Blog do Flavio Gomes
F-1

PRA PENSAR

SÃO PAULO (ele não é bobo) – Muita gente olha para a Ferrari/2015 e para Alonso na McLaren e diz: o cara é um doido, saiu na hora errada, fez bobagem, nunca mais vai ser campeão. OK, pode até ser. Mas, até agora, não foi. Cravar que fez uma burrada? Não, ainda não. Alonso mencionou […]

SÃO PAULO (ele não é bobo) – Muita gente olha para a Ferrari/2015 e para Alonso na McLaren e diz: o cara é um doido, saiu na hora errada, fez bobagem, nunca mais vai ser campeão.

OK, pode até ser. Mas, até agora, não foi. Cravar que fez uma burrada? Não, ainda não.

Alonso mencionou a diferença de Vettel para Rosberg domingo em Barcelona: mais de 40 segundos. “Não mudou nada”, disse. “É a mesma coisa. Fiquei lá cinco anos e nada mudou. Continua igual.”

Querem saber? Alonso tem razão. O fato de Vettel ter vencido uma corrida e de a equipe italiana ter se tornado a segunda força do campeonato não significa que vai lutar pelo título, ou que possa desafiar a Mercedes. A Ferrari ganhou na Malásia por circunstâncias, da mesma forma que Ricciardo, ano passado, venceu três GPs — e nem por isso a equipe rubrotaurina foi páreo para os prateados.

E se a Ferrari virou a segunda força em 2015, isso aconteceu pelo simples fato de a vaga de segundona estar aberta, depois que a Red Bull despencou. Na prática, a diferença da Mercedes para a Ferrari segue a mesma — é o que defende Fernandinho. O time vermelho, quando muito, passou a Williams. E olhe lá.

Óbvio que, olhando a McLaren de hoje, seria melhor para Alonso estar na Ferrari. Encheria a estante de troféus de terceiro lugar, como fará Sebastian. Mas não seria suficiente para deixá-lo feliz. Ele preferiu começar um trabalho novo em Woking. Talvez não esperasse que as coisas fossem tão difíceis. Mas não sei se é o caso de se arrepender.

Ou é?