Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

VAI, WEBBER

SÃO PAULO (novos caminhos) – Menos corridas, menos pressão, mais liberdade, menos aborrecimentos, mais tempo para viver e carros espetaculares. A opção de Mark Webber pela Porsche, antecipada em 15 de abril pela Rádio Le Mans e replicada aqui, me parece acertadíssima. O que mais nosso canguru desolado tem a fazer na F-1? Vai ser […]

SÃO PAULO (novos caminhos) – Menos corridas, menos pressão, mais liberdade, menos aborrecimentos, mais tempo para viver e carros espetaculares. A opção de Mark Webber pela Porsche, antecipada em 15 de abril pela Rádio Le Mans e replicada aqui, me parece acertadíssima.

O que mais nosso canguru desolado tem a fazer na F-1? Vai ser campeão? Não. Teve a chance em 2010 e derrapou no final. Tem como companheiro de equipe alguém superior e mais bem colocado no time, Vettel. É mais ou menos como Massa na Ferrari. Teve sua chance em 2008. Vai ter de novo com Alonso como parceiro? Difícil, muito difícil.

O endurance não é terreno desconhecido do australiano. Ele foi piloto da Mercedes lá no final dos anos 90. Decolou em Le Mans. Volta, agora, sob o teto da Porsche, que tem um programa ambicioso que enche os olhos de quem gosta de automobilismo. Audi x Toyota x Porsche é algo de deixar qualquer um animado. Seria legal se outras marcas, como a Peugeot, aderissem também. Os leõezinhos não teriam muita dificuldade em atualizar o projeto do 908.

Mark, ao final de 2013, terá completado 12 temporadas na categoria máxima. Uma bela carreira, que começou na Minardi, a pior equipe de sua época, e vai terminar na Red Bull, a melhor.

Ser campeão ou não na F-1, muitas vezes, é questão de detalhes. E não ser campeão não apaga trajetória alguma. Que Webber seja feliz nessa nova empreitada. E que a Red Bull acerte a mão na escolha do substituto. Muito se fala de Raikkonen. Acho temerário, mas interessante. Vai ter gente de olho grande, como Massa — se não renovar com a Ferrari, pode ser uma opção, por que não? Mas o mais provável é que os rubrotaurinos escolham alguém de sua escolinha, para dar sentido a ela. Vergne e Ricciardo, a partir de agora, vão travar uma luta bem interessante pelo lugar vago. Vergne é meu favorito.

Quanto à Porsche, creio que fez uma escolha muito interessante. Esse aí embaixo é o carro dos caras. Vai ser legal, o WEC 2014.

Um negócio interessante é que a saída de Webber da Red Bull não é litigiosa. A empresa vai continuar com ele, como patrocinadora. “Ele vai continuar com Red Bull no capacete no próximo ano”, disse Didi Mateschitz, o dono da marca. “Vai seguir como um membro da nossa família por muito tempo ainda.”

Legal, isso.