Blog do Flavio Gomes
F-1

MASSA, LOTUS, HULK, DTM, MERCEDES…

SÃO PAULO (tiro pra todo lado) – Uma ligeira atualizada na situação de Massa, Lotus, Hülkenberg etc e tal, para quem não acompanhou o noticiário dos últimos dias. Felipe, como informei semana passada, segue tentando a vaga com a ajuda de seu empresário Nicolas Todt e seu pai, Jean Todt, presidente da FIA. Acordo existe […]

SÃO PAULO (tiro pra todo lado) – Uma ligeira atualizada na situação de Massa, Lotus, Hülkenberg etc e tal, para quem não acompanhou o noticiário dos últimos dias.

Felipe, como informei semana passada, segue tentando a vaga com a ajuda de seu empresário Nicolas Todt e seu pai, Jean Todt, presidente da FIA. Acordo existe (sempre é bom reforçar: não é contrato, é acordo) e o brasileiro precisa viabilizar um modelo de negócios que atenda às necessidades do time. Em outras palavras: precisa de um investidor, ou de patrocinadores.

Hülkenberg não tem carteira cheia, mas goza da simpatia da cúpula da equipe pela juventude e pelo potencial. Se a Lotus conseguir fechar acordos financeiros com investidores (e tem coisa em andamento), é possível que priorize o alemão e não fique esperando Massa. O “Bild” especula que um grupo árabe já topou as bases que a Lotus propôs e um anúncio de Nico no lugar de Raikkonen seria iminente. Mas o piloto também estaria conversando com a McLaren…

Enfim, está tudo bem confuso.

Quanto a Felipe, o DTM, como ele mesmo disse em Cingapura, é uma opção a se considerar. Hoje, o brasileiro recebeu um sinal simpático da Mercedes, via Toto Wolff.

Nos últimos dias, li aqui e ali declarações e comentários sobre uma suposta obrigação da TV Globo de ajudar Massa. A TV Globo não tem obrigação nenhuma. Pode ter interesse, o que é bem diferente. Como a emissora pauta sua cobertura esportiva pelo oba-oba em cima de equipes e atletas brasileiros, é ela que sofre quando o ufanismo barato é alvejado pela realidade. Sendo assim, para manter a linha editorial “somos lindos e o verde-amarelo vai brilhar nos céus do mundo inteiro”, talvez o canal considere importante ter Massa correndo num time de ponta no campeonato que ela transmite. E pode mexer seus pauzinhos.

Ou não. Nesta semana, no “Jornal Nacional”, a Globo fez algo raro. Noticiou a renovação dos contratos dos patrocinadores das transmissões de F-1, citando nominalmente cada um deles. Foi uma tentativa de mostrar, para o público e para o mercado, que a categoria independe da presença de um brasileiro no grid — o que vai de encontro à linha editorial global, definida desde a chegada de Pedro Álvares Cabral à Bahia. Ou seja: contratos publicitários renovados e transmissões garantidas sem que se saiba qual o futuro de Massa,

Ou, talvez, a emissora já saiba e só não contou para a gente.