日本台風 (2): AH, MERCEDES…

RIO (sol!) – Bom, foi um domingo diferente, este de Suzuka. Classificação pela manhã, corrida à tarde. Pilotos até gostam disso. Resolve tudo num dia e pronto.

A Ferrari dominou o treino que definiu o grid e fez 1-2, com um Vettel surpreendente voltando a largar na frente de Leclerc depois de nove canudos acumulados. Foi a 57ª pole de sua carreira, segunda no ano. Fez uma volta realmente sensacional.

Mas as coisas começaram a dar errado para ele na largada. O alemão pulou antes do tempo (não foi punido porque segundo a FIA a queimada estava dentro dos limites de tolerância, que não foram especificados) e foi ultrapassado por Bottas, que era o terceiro no grid. Valtteri ganhou a corrida aí. Controlou a prova como quis e mereceu sua terceira vitória na temporada. Com o terceiro lugar de Hamilton, a Mercedes garantiu matematicamente seu sexto título consecutivo de construtores, igualando a marca da Ferrari entre 1999 e 2004.

[bannergoogle]

Não foi um GP espetacular, embora tenha sido interessante por conta do desgaste excessivo dos pneus. Que fez, por exemplo, Hamilton mudar sua estratégia de uma para duas paradas no fim, o que lhe custou o segundo lugar. Talvez se não tivesse feito o segundo pit stop no fim pudesse sustentar a posição. Mas não é muito importante. Seu título está garantido e é uma questão de tempo fechar a conta. Foi a 338 pontos contra 274 de Bottas, uma diferença intransponível de 64 pontos a quatro corridas do encerramento do campeonato.

A treta do dia aconteceu entre Verstappinho e Charleclé logo na primeira volta. O holandês ultrapassou o monegasco na primeira volta e levou um chega-pra-lá que o atirou para a última posição. No toque, o Red Bull de Max perdeu 25% de sua pressão aerodinâmica. Ele acabou abandonando a prova.

Charlinho, por sua vez, quebrou a asa dianteira e ficou na pista mesmo assim. Parou depois de quatro voltas depois de espalhar detritos pelos ares. Um deles arrebentou o retrovisor de Hamilton. Mesmo fazendo a tal corrida de recuperação para cruzar a linha em sexto, Leclerc recebeu 15s de punição — 5s por bater em Verstappen e 10s por ficar na pista com o carro todo estropiado. Caiu para sétimo. Depois da corrida, pelo Twitter, Charlinho pediu desculpas e assumiu o erro.

[bannergoogle]

O GP japonês, disputado com sol e temperatura amena depois da passagem do tufão Hagibis que cancelou as atividades de sábado, foi encerrado oficialmente uma volta antes das 53 previstas por um erro no painel eletrônico que mostra a bandeira quadriculada, acionado na 52ª. Isso não mexeu muito na classificação, exceto pela rabeira da zona de pontos. Pérez, que tinha batido na última volta, acabou classificado em nono porque valeram as posições da volta anterior. Bottas, Vettel e Hamilton fizeram o pódio. Depois deles vieram os destaques da corrida na “F-1 B”, com Albon em quarto e Sainz em quinto. Ricciardo, Leclerc, Gasly, Pérez e Hülkenberg fecharam o top-10.

A Renault ainda não sabe se ficará com seus pontos. A Racing India Force Point protestou contra o sistema de freios dos carros amarelos e pode haver punições. Aguardemos.

O fim da corrida foi a parte mais interessante, com a perseguição de Hamilton a Vettel. O inglês tinha pneus macios novos e Tião Italiano calçava médios 11 voltas mais gastos. Mesmo assim, graças a uma pilotagem segura e à velocidade de reta da Ferrari, se manteve à frente do rival, que terminou a prova reclamando pelo rádio que a estratégia da Mercedes não tinha sido lá grande coisa.

Mas foi para Bottas, que no melhor estilo finlandês, depois de receber elogios de seu engenheiro pelo rádio, mandou um “James, it’s Valtteri” antes de começar a falar.

Uai, e quem mais poderia ser, Valtteri?

[bannergoogle]

Subscribe
Notify of
guest

133 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
4 anos atrás

Marmelada-44, não suma meu caro. O Blog Flavio Gomes te ama. Tmj irmão!

Goiabada-44
Goiabada-44
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

Caro Comentarista Crítico, agradeço seu chamado, mas a minha permanência no blog expirou no domingo. Por isso, estou usando um nick provisório e paralelo para dizer, mais uma vez, adeus!

Um grande abraço!

Léo Simas
Léo Simas
4 anos atrás

Tem algum vídeo da câmera onboard do Hamilton no momento que os destroços voam na direção dele ?

Léo Simas
Léo Simas
Reply to  Léo Simas
4 anos atrás

Acabei de encontrar:
https://twitter.com/Insidef1/status/1183324308023595010

Para quem ainda não tinha visto.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Léo Simas
4 anos atrás

Obrigado, Léo Simas. Não tinha visto. E vendo, percebe-se o quão perigosa foi a atitude de Leclerc. O pedaço do carro vermelho atinge o espelho retrovisor do Hamilton. Se pegasse no capacete ou em uma parte protegido pelo macacão, não sei se este suportaria o impacto e protegeria o piloto.

Ou seja, o monegasco foi imprudente e inconsequente. Merecia uma punição tipo a que o Verstappen recebeu pelo empurrão no Ocon.

NATANAEL OLIVEIRA NETO
NATANAEL OLIVEIRA NETO
4 anos atrás

Ri alto de Charleclé.

FRANCÊS LIMÃO
FRANCÊS LIMÃO
4 anos atrás

Porra , eu achei que o VERSTAPPEN ia estampar o LECLERC no muro na segunda ultrapassagem….faltou pouco… É, VERSTAPPEN amadureceu muito. Que perigo o Leclerc ficar na pista com o carro danificado, contrariando as ordens de equipe em ir para o BOX. Ao invés de arrancar o retrovisor do HAmilton, já pensou se pega no piloto, capacete, pescoço. eleger Leclerc como primeiro piloto é um tiro no pé para a FERRARI. muito cedo.

