Blog do Flavio Gomes
F-1

SÓ DE OLHO

SÃO PAULO (espertinhos) – Muito bem. Como se esperava, a Honda anunciou sua volta à F-1 no Japão. Com a McLaren, o que é auspicioso e muito bacana. Já falamos de quanto essa parceria foi bem-sucedida no passado. A chance de ser de novo no futuro é enorme. Mas quando eu estava parado num farol […]

4536783445SÃO PAULO (espertinhos) – Muito bem. Como se esperava, a Honda anunciou sua volta à F-1 no Japão. Com a McLaren, o que é auspicioso e muito bacana. Já falamos de quanto essa parceria foi bem-sucedida no passado. A chance de ser de novo no futuro é enorme.

Mas quando eu estava parado num farol (semáforo, sinal, sinaleira, robot) hoje, pensei: por que só em 2015 e não em 2014? Não daria tempo de fazer um motorzinho já para o ano que vem? Claro que daria.

Mas a McLaren tem contrato com a Mercedes e espertamente vai fazê-lo valer até o fim. Sabe por quê? Porque durante um ano inteiro, a Honda será abastecida com uma montanha de dados sobre os motores Mercedes. Todas as dificuldades eventuais que surgirem na gestão dos novos V6 turbo 1.6 serão monitoradas pelos japoneses. De bobos esses fazedores de sushi não têm nada..

Quem não deve estar gostando nada, claro, é a turma de Stuttgart.

Alguns números da parceria entre McLaren e Honda entre 1988 e 1992, do jeito que vieram no release da equipe:

– 80 GPs
– 53 poles (66%)
– 44 vitórias (55%, sendo 15 delas em 1988, a temporada mais dominante de uma equipe na história)
– 30 melhores voltas (10 delas apenas em 1988)
– 8 títulos mundiais, sendo 4 de pilotos (Senna em 1988/90/91 e Prost em 1989) e 4 de construtores (de 1988 a 1991)
– 3 configurações diferentes de motores: 1.5 V6 turbo, 3.5 V10 aspirado, 3.5 V12 aspirado