Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

AUTO UNION, 80

SÃO PAULO (a melhor de todas) – Hoje, 29 de junho, a Auto Union completa 80 anos. Foi em 29 de junho de 1932 que Audi, Horch, Wanderer e DKW se juntaram para formar a mais espetacular fabricante de carros de todos os tempos, que deu nisso aí que aparece no vídeo. História já contada […]

SÃO PAULO (a melhor de todas) – Hoje, 29 de junho, a Auto Union completa 80 anos. Foi em 29 de junho de 1932 que Audi, Horch, Wanderer e DKW se juntaram para formar a mais espetacular fabricante de carros de todos os tempos, que deu nisso aí que aparece no vídeo.

História já contada 200 vezes aqui, as quatro argolas que hoje são o símbolo da Audi nada mais eram que as quatro fábricas unidas logo depois da Grande Depressão, para otimizar produção e atender os vários mercados da época. A DKW ficou com as motos e carros compactos. A Wanderer, com os carros médios. A Audi, com carros de luxo para a classe média alta, se é que existia isso naqueles tempos. E a Horch atenderia o que hoje chamam de segmento “premium”, com carrões luxuosos e caríssimos.

A administração, desenvolvimento, testes, vendas e operações de marketing foram centralizadas em Chemnitz. Com dinheiro do governo nazista, vieram as corridas na metade da década de 30 e as flechas de prata que dominaram as competições até estourar a Guerra, brigando com a Mercedes pau a pau. Terminado o conflito, a maioria das fábricas ficou do lado oriental da Alemanha, e o governo comunista estatizou tudo, passou a fabricar Trabants e Wartburgs com motores dois tempos derivados dos DKW, enquanto que no lado ocidental a Auto Union ressurgia para fabricar DKWs em Dusseldorf e Ingolstadt. A empresa seria comprada pela Mercedes, depois pela Volkswagen e, já em meados dos anos 60, a marca Audi seria ressuscitada tendo como logotipo as quatro argolas da década de 30.

São 80 anos do início dessa história hoje. Quem me lembrou da data foi o Rafael Linhares, ministro do STF em Brasília. Ele tem uma Auto Union stationwagon branca, conhecida também como Vemaguet. Linda de morrer.