JP
JP
Reply to  FRANCÊS LIMÃO
4 anos atrás

Leclerc é o Versttappen de 2/3 anos atrás

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Neste domingo, dia 13 de outubro de 2019, em Suzuka, no Japão:

1) A Mercedes conquistou o sexto título do mundial de construtores da Fórmula-1, igualando o recorde do pangaré amarelo entre 1999 e 2004. Agora, é trabalhar para, no ano de 2020, superar e se isolar como a equipe que mais faturou o mundial de construtores em sequência;

2) A Mercedes devolveu a vitória que foi tirada de Bottas na Rússia em 2018. Entretanto, a equipe o fez de forma imprudente: quando o finlandês cedeu a vitória para o Hamilton, houve a dobradinha; desta vez, não conseguiu os dois primeiros lugares. Ainda mais sabendo que o pangaré tem maior velocidade de reta. Pura negligência;

3) A FIA usou e abusou de passar a mão na cabeça da máfia italiana. O significado da sigla deve ser Ferrari Internationale de l’Automobile, só pode;

4) “Os comissários da FIA tinham decidido não investigar o incidente entre Leclerc e Verstappen, mas mudaram de ideia voltas depois.” Grande Prêmio, 13/10/2019, disponível em https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/mercedes-brinca-com-estrategia-e-da-vitoria-a-bottas-no-gp-do-japao. Achei que os comissários da Ferrari, liderados por Jean Todt, tinham decidido não investigar. Primeiro claro favorecimento para a máfia italiana, apesar de a punição ter saído quase três horas depois do fim da corrida;

5) “Vettel acabou sendo absolvido e escapou de punição, ainda que a transmissão tenha mostrado que o alemão claramente queimou a largada.” Grande Prêmio, 13/10/2019, disponível em https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/mercedes-brinca-com-estrategia-e-da-vitoria-a-bottas-no-gp-do-japao. Segundo claro favorecimento para a máfia italiana. Se houvesse punição, a Mercedes faria nova dobradinha;

6) Bonita a lembrança durante a comemoração do sexto título da Mercedes. Toto Wolff lembrar de Niki Lauda foi o ápice da festa.

Bom, por fim, agora é pensar na estreia na Fórmula E e na temporada 2020 da Fórmula 1.

Assombração
Assombração
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Caraca! Como você é tendencioso!

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Assombração
4 anos atrás

Prezado(a) Assombração, fique à vontade para afirmar que você me acha tendencioso, mas diga em qual parte e o porquê de você considerar isto. A frase escrita sozinha é muito vaga e tendenciosa.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Não houve devolução de vitória para Bottas.
Houve uma estratégia melhor para o finlandês do que para o inglês.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Prezado(a) Chagas, permita-me discordar, mas, se um piloto está em primeiro, andando num ritmo razoável, faltando uma dúzia de voltas para acabar a corrida, não acho prudente fazer uma nova parada para troca de pneus. Lembre-se de que a Mercedes estava fazendo dobradinha e, mesmo assim, obrigaram o Hamilton a parar:

“Bottas fez seu segundo pit-stop, usando mais um jogo de pneus macios, e voltou à pista 9s atrás de Hamilton. Restava a dúvida se Lewis faria uma outra parada. O pentacampeão deixava claro que não se contentaria com um lugar no pódio: “Me digam o que eu preciso para vencer a corrida”, pedia o piloto via rádio para a Mercedes. Bottas também se comunicava com a equipe. “Tem certeza que Lewis vai parar?”. “Ele vai”, ouviu como resposta.

Hamilton, mesmo tendo ótima performance e com os pneus em bom estado, parou e fez o segundo pit-stop, com a Mercedes colocando um jogo de macios para fazer as últimas 11 voltas. Assim, Bottas reassumiu a liderança, com Vettel subindo para segundo.” Grande Prêmio, 13/10/2019, disponível em https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/mercedes-brinca-com-estrategia-e-da-vitoria-a-bottas-no-gp-do-japao

Além do mais, a Mercedes cogitou pedir que Hamilton deixasse Bottas passar no Japão: “A situação era delicada por si só. A estratégia de uma parada de Hamilton parecia funcionar melhor que a de duas de Bottas. Ao invés de subir para segundo e superar Vettel, o britânico parecia capaz de ir para a vitória. Nesse cenário, os prateados podiam forçar Lewis para a estratégia de duas paradas ou aplicar ordens de equipe. A primeira opção prevaleceu.”, Grande Prêmio, 13/10/2019, disponível em https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/mercedes-revela-que-cogitou-pedir-que-hamilton-deixasse-bottas-passar-no-japao.

Se a Mercedes sabia que o Hamilton poderia vencer com uma parada apenas e o mandou parar para deixar o Bottas vencer, assim como foi feito na Rússia em favor do inglês, eu creio que houve devolução da vitória daquela corrida.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Renato:
1) Devolveu vitória pro Bottas? Ah tá e devia o que pro Vettel pra entregar de mão beijada o segundo lugar?
2) Bottas fez a primeira parada e voltou 12 segundos atrás de Hamilton…. 4 voltas depois Hamilton entrou nos boxes com Bottas na cola, em 4 voltas o finlandês descontou 12 segundos.
3) Bottas após a segunda parada volta 9 segundos atras de Hamilton e aciona o rádio. Se a resposta fosse Lewis vai ficar, ele não seguraria o ritmo e rodaria volta mais rápida atrás de volta mais rápida (coisa que Hamilton fez) alcançaria o inglês que seria presa fácil com pneus mais lentos e desgastados.
Agora se você discorda do terceiros item porque é mais um “maria vai com as outras” que acreditou na transmissão da globo que informava que Bottas com pneus mais novos não estava conseguindo descontar a diferença pro Inglês porque a Mercedes com pneus macios não rende bem, atente para os seguintes “”””fatos””””.
1) Lewis para à 10 voltas do fim, coloca os mesmos pneus que Bottas colocou no último stint (macios) e tira toda a diferença para Vettel em 4 voltas, mostrando que a Mercedes andava bem com qualquer composto.
2) Perez para à 12 voltas do fim, e coloca os pneus macios e sai dos boxes à 22 segundos de Hulkemberg, o mexicano tira toda a diferença e passa o alemão, provando que os pneus macios eram os mais rápidos para este GP, desde que na estratégia certa.
3) Bottas independente da cor do pneu, desde que com a mesma vida útil foi mais veloz que Hamilton em todo o fim de semana…. acha que Bottas (se Hamilton não parasse) precisaria que Hamilton abrisse?
Meu Deus Renato….. você que torce pra Mercedes independente do piloto vai também nesse de vitória devolvida?????
Bottas foi mais piloto que Hamilton neste fim de semana, e isso é difícil de ser digerido por grande parte dos frequentadores do blog. Enfim não tem como um piloto mais lento devolver vitória para piloto mais rápido.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Prezado Chagas, respondo à sua publicação em ordem diferente somente para esclarecer os fatos.

Em primeiro lugar, não assisti à corrida. Apesar de ter visto o final do treino classificatório 2 (foi a hora em que cheguei a casa) e o classificatório 3 inteiro, não tive forças para acordar de madrugada e assistir à corrida. Trabalhei o sábado inteiro e não deu. Assim, todas as informações que obtive foram com base no portal do Grande Prêmio. Por isto, todas as referências estão colocadas ao lado de cada afirmação que foi baseada na informação publicada por este veículo de comunicação.

