dos boxes para que Lewis deixasse Trulli passar, resolveu voltar atrás e reconduzir Jarno ao pódio.

O motivo? A McLaren mentiu na torre. Só isso. Mas esqueceram de avisar Hamilton para mentir à imprensa, também. E esqueceram que a FIA poderia descobrir a farsa apenas ouvindo as conversas gravadas. É uma história esquisita. Para quê Hamilton mentiria na torre e minutos depois revelaria aos jornalistas que a McLaren tinha dado a ordem para deixar Trulli passar? Será que achava que ninguém iria contar à FIA o que ele disse à imprensa? Ou que ninguém iria ler nos jornais?

Muito estranho. Será que Hamilton é um mentiroso compulsivo e a McLaren gosta de brincar com o perigo, tentando enganar os comissários o tempo todo?

Bem, a equipe não nega que tenha dado a ordem. E não contesta a FIA quando esta diz que foi enganada na torre. Lewis também não. Seu silêncio indica que, de fato, mentiu na torre. Diante disso, refaço meu veredicto. A punição foi justa. Mentir é feio. Mas a FIA é candidata, já, ao troféu “Trapalhões do Ano”. Como é que pune um piloto, como fez com Trulli, sem ao menos consultar as gravações da equipe, se tem acesso a elas?

A única atenuante para a McLaren é o fato de ter consultado Charlie Whiting (isso está na gravação) sobre o que fazer. Portanto, a direção de prova sabia que a equipe estava tentando se informar sobre qual o procedimento que Hamilton deveria tomar. Não obteve resposta, ao que parece. E pode alegar que, diante disso, resolveu deixar Trulli passar e não considerou relevante reforçar a ordem aos comissários, na torre. O que, de qualquer maneira, não apaga a mentira.

Bem, ao menos a justiça foi feita com relação a Trulli, que mereceu o terceiro lugar.