Blog do Flavio Gomes
F-1

O HALO

SÃO PAULO (daqui a pouco: o que é o GRANDE PREMIUM) – Bem, esse troço virou realidade. Pela primeira vez na história da humanidade um dispositivo para proteger a cabeça de um piloto num carro de F-1 foi testado. A aberração estética foi batizada de “Halo”, palavra que tem equivalência na idêntica “halo”, em português […]

halonokimi2

SÃO PAULO (daqui a pouco: o que é o GRANDE PREMIUM) – Bem, esse troço virou realidade. Pela primeira vez na história da humanidade um dispositivo para proteger a cabeça de um piloto num carro de F-1 foi testado. A aberração estética foi batizada de “Halo”, palavra que tem equivalência na idêntica “halo”, em português — e significa “auréola”, “glória”, “resplendor”.

O Halo, e será assim mesmo, nome próprio, começou a ser desenvolvido há alguns anos pela Mercedes e a FIA o vem testando — e outras alternativas — há algum tempo. À Ferrari, porém, coube o ineditismo da experiência em pista. Raikkonen usou hoje em Barcelona, e descobriu-se, no mínimo, uma nova forma de vender espaço para patrocinadores.

[bannergoogle] É feio pacas e não me parece muito eficiente, exceto para proteção contra coisas grandes — pneus, uma asa voadora, algo assim. A mola que atingiu Massa em Budapeste/2009 talvez não tivesse sua trajetória interrompida por esse negócio. Vai ser preciso estudar mais, e pensar em algo minimamente agradável aos olhos — beleza é fundamental, como diz Victor Martins no GRANDE PREMIUM.

Falando neles, os olhos, segundo Raikkonen não foram muito prejudicados com a gaiola à frente. “A diferença para a pilotagem usual foi surpreendentemente pequena”, falou. “A visibilidade é limitada só um pouquinho na frente, mas não acho que essa será a versão final do equipamento. Deverá passar por algumas melhorias.”

O que vocês acharam, com sinceridade?