Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

LE MANS EM DOIS TEMPOS

SÃO PAULO (está chegando…) – A Audi é a grande favorita à vitória nas 24 Horas de Le Mans, nos dias 16 e 17 de junho. A marca vem dominando a prova nos últimos anos, e por isso vale a pena voltar um pouco no tempo para saber como começou o envolvimento de Ingolstadt com […]

SÃO PAULO (está chegando…) – A Audi é a grande favorita à vitória nas 24 Horas de Le Mans, nos dias 16 e 17 de junho. A marca vem dominando a prova nos últimos anos, e por isso vale a pena voltar um pouco no tempo para saber como começou o envolvimento de Ingolstadt com a corrida de Sarthe.

Foi em 1963 que as quatro argolas apareceram pela primeira vez em Le Mans. Já contei essa historinha aqui anos atrás, apenas para publicar a foto do carro. Foi um protótipo de alumínio batizado de CD Mantzel, sendo CD de Charles Deutsch, o dono da equipe, e Mantzel de Dieter Mantzel, o preparador do motor. É exatamente o que vocês estão pensando: o mesmo motor DKW de três cilindros e dois tempos que equipa meus carrinhos. Correndo contra Ferrari, Jaguar, Maserati, Lotus, Porsche, Alfa…

Aqui, em francês, está toda a história da construção do carro, com participação ativa da Audi, que cedeu chassi, mecânica, suspensão e câmbio. Tem uns exageros nas velocidades, mas é uma história maravilhosa, embora o carro não tenha passado dos primeiros metros da prova e nunca tenha concluído corrida nenhuma, porque logo depois a VW comprou a Audi e descontinuou os motores dois tempos.

Mas foi a barata aí em cima que deu o pontapé inicial para tudo que a Audi faz atualmente em Le Mans. Gostaria muito de saber que fim levou essa pequena maravilha.