Dito isto, respondo suas perguntas:

1) Lendo a reportagem sobre a corrida, analisei que a segunda parada foi desnecessária: “A equipe prateada desenhava uma tática diferente entre seus dois pilotos para garantir mais uma dobradinha: duas paradas para Bottas e apenas uma para Hamilton.” Grande Prêmio, 13/10/2019, disponível em https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/mercedes-brinca-com-estrategia-e-da-vitoria-a-bottas-no-gp-do-japao. Fiquei muito irado ao saber disto depois. A Mercedes tem de buscar a dobradinha, a meu ver, independentemente de quem vença. Mas, pelas informações que li neste veículo, de a Mercedes cogitar deixar o Bottas passar, tirei a conclusão de que a vitória foi devolvida (Grande Prêmio, 13/10/2019, disponível em https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/mercedes-revela-que-cogitou-pedir-que-hamilton-deixasse-bottas-passar-no-japao);

2) Não sabia desta informação pois não assisti à corrida e esta informação não consta da reportagem da corrida no Grande Prêmio;

3) Concordo. Com esta confirmação (que repito, não tinha, já que não assisti à corrida) de que o Hamilton iria parar, o Bottas simplesmente não tinha a necessidade de forçar o ritmo e pôde, apenas, administrar a corrida.

Em relação às observações finais, reitero que não assisti à corrida, portanto, não posso tecer comentários profundos:

1) Lewis chegou mas não passou. Por isto, a minha reclamação em relação à estratégia da Mercedes;

2) Não sabia desta informação;

3) Concordo. Bottas foi mais rápido o final de semana inteiro. Mas, não assistindo à corrida e não tendo estas informações, apenas lendo as reportagens deste portal, você tiraria qual conclusão ao ler isto? Grande Prêmio, 13/10/2019, disponível em https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/mercedes-revela-que-cogitou-pedir-que-hamilton-deixasse-bottas-passar-no-japao. Que Hamilton estava na frente e que a Mercedes deu um jeito para que o Bottas vencesse. Não consigo visualizar outra conclusão. Por isto, fui nesta de vitória devolvida. E toda a argumentação foi com base neste portal e nas reportagens lidas.

Espero que você tenha conseguido visualizar minha conclusão e ao modo que cheguei a ela.

Obrigado pelas informações.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Renato,
Eu teria mais umas 20 linhas para responder seu comentário.
Depois que li que você não viu a corrida, é desnecessário continuar o debate.
Aconselho que veja corridas antes de comentar, (a Sportv passou o VT completo da corrida as 09 hs de domingo – horário habitual) para tirar suas própria conclusões, ser mais original, enfim ter opiniões baseadas no que viu e sentiu.
Sou frequentador do site GP, e você baseia seus comentários em um site que nunca deu valor as vitórias de Bottas, assista um Briffing e veja como são irônicos com o finlandês independente da corrida, ou veja o vídeo recente que saiu do GP as 10 título “Bottas segue devendo”, e após assitir veja os comentários onde ninguém concordou com o que falam de Bottas.
Enfim não me leve a mal, as críticas são construtivas, embora eu já esteja chegando a meio século de idade, tenho muito que aprender……. todos nós.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Prezado Chagas, agradeço pela ótima exposição de ideias e por desenvolver raciocínios claros e precisos. É difícil encontrar, nestes tempos sombrios, pessoas que consigam dialogar sem ofender nem denegrir a pessoa com quem se conversa.

Em relação ao horário, tive problemas (sábado trabalhei o dia inteiro e cheguei a casa durante o treino classificatório 2; domingo, pela manhã, minha mãe estava passando mal e eu a levei ao hospital) e não consegui assistir ao vivo (por força do cansaço) ou por estar realizando outra tarefa (já tinha publicado outro comentário de como se faz para assistir ao treino sem estar em casa – TV por assinatura – e sem a transmissão da Rede Globo, mas não obtive uma resposta concisa – então, continuo a acompanhar por aqui).

Lendo seu comentário, buscarei os vídeos que você citou e os assistirei. Quanto às críticas, somente as pessoas tolas não as aceitam. Sendo construtivas, só tenho de agradecer. Por fim, você é uma pessoa sábia: por mais conhecimento e experiência que possa ter, não está fechado a mudanças e a novos aprendizados. Parabéns!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Você está fazendo o quê, aqui, Renato? Você manipula o comentário no post da corrida anterior, fazendo o Marmelada passar por mentiroso e ainda tem a coragem de dar as caras?

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Prezado Alfredinho, o Marmelada-44 afirmou, veementemente, que o Segafredo e eu somos a mesma pessoa. Já informei, afirmei e ratifiquei que não sou, mas ele(a) insistiu em propagar a mentira. Então, eu não fiz nada além de revelar a verdade.

Por fim, faço aqui o que todas as pessoas que querem saber de automobilismo fazem: leem, se divertem e buscam informações. Sou torcedor da Mercedes e, assim como qualquer torcedor sadio, gosto de zoar com as outras equipes sem ofender ninguém. Ao contrário de outras pessoas que adoram ofender, denegrir e humilhar.

Estarei por aqui enquanto este ótimo portal de informações estiver no ar e eu tiver pacote de dados para acessar. Um abraço e um 2019 estrelado (de três pontas) para você!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Não faça mais isso. Ficou feio.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Prezado Alfredinho, não fazer mais o quê? Você deve estar falando do Leclerc ao continuar na pista com um carro soltando detritos e, de maneira inconsequente, quase causar algo grave quando um pedaço do carro arrancou o espelho retrovisor do carro da Mercedes. Ou quando outro detrito adentrou no sistema de refrigeração dos freios da McLaren. Realmente, ficou muito feio para ele.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Não se faça de bobo, que não cola! Eu falei do post da corrida anterior, onde você manipulou o comentário para que o Marmelada passasse por mentiroso.
É por isso que o pessoal aqui te chama de tendencioso.

Não faça mais isso. Ficou feio.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Prezado Alfredinho, eu não me faço de bobo. Eu faço os comentários com base em alguma coisa. Coloco as referências do que falo e explico como chego aos argumentos. Entretanto, aquele que você diz que foi passado por mentiroso, sempre chegava ofendendo nos comentários, não apresentando uma argumentação racional para tal publicação. Ou, vai-me dizer, que estou sendo tendencioso nesta análise também?

Sou torcedor da Mercedes, mas, em todos os meus comentários (repito, todos), fiz questão de não ofender ninguém. É ilógico, irracional e antissocial fazer ofensas às pessoas. Faço zoeira com as equipes, evito de comentar sobre pilotos. As pessoas esqueceram de que vivem em sociedade e existem regras sociais para se ter um bom convívio. Como diz o ditado, farinha pouca, meu pirão primeiro. E, no fim das contas, todo mundo sai perdendo.

