Blog do Flavio Gomes
F-1

SACANAGEM

SÃO PAULO (tudo errado) – Uma brecha num regulamento mal escrito vai permitir que Ferrari, Renault e Mercedes desenvolvam seus motores (OK, unidades de força, saco) ao longo da temporada em alguns componentes, que representam 48% dos conjuntos formados pelos motores turbo V6 e seus dois auxiliares elétricos. A Mercedes ficou puta, mas vá lá. […]

SÃO PAULO (tudo errado) – Uma brecha num regulamento mal escrito vai permitir que Ferrari, Renault e Mercedes desenvolvam seus motores (OK, unidades de força, saco) ao longo da temporada em alguns componentes, que representam 48% dos conjuntos formados pelos motores turbo V6 e seus dois auxiliares elétricos. A Mercedes ficou puta, mas vá lá. Terá as mesmas possibilidades.

Só que a Honda, não. O que é uma clara sacanagem da FIA. Como é fornecedora nova, segundo Charlie Whiting, não se enquadra no regulamento ao qual as outras foram submetidas. Os japoneses terão de homologar sua unidade de força até 28 de fevereiro e não vai poder mexer mais.

Claro que a McLaren está igualmente puta. A Honda, idem. É ridículo a FIA discriminar a montadora. Que, se não conseguir reverter o quadro, começa o ano claramente atrás da concorrência. Primeiro, porque está chegando um ano depois das demais, que já conhecem a fundo o que têm nas mãos. Depois, porque enquanto as três poderão corrigir eventuais falhas, a Honda terá de ir até o fim da temporada com aquilo que homologar no fim de fevereiro.

Espero que a FIA volte atrás. Porque fazer isso com quem está chegando, numa categoria tão derrubada e em crise, é uma cagada federal.