Blog do Flavio Gomes
F-1

TAPETTONE

SÃO PAULO (já deu) – Desde segunda-feira pululam pela internet vídeos com as supostas ultrapassagens de Vettel sob regime de bandeira amarela em Interlagos. Análises profundas com setas, destaques, imagens congeladas, paineis luminosos acesos e intermitentes, fiscais com bandeiras agitadas e estáticas, informações no volante do carro e o escambau a quatro pingam aqui e […]

SÃO PAULO (já deu) – Desde segunda-feira pululam pela internet vídeos com as supostas ultrapassagens de Vettel sob regime de bandeira amarela em Interlagos. Análises profundas com setas, destaques, imagens congeladas, paineis luminosos acesos e intermitentes, fiscais com bandeiras agitadas e estáticas, informações no volante do carro e o escambau a quatro pingam aqui e ali, com gente falando com enorme autoridade sobre o assunto.

Isso animou a Ferrari a consultar a FIA sobre eventuais ilegalidades em manobras sobre Vergne e Kobayashi. Na verdade, o time italiano só cita a primeira, na quarta volta, em cima do garoto da Toro Rosso (tem vídeo aqui). Vettel poderia ter alguns segundos acrescidos ao seu tempo total de corrida e, assim, perderia o título. Aparentemente, a FIA se pronuncia hoje.

Não vai mudar o resultado da corrida, creio. Entre todas essas análises profundas e definitivas, assim como há aquelas que asseguram que Vettel fez um monte de coisa errada, há outras que asseguram que não. Pelo que pude ver, o caso com Kobayashi teve a ver com uma parada do japonês no box e é menos controverso. Com Vergne, o francês tirou o pé e Sebastian o ultrapassou na reta Oposta entre dois painéis com luz amarela, mas havia uma bandeira verde no meio do caminho.

É tudo meio confuso, mas a FIA que se encarregue de explicar. E acho coisa de mau perdedor esse negócio de recorrer ao tapetão. Ainda mais que foram ultrapassagens sem a menor importância para o resultado final da prova, tudo em linha reta, sem risco, com os ultrapassados tirando o pé por alguma razão. E se forem analisadas as câmeras on-board de todos os carros ao longo dessa prova, uma ou outra situação parecida será encontrada, ainda mais numa corrida com chuva, sem visibilidade e cheia de painéis piscando.

A ver. Já pensaram dar o título para o Alonso por conta dessa polêmica?

Eu, hein…