Se o senhor diz que eu manipulei o comentário, prove ou explicite seu ponto de vista. Estou apto a lê-lo e, se concordar com o senhor, dar-lhe-ei toda a razão e pedirei desculpas. A maior virtude que eu reconheço não é não cometer erros, é admitir que os cometeu, pedir desculpas e tentar consertá-los.

Abraços.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Reconhece, mas não pratica. Sem mais!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Esse Marmelada-44, que disse as maiores asneiras deste blog nos últimos anos, pegou a mesma doença do Pinto e diz que todo mundo é o Segafredo.

Aliás, o Pinto tem usado tantos nicks que nem mais se estou falando com ele ou não.

Tag-Heuer
Tag-Heuer
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Maclata………

O Marmelada é o Pinto………isso vc já sabia né?

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Prezado Alfredinho, como diz a lei, o ônus da prova é de quem acusa. Faço argumentações, coloco as informações com base nas reportagens deste portal e você escreve isto. Então, o senhor não leu todas as minhas publicações. Só pode.

Garagista
Garagista
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

As duas viúvas resolveram manter o puxa-saco da Mercedes no blog?

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Prezado Garagista, não sou puxa-saco; sou torcedor. E ninguém me mantém em lugar algum. Até onde eu saiba, estamos numa democracia e num país livre e posso ir ou deixar de ir aonde quiser.

Garagista
Garagista
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Não converso com cópias. Sinto muito!

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Prezado Garagista, fique à vontade sobre com quem ou não você queira conversar. Eu tenho a absoluta certeza de que não sou cópia.

timo
timo
4 anos atrás

acho engraçado essa de chamar o max de verstapinho, fala sério, “inho” era o pai dele.

J Fernando
J Fernando
Reply to  timo
4 anos atrás

Vai de Verstapão,

Mônica
Mônica
4 anos atrás

O meu gatão precisa acordar para a vida e para o esporte. Assim não dá! Ele tem que tomar uma atitude de campeão!
Mas eu sei o que está acontecendo. É tudo culpa daquela Mortícia que tira a inspiração do meu amado!
Melhores pistas virão!

#IceKiss

Clayton Araujo
Clayton Araujo
4 anos atrás

Corrida sem graça, só as ultrapassagens do Leclerc e do Ricardo salvaram um pouco a madrugada. Bottas correu como gente grande, e foi muito engraçado ver o Hamilton tirar 9 segundos pro Vettel em apenas 6 voltas e depois não conseguir ultrapassá-lo mesmo de asa aberta na reta principal. O motor da Ferrari parece mesmo um foguete na reta. Adorei a cara de bundão do Max após abandonar pelos danos causados pela batida com o Lec Lec. Provou do próprio veneno, ele que adora fazer isso com os outros.

CHAGAS
CHAGAS
4 anos atrás

Da-lhe Bottas.
Primeira vez que a Mecedes trabalha exclusiva pro finlandês e o que acontece?
Vitória fácil, e pra variar com Hamilton num chororo danado no rádio.
O que o Inglês queria? Foi dominado no treino 1 e 2, foi dominado nas duas voltas rápidas do Q3, a largada nem se fale Bottas humilhou geral, na primeira parada do finlandês Hamilton estava 8 segundos atrás, na segunda… 12 segundos atrás e na terceira mais de 20 segundos. Bottas foi mais rápido e constatante. Só no fim da corrida quando o 44 calçou pneus macios zeros que Hamilton foi melhor.
Dominado e ainda quer a vitória…….. ah Hamilton um pouco menos meu caro.

Assombração
Assombração
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

E pra completar, mesmo com pneus zeros e macios, Hamilton não conseguiu passar Vettel.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
4 anos atrás

Desnecessária a manipulação do resultado pela Mercedes. Querem garantir o vice do Bottas.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Thiago Azevedo
4 anos atrás

Thiago, sou torcedor da Mercedes e também achei desnecessária a última troca de pneus de Lewis Hamilton. A equipe estava fazendo dobradinha naquele momento. Para a equipe, não importa quem chega em primeiro ou em segundo lugar: chegando com os dois pilotos nas duas primeiras posições, a equipe somaria 25+18=43 pontos. Entretanto, com a primeira e terceira colocações e a volta mais rápida, a equipe somou 25+15+1=41 pontos. Por sorte, a concorrente somou 18+6=23 pontos. Se não fosse isto, estaríamos discutindo a estratégia errada da Mercedes em vez da comemoração do título de construtores.

Bom, espero que tirem uma lição disto.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Salve, Renato!
Eu não concordo. Até o final da temporada, a Mercedes fará um ponto.
O que é melhor, um troféu-resultado de 2º lugar, ou um troféu-resultado de 3º lugar + melhor volta da prova (sendo que nesta ultima você interferiu no resultado)?
Por melhor que tenha sido a prova do Bottas, ele não passaria o Hamilton.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Prezado Thiago, a meu ver, uma dobradinha é melhor que um primeiro e um terceiro lugares, mesmo com a volta mais rápida. Para transformar isto em números, digo que, a dobradinha dá à equipe 43 pontos (25+18). Já o primeiro e o terceiro lugares, com volta mais rápida dão à equipe 41 pontos (25+15+1).

Quanto ao Bottas passar ou não o Hamilton, também tenho minhas dúvidas. Mas, depois da possibilidade de ordem de equipe, não sei se o Bottas não passaria Grande Prêmio, 13/10/2019, disponível em https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/mercedes-revela-que-cogitou-pedir-que-hamilton-deixasse-bottas-passar-no-japao.

Garagista
Garagista
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Tem certeza que uma dobradinha é melhor que um primeiro e terceiro lugares?

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Prezado Garagista, prefiro abster-me de responder à sua pergunta.

Assombração
Assombração
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Não esquenta, Garagista! O Renato é novo no blog e ainda não aprendeu isso.

Gabriel P.
Gabriel P.
4 anos atrás

A F1 deveria (se é que não tem) como regra numero 1, só é punido piloto que levar vantagem ou prejudicar a corrido de outrem, ao cometer alguma falta.
Como Vettel não levou nenhuma vantagem (muito pelo contrário) não há pque punir.
E falando em Vettel acho que por algum motivo, Hamilton não quis ultrapassá-lo, pois o cara tira 5s em tres voltas e quando chega , não passa?

