Blog do Flavio Gomes
F-1

O ALEMÃO INDECISO

SÃO PAULO (bye mesmo?) – E fica a pergunta no ar: Schumacher para mesmo? Apesar da idade, Michael poderia escolher equipe, se quisesse. Porque sabe que não será mais protagonista, como não foi nos últimos três anos, e não tem necessidade de cavar lugar em times de ponta. E para onde for, se decidir ir […]

SÃO PAULO (bye mesmo?) – E fica a pergunta no ar: Schumacher para mesmo? Apesar da idade, Michael poderia escolher equipe, se quisesse. Porque sabe que não será mais protagonista, como não foi nos últimos três anos, e não tem necessidade de cavar lugar em times de ponta. E para onde for, se decidir ir a algum lugar, leva patrocinadores fortes junto. Se quiser continuar, portanto, continua.

Mas ele quer? Se quisesse, não teria ficado na Mercedes?

Não sei. Talvez os planos dos alemães sejam mais ambiciosos agora. Ganhar corridas e campeonatos. E para isso, Schumacher não serve mais — a não ser que tenha um carro imbatível, algo que não se sabe se a Mercedes terá. Portanto, Hamilton se encaixa melhor em projetos que exijam algum tempo de maturação.

Já tem um monte de gente achando que ele pode resolver encerrar a carreira na Ferrari, de novo. Seria uma notícia bombástica, que geraria uma mídia monstruosa. E um telefonema a Luca di Montezemolo seria o bastante para resolver a parada. Do ponto de vista técnico, não creio que Michael faria muito menos do que vem fazendo Massa. Basta dizer que, apesar de todas as quebras e trapalhadas neste ano, o alemão esteve à frente do brasileiro na classificação até o GP da Bélgica.

Outro lugar possível seria na Sauber, no lugar de Pérez. Aí alguém vai perguntar: nossa, o cara daria um passo atrás tão grande na carreira? Não se trata disso. Schumacher, como é em relação à Mercedes, é grato a Peter Sauber. Correu com o suíço no Mundial de Marcas, nos magníficos protótipos Sauber-Mercedes do final dos anos 80 e início dos anos 90. Para se divertir e, ao mesmo tempo, mostrar gratidão, seria um ótimo lugar. Não haveria cobrança alguma, está do lado de casa, e ajudaria, certamente, a reforçar o orçamento do velho Peter.

O mais provável, no entanto, é que Michael entre com os papéis da aposentadoria, mesmo. Embora, depois dos acontecimentos de ontem, “provável” é termo que eu deveria evitar. Em todo caso, ainda tem aquele recorde de GPs disputados para bater.

Sei lá, é todo mundo meio doido, vamos ver o que rola.