Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

“LA MÁXIMA”

SÃO PAULO (é o cara) – Paulo Trevisan é velho conhecido nosso. Dono do Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo (RS), tem nada menos do que 121 carros em seu acervo, todos eles de corrida, claro, e históricos. Para quem não conhece, é só entrar aqui. Fica anexo ao Prix Hotel, que o Paulo […]

TC-

SÃO PAULO (é o cara) – Paulo Trevisan é velho conhecido nosso. Dono do Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo (RS), tem nada menos do que 121 carros em seu acervo, todos eles de corrida, claro, e históricos. Para quem não conhece, é só entrar aqui. Fica anexo ao Prix Hotel, que o Paulo ergueu com enorme carinho. Um complexo que, para nós, é uma espécie de Meca da velocidade. É lá que está o #96, inclusive. Tem de ir, ponto — assim que estiver funcionando a pleno, em alguns meses, porque a obra do museu é inacreditavelmente bela e complexa.

Mas quero falar de outra coisa. Nesta semana, recebi pelo correio a ótima revista “Potência Máxima”, editada lá mesmo em Passo Fundo, talvez a mais completa do Brasil sobre automobilismo — publicação que merece o respeito de todos nós.

Nela, um encarte especialíssimo, editado pelo Trevisan com textos, também, de nosso parceiro Paulo “McCoy” Lava. Neste encarte, uma radiografia completa sobre a Turismo Carretera argentina, conhecida lá como “La Máxima”, que é a principal categoria de Turismo da América Latina.

“São 16 páginas que escrevi sobre minha ida à TC em Buenos Aires em dezembro. Optei por uma abordagem bastante técnica, até porque os hermanos esbanjam”, conta o Paulo. “Essa, como sabes, é ‘La Maxima’ que jamais veio ao Brasil. Fui recebido de tapete vermelho. Estou abrindo mais portas por lá, inclusive envolvendo o museu. Aliás, aqui por Passo Fundo passa a BR285, que é a maior conexão do norte da Argentina com o litoral catarinense.”

O jornalista Claudio Crescêncio é quem toca a “Potência Máxima”. O encarte sobre a TC, bárbaro, está aqui. Parabéns a ele e ao Trevisan pelo excelente material. É um espetáculo, a TC. Além do desempenho, é um show de tecnologia, público, autódromos por todos os cantos, torcidas, ídolos. Preciso, urgente, ir a uma corrida dessas. Deste ano não passa.

Sobre o museu, só boas notícias. “Está com o prédio novo pronto desde outubro e ficando muito lindo. A obra e interior estão prontos, mas faltam as ambientações e sistemas de som e imagem. Breve te detalharei como iremos programar as visitas no futuro. As ambientações e decorações internas são importantíssimas e quero muita informação! No nosso Centro de Documentação já passamos de 105 mil fotos de automobilismo de época.”

Trevisan é um herói, o guardião da nossa história nas pistas. Mas, mais do que isso, é ativo no automobilismo e interessado por tudo que acontece por aqui e nas redondezas. O que se faz na Argentina merece muita atenção e divulgação. Além de montar e guardar o maior acervo do Brasil ligado às corridas, Paulo também se encarrega de nos aproximar da vizinhança.

Não é pouco.

Lá no cantinho, o #96 já na casa nova, ainda em lugar provisório