J Fernando
J Fernando
Reply to  Gabriel P.
4 anos atrás

Em reta, a velocidade das Ferrari são as melhores do grid.
Hamilton tentou ultrapassar sim, mas precisava sair colado na curva antes da grande reta. Ele só conseguiu isso uma vez, com uma distância de 0.300 s e pouco. Foi a melhor chance, mas não deu. Nas outras vezes que chegava colado, com distância superiores a 0.450 s não dava mesmo.
Há uma outra explicação também sobre a dificuldade de ultrapassar, que é a turbulência ao seguir o carro da frente.. Em uma entrevista o Grosjean resumiu corretamente que “está mais fácil perseguir, mas difícil ultrapassar”

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  J Fernando
4 anos atrás

Afinal de contas o carro da frente gera “vácuo” (o que possibilita passar com facilidade ) ou turbulência ( que dificulta ?
Sem dizer na tal asa aberta.

J Fernando
J Fernando
Reply to  J Fernando
4 anos atrás

Quem dera eu fosse capaz de explicar esta controvérsia.
Ficamos com “carros da mesma equipe: vácuo. Carros de equipes diferentes: turbulência”.
A lógica disso eu não tenho a menor ideia.

CRSJ
4 anos atrás

O Bottas acabou ganhando a corrida na largada enquanto o Vettel acabou perdendo a corrida na largada.
Mercedes campeã de construtores, só falta o carimbo do Hexa pro Hamilton.
Verstappen foi abalroado pelo Leclerc na largada e depois quase xingou o Mundo pela não punição do Leclerc naquela hora. Os comissários na verdade estão mais acostumados em punir o Verstappen e não o Leclerc.
O gráfico dos pneus nessa corrida era Pirata, só saía informação errada.

Alfredinho
Alfredinho
4 anos atrás

O GP até que foi animado, apesar do clima de fim-de-festa decretado pelos títulos já garantidos. pela Mercedes e seus pilotos (somente Bottas ainda pode tirar matematicamente o título de Hamilton).
Começou com a queimada / bobeada de Vettel na largada até a bandeirada com uma volta a menos, que fez Perez (já fora da corrida) pontuar (hahaha!), devido ao regulamento validar a volta anterior no caso em questão.

E foi no Japão. Imaginem se fosse no Brasil.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
4 anos atrás

Os comissários inventaram hoje a meia-queimada de largada. Assim como não existe meia-gravidez, também não existe meia-queimada de largada. Esse papo de que estava dentro dos limites de tolerância também foi inventado hoje, pois em outras corridas as queimadas de largada foram punidas.

Vettel e seus fãs já podem se preparar para o fato de que o hexa do Hamilton é só uma questão de tempo.

deABREU
deABREU
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
4 anos atrás

eu acho uma boa invenção, porque não fazia sentido punir essa queimada quando o cara tira o pé logo em seguida e acaba fazendo uma laraga muito pior do que faria sem queimar.
a perda de tempo com o erro já é punição o bastante.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
4 anos atrás

Deixa de ser bobo, cara! O hexa do inglês estava garantido desde a primeira corrida deste ano.
Se os comissários consideraram a largada queimada do alemão dentro da tolerância, é porque ela existe no regulamento da FIA. Tu quer saber mais do que os caras?
É cada um que aparece…

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Bobo é você, que parece a Mãe Dinah, fazendo previsão do hexa do Hamilton logo na 1ª corrida do ano. Ninguém consegue prever como será o campeonato inteiro com apenas uma corrida. Ninguém!

Seu ídolo Vettel poderia fazer um grande favor para todo mundo que sabe que ele é uma farsa: ele poderia imitar o Nico Rosberg e pedir a aposentadoria.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Ih… mais um que fala igual ao Segafredo!

Diogo
Diogo
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
4 anos atrás

E sim mano cuestao di tempo. Maiiiis, dexa o Vettel. Ele mais se prejudicou com aquilo que favoreceu-se (jesuis do português). Foi por isso que nao puniram. Tipo queimou, viu q queimou as bielas e foi consertar a cagada, freiou e se fudeu. E eu concordo. Nao sejamos caxias. Qm sabe se ele fizesse o servico serto nao ganhava a poha toda, afinal, segurou o Amirto no fim, nao segurou?

Bola da Vez
Bola da Vez
4 anos atrás

Eu acho que a corrida terminou uma volta mais cedo pra dar tempo da Globo mostrar o pódio. Só pode!

Garagista
Garagista
Reply to  Bola da Vez
4 anos atrás

Ah, sim! Agora eu entendi porque teve pódio nessa corrida…

Flavio Lopes Padilha
Flavio Lopes Padilha
4 anos atrás

Saudações Flavinho!!! A Mercedes devolveu aquela tão falada prova para o Bottas e aí, encerra-se o campeonato…Faltando 11 volta e com pneus tinindo, Hamilton jamais iria parar mas trato é trato e chega de escutar ” devolvam a vitória ao Bottas”…Vai ser uma atrás da outra…abs

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Flavio Lopes Padilha
4 anos atrás

Comentário típico de torcedor fanático não Flavio?
Agora ontem a globo se redimiu um pouco com seu astro. Puxou o saco de Hamilton a corrida inteira, pra descontar aquele ano quando o inglês disputou o título com Massa. Foi o piloto da corrida, mesmo levando uma surra de Bottas, nem sequer passou Vettel com borracha muito mais desgastada. Reginaldo Leme se salvou dando seu voto à Albon.
Já na opinião sentada do resto do mundo, o piloto da corrida foi Bottas. Agora o resto do mundo não é brasileiro manipulado pela opinião pública.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

“sensata”

Ferrarista
Ferrarista
4 anos atrás

A viúva vive desenterrando o falecido! Toma jeito nessa lata e deixa o homem descansar em paz!

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

Postei o comentário acima no lugar errado! Era para o TAG-HEUER (12;38).

Garagista
Garagista
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

Isso é o que dá, ficar enchendo a cara de Coca-Cola no domingo.

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
4 anos atrás

Flavio,
não lembro direito mas a largada não é considerada “queimada” quando tambem é superada a linha de partida antes das luzes apagarem ? No caso do Vettel hoje ele realmente deu um pulinho antes mas sem superar a linha de partida.
Vanni Rebonato

Saima
Saima
Reply to  Vanni Rebonato
4 anos atrás

Não se considera queimada quando não se ultrapassa a linha da posição no grid, smj.

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
Reply to  Saima
4 anos atrás

Então, sendo que Vettel nao ultrapassou a linha no grid, se tornam desnecessários todos os comentários a respeito…
Obrigado

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
4 anos atrás

Prezado F&G : O piloto número dois da Equipe Mercedes-Benz ( Bottas), garantiu a sexta conquista da marca estrelada MB, com essa conquista faz com que a imagem da empresa tenha um valor e um lucro extraordinário, vai faturar milhões em vendas de produtos e veículos.. F-1 é um empreendimento econômico e financeiro, o esporte é apenas um detalhe.

Diogo
Diogo
Reply to  Paulo Fonseca
4 anos atrás

Eu sei q vc e feliz mano. blz. Mas vai la e pesquisa palavras chaves, Daimler, Geely. Quero ver se continua tão fá assim!
Bom, se continuar também, tudo bem!

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Diogo
4 anos atrás

Bom, eu fui lá e digitei Mercedes-Benz: apareceu cada máquina e só notei um detalhe: faltou o dinheiro para levá-las para a minha garagem (que também não tenho, por falta de dinheiro para construí-la)!

Costa
Costa
Reply to  Paulo Fonseca
4 anos atrás

A Mercedes e seus carros horrorosos?

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Costa
4 anos atrás

Gosto não se discute: você tem todo o direito de achar o visual do jeito que quiser; já eu acho os carros mais bonitos do planeta. Agora, em quesitos objetivos, como desempenho, tecnologia e segurança, compare com outros veículos: verás que os Mercedes-Benz consomem menos combustível por quilômetro rodado (de cada categoria), tem mais tecnologia embarcada e a nota no Crash Test é máxima.

Igor
Igor
4 anos atrás

O “James, it’s Valtteri” foi referência ao “Valtteri, it’s James”, quando pediram a ele pra dar a posição ao Hamilton.

Diogo
Diogo
Reply to  Igor
4 anos atrás

Será? Eu sei q é piada, mas seria engraçado, realmente. Queria ver ele começar a dar uma canseira no Hamilton no fim, so pra ver o circo pegar fogo. Dai eu acordo! Mas seria legal!

Roberto
Roberto
4 anos atrás

Quer dizer que a Mercedes tem Hamilton como primeiro piloto? Não parece.
Estou aqui imaginando o Hamilton olhando o video do momento da troca dos pneus médios pelos macios. A TV mostrou que tinha 70% de pneus nos quatro. Equilíbrio total do carro.
Ou seja, a Mercedes tirou a vitória dele e o segundo lugar.
Não tiveram coragem de pedir para no final ele deixar o Bottas passar e fizeram essa merda de estratégia.
Bem, se eu tinha duvidas que em 2021 o Hamilton corre em outra equipe, hoje não tenho mais. Resta saber onde? Não é muito difícil a resposta..

Assombração
Assombração
Reply to  Roberto
4 anos atrás

Calma, Roberto! A equipe Mercedes quer dar o vice ao Bottas. Só isso.

Roberto
Roberto
Reply to  Assombração
4 anos atrás

Vou acreditar em você que é pelo Vice do Bottas. Não é ironia.
Mas chamar o cara com os pneus médios em excelentes condições foi realmente estranho.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Roberto
4 anos atrás

Pois é Roberto e você se atentou também que Bottas com 11 voltas de pneu médio (de acordo com o tal gráfico fajuto) tinha 90% de pneu?
Com mais 24 voltas acabava a corrida e ele também não precisava parar.
E Hamilton com apenas 8 voltas de pneu macio e vem de novo o gráfico que só você acreditou, e diz que ele só tem 20% de pneu???? Hamilton deu 22 voltas de tanque cheio no inicio da corrida com o mesmo composto.
Barbaridade cada Hamiltete que tem aqui no blog viu….. basta ser superado pelo finlandês que elas morrem de inveja…….. calma fruta o titulo ta quase na mão.

Assombração
Assombração
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Chagas, pneu macio desgasta muito rápido.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Estamos falando de 8 voltas Assombração…. 8 voltas e 80% do pneu macio tinha ido pro espaço, você também acreditou no gráfico???
E também de macios ele deu 22 voltas e o gráfico apontava os mesmos 80% de desgaste.

Saima
Saima
4 anos atrás

Outra grande corrida do Albon, na minha modesta opinião, o melhor do dia. As Ferrari estavam quase 10 km/h mais rápidas que as Mercedes depois da 130R. Quem sabe no ano que vem tenhamos um campeonato?

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Saima
4 anos atrás

Bom, conhecendo a estrutura que a Mercedes construiu para a Fórmula 1, com atualizações, em média, a cada 20 minutos e a possibilidade de funcionar 24 horas por dia, espero um aumento da potência do motor Mercedes-Benz e, no mínimo, uma década de domínio da Mercedes (já que tive de aturar a máfia italiana por seis anos seguidos e a Red Mula por quatro, que aturem a Mercedes por dez anos), para amenizar a meleca que o povo brasileiro fez de eleger esta porcaria de representante da república com aquele Partido do Suco de Laranja.

Garagista
Garagista
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Renato, você não pode ter bronca da Ferrari de Schumacher e nem da Red Bull de Vettel, já que você adora os engenheiros alemães da Mercedes.
A Ferrari e a RBR foram vitoriosas por anos graças aos seus pilotos alemães.

Vai gostar de Schuckrute assim lá no inferno!

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Prezado Garagista, e desde quando Michael Schumacher e Sebastian Vettel são engenheiros? Posso ter bronca das “equipes” sim, já que a máfia do pangaré amarelo e preto é italiana e a das latas dos chifrudos é austríaca.

Além do mais, torço para a Mercedes, não importa a nacionalidade do engenheiro que estiver contribuindo para que a equipe ganhe o mundial de construtores. Quanto aos pilotos citados, não estou nem aí. É igual time de futebol: não importa se o jogador é o melhor do mundo; o que importa é que o time seja campeão.

Garagista
Garagista
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Lembrei! Não converso com cópias.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Prezado Garagista, é um direito seu conversar ou não com quem você quiser. Eu afirmo-lhe, com toda a certeza, que não sou cópia.

Pé de BREQUE
Pé de BREQUE
4 anos atrás

barrigada sim do Lecréc no Marx

Diogo
Diogo
Reply to  Pé de BREQUE
4 anos atrás

E um vigaristinha esse muleclerc!

Garagista
Garagista
Reply to  Pé de BREQUE
4 anos atrás

Vai ter que fazer DNA pra saber se o filho é do Max ou do Lec-Lec.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Garagista
4 anos atrás

Garagista, muito boa esta: melhor piada desta publicação.

Pé de BREQUE
Pé de BREQUE
4 anos atrás

barrigada do Lecréc no Marx

Garagista
Garagista
Reply to  Pé de BREQUE
4 anos atrás

Valendo a resposta acima.

EMERSON
EMERSON
4 anos atrás

A prova mostrou que Vettel é muito superior ao hamilto quando se trata apenas da questão piloto, mas quando se trata de carro a mercedes arrasa pela competencia, a Ferrri é veloz, forte, etc…. mas fazem muitas trapalhadas e isso dá os titulos pra mercedes e hamilton como capim na beira da estrada….como tirar doce de criança….. e a mercedes tem um regulamento feito sob medida pra ela, corre só pro hamilto ( o Bottas não meche um dedo não fala uma palavra que não seja por ordem de equipe, vejam que nessa corrida queriam no fim entregar pro hamilton mas não deu bem certo pois tinha o Vettel estragando tudo no meio, fora isso Bottas faria duas paradas e hamilton só uma e ganharia a corrida num espetáculo mais fajuto que
produtos do paraguai….) etc…. então dá nisso, pra mim é algo desagradavel e nojento, não temos mais F1, a mercedes transformou a F1 num chiqueiro.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  EMERSON
4 anos atrás

Olhe, só percebo preconceito puro e simples em seu comentário, começando pelo ridículo fato de você utilizar primeira letra minúscula ao nomear Hamilton, além de não colocar a última letra. Isso além do fato de menosprezar suas qualidades e competência, que, para mim, são superiores às do Vettel, considerando-se o que ambos já fizeram em suas carreiras. Quanto à Mercedes ter um regulamento feito sob medida para ela, uai, ele não é o mesmo para todos? Ou a RBR tinha um regulamento feito sob medida para ela entre 2010 e 2013? A Ferrari entre 2000 e 2004? Sem comentários…

guest
guest
4 anos atrás

Por que “passaram pano” para a queima de largada do Vettel , ao contrário do Raikkonën na corrida anterior?

Assombração
Assombração
Reply to  guest
4 anos atrás

Raikkonen foi além do limite tolerado no regulamento.

Diogo
Diogo
Reply to  guest
4 anos atrás

Ja comentei acima, mas, minha opiniao; ele queimou, porém queimou mal pra cacete. A regra deve ter sido criada pra impedir nego de dar uma de espertinho. O cara perdeu posição! Punir pra quê? Basicamente isso.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Diogo
4 anos atrás

kkkk, eu pensei a mesma coisa.
Ele queimou sem intenção, tanto que o carro não avançou, deu uma engasgadinha e acabou perdendo posição.

McLaren-12
McLaren-12
4 anos atrás

É com pesar que informamos que o nosso colega Marmelada-44 deverá, ou deixar o blog ou trocar de nick. Aquela vitória da Rússia tirada do Bottas foi devolvida na data de hoje.

Amém!

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Eu já me despedi na carona de um dos teus nicks falsos, mais abaixo. A vitória foi devolvida, realmente. Está na hora da equipe trabalhar no vice do Bottas.
A Mercedes também quis pegar a volta mais rápida e escolheu Hamilton para isso, pensando que, logo que o inglês faturasse a volta, ultrapassaria Vettel com facilidade, já que estava com pneus novos e macios.
Mas não foi isso o que aconteceu. Vettel mostrou, mais uma vez, que está com todo o gás!

Tchau, viuvinha.

Trapalhada-8
Trapalhada-8
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Só está faltando agora o Alonso devolver a vitória roubada do Massa na Alemanha/2010.

Essa foi pro saco!

Garagista
Garagista
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Já notaram? Viúva adora notícia fúnebre.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Garagista
4 anos atrás

Nossa!

Anotei essa. Meu filho contará amanhã no recreio da segunda série e será o novo ídolo dos amiguinhos.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  Garagista
4 anos atrás

Nossa! Anotei isso, sua Schukruzete engraçada e vou usar na minha roda de viúvas desconsoladas.

Vai fazer sucesso, viu?

Flavio Lopes Padilha
Flavio Lopes Padilha
4 anos atrás

Pronto Flavinho…aquela vitoria do ano passado está ´devolvida…Uma vergonha de GP!!! estou acreditando mais em brigas de formigas na Tailândia do que na F1…Palhaçada que fica por conta do Fox Nitro…aguardarei!!! abs

Rafa
Rafa
4 anos atrás

Esssas disputas Mercedes/Ferrari estão legais. Parece uma briga entre Mustang e 911, com o Porsche claramente mais equilibrado, mas passando a corrida toda atrás do Mustang por não ter a mesma velocidades nos pontos de ultrapassagem. Não é a primeira vez. O Hamilton disse no Canadá que não ficou na dele não, por causa da punição ao Vettel. Ele não conseguiu passar por causa da velocidade de reta da Ferrari. Bem, isso mostra que, além de bom de reta, o Mustang está também ficando equilibrado o suficiente para conseguir boas saídas de curva. Se fosse o Camaro no lugar do Mustang, o 911 passaria. Kkkkk. Abraços

Brabham-5
Brabham-5
4 anos atrás

O titulo de construtores foi conformado pela Mercedes, assim como Hamilton já é campeão, só falta oficializar.
O que vale é que Vettel FOI MELHOR QUE LECLERC DE NOVO, fez a pole com direito á recorde de pista, e chegou á frente de Leclerc, Hamilotn e Verstappen.
E o toque final foi o INCONFORMISMO E A TRISTEZA do narrador, do comentarista ex-piloto e do velho jornalista com o Vettel á frente desses caras no final da corrida.
Procuraram falha pelo em ovo para punição do Vettel desde a largada.
O narrador inclusive chegou a apostar no ALBON(!) para a pole e a vitória na corrida, ignorando o alemão.
Minha vitória e dos demais fãs de Vettel será ver hamiltetes, leclerzetes e verstappetes engolindo o alemão até o final da temporada.
Espero que com o titulo confirmado de Hamilton e da Mercedes, finalmente a FERRARI e a Mercedes liberem TODOS os seus pilotos a disputarem a vitória nas corridas restantes do campeonato, sem “jogo de equipe” e mimimi de piloto mimadinho que parece que “não sabe brincar se não vence”, com foi LEWIS HAMILTON hoje pelo rádio com sua equipe.
Ah, como eu gostaria de ver Hamilton na RBR, na Renault, na Force India…
Mimadinho.

Micromax
Micromax
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

kkkkk………quanto rancor Schukruzete. As pessoas apenas expõem os fatos, vc deveria tbm tentar enxergá-los.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  Micromax
4 anos atrás

Liga não, viúva amiga! Esse Piquetista não entende nada do que nós entendemos.

Tag-Heuer
Tag-Heuer
4 anos atrás

Vamos as indignações………….

Primeiro o Schukrute: ……….como pode a Fia, através de seus comissários, não aplicar punição para a queima de largada do alemão??? Hoje Vettel deu uma de Prost, que em 89 e 90 aplicou o mesmo subterfúgio para obter vantagem sobre Senna, e como todos sabem, por ter a proteção da mão suja do balestre passou batido.

Agora o merdinha holandês: ……O que me espanta mais nesse sujeito é a sua cara de pau. Na Áustria foi feito vista grossa depois que ele tirou o Charles da pista e hoje ele vem querer chorar?? E corrigindo o Flávio, ele não ultrapassou Leclerc, mas estavam lado a lado e ficou claro que o Monegasco não espalhou pra cima dele…..o que ele queria?? que a Ferrari tirasse o pé?? kkkk Esse pilotinho de merda tem que comer muito arroz com feijão pra querer ser gente! E já está levando calor do Albon, que na classificação fez o mesmo tempo. Aliás já tem 3 corridas que o tailandês o supera em corrida!

Sobre Hamilton……..será Hexa campeão merecidamente, e hoje a equipe lhe tirou a vitória claramente.

Ricciardo………..deveria ser o piloto do dia pela corrida e posições que recuperou. isso só foi possível porque a equipe não resolveu arriscar demais na estratégia! Ou seja, hj não fizeram merda!

Leclerc………continua sendo perseguido pela Fia com as interferências de seus “ótimos” comissários! Poderia sim ter vencido a prova.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Tag-Heuer
4 anos atrás

Não adianta mudar o apelido.
No primeiro parágrafo já dá para reconhecer pela quantidade de asneiras que é o mala do cagafredo destilando sua ignorância + recalque por pilotos alemães.
Agora a “reencarnação do finado” é o Leclerc.
“Prejudicado pela FIA”. Agora o Jean Todt é o novo Balestre…
Só merda.
Some daqui, viúva insuportável.

Tag-Heuer
Tag-Heuer
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Suma vc Schukruzete iludida…..! Ou aceite(não precisa concordar) a opinião de quem enxerga F1 de verdade.

Taca-Hora
Taca-Hora
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Entendeu, sua Schukruzete nervosinha? Eu enxergo F1 de verdade toda vez que eu ligo a TV na hora da corrida.

Ricardo
Reply to  Tag-Heuer
4 anos atrás

Rapaz, como o Leclerc poderia ter ganho a corrida depois de ter estrupido sua asa dianteira?

Rafa
Rafa
Reply to  Tag-Heuer
4 anos atrás

Vettel não foi punido porque eu enviei um Whats a meu amigo Tom Kristensen pedindo pra deixar esta passar. Kkkkkkk. Brincadeira, tá??? Eu não tenho o Whats do Tom Kristensen. Kkkkkk

Hamilton: por que a equipe claramente tirou a vitória de seu primeiro piloto??? Ela teria tirado é a do Bottas, se fizesse estratégias diferentes para ambos, privilegiando o inglês em uma rara corrida em que o finlandês foi melhor. Treinou melhor, largou melhor, correu melhor!!!

Leclerc poderia vencer se a FIA não tivesse interferido? Tá maluco, rapaz? Ele teria ficado em sexto, sua posição de pista, porque com ou sem FIA, e independente da culpa, houve o toque com o Verstappen na primeira volta, que o obrigou a parar e cair para último. Eu, heim.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Tag-Heuer
4 anos atrás

Das três, uma ou duas ou as três, cara viúva:

1. A equipe Mercedes quis devolver ao Bottas a vitória roubada na Rússia.
2. ……………………………………….. quis faturar a volta mais rápida com Hamilton.
3. ……………………………………….. acreditou que Hamilton, com pneus novos e macios, conseguisse passar Vettel nas voltas finais, fazendo mais uma dobradinha.

Eu fico com a primeira opção. A vitória roubada na Rússia foi devolvida ao Bottas e portanto, não há mais motivo para eu estar aqui.

Obrigado. caro Gomes, pela paciência.
Fui!

Marcos Alencar
Marcos Alencar
Reply to  Tag-Heuer
4 anos atrás

Nao

Garagista
Garagista
Reply to  Marcos Alencar
4 anos atrás

Esse Segadredo nunca vai entender que o seu ídolo midiático ficou na Tamburello.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Tag-Heuer
4 anos atrás

Indignação é uma coisa, delírio é outra completamente diferente. E olha que eu concordo que Vettel deveria ter sido punido pela queima de largada. Agora, perseguição a Leclerc só pode ser piada, a imagem do carro de Sainz mostra claramente o ferrarista abrindo a curva mais do que o necessário para cima de Verstappen (que todos sabemos que não é nenhum santo, mas que hoje foi, sim, prejudicado). E, sobre ele “poderia sim ter vencido a prova”, não consigo parar de rir.

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Tag-Heuer
4 anos atrás

Viúva, deixa o falecido descansar em paz e toma jeito nessa lata!

Assombração
Assombração
Reply to  Tag-Heuer
4 anos atrás

Segafredo, você ficou com raivinha do Verstappinho, só porque ele espancou o Riccardão até fazer o Australiano Atolado correr da Red Bull.

Não adianta, viuvinha, o canguru vai ser sempre isso que estamos vendo a cada gepê. Nada mais.

Tag-Heuer
Tag-Heuer
Reply to  Assombração
4 anos atrás

kkkkk……Ricardão é muito mais piloto que o Merdinha holandês.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Assombração
4 anos atrás

Do mesmo jeito que você ficou com raivInha do Ricciardo quando ele espancou o Vettel em 2014, Pinto.

Muda o nick, mas a incoerência continua a mesma.

Assombração
Assombração
Reply to  Assombração
4 anos atrás

Essa viuvinha multifaces adora gozar com o pinto dos outros.

JP
JP
Reply to  Assombração
4 anos atrás

Fã de piloto campeão ainda vai, mas fã de piloto que nem título tem….só no bRAZIU mesmo.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Assombração
4 anos atrás

Ricciardo é um bom piloto. Os impedimentos para um possível título do australiano, a meu ver, são os seguintes.
Ele pegou uma RBR em curva descendente (Vettel já tinha conquistado tudo o que era possível na equipe).
Há dez anos que vivemos uma era de equipes dominantes (quem não estiver em uma delas, durante sua hegemonia, não vai ganhar campeonato).
As duas equipes que podem virar o jogo pra cima da Mercedes são a Ferrari e a Red Bull. Ricciardo já saiu de uma e com certeza, não volta e a outra está com dois “queridinhos” (e mesmo que o alemão saia, Leclerc será o piloto da vez).
E o tempo está passando para o Sorrisão.

Diogo
Diogo
Reply to  Tag-Heuer
4 anos atrás

Ceis sao uma comedia negada. Quero ver se o marmelada some mesmo, anotei. Hahaha. Pior que fico com a devolvida também pelo radio do Bottas: “O Hamilton vai parar mesmo?” “Sim, Valteri, ele vai” Hahahahaha.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Tag-Heuer
4 anos atrás

Leclerc não é culpado de acabar com a corrida de Max?
Verstapen pilotinho de merda?
Albon dando calor no holandês?
Hoje a vitória claramente era de Hamilton?
Ricciardo piloto da corrida?
Leclerc perseguido?
Nunca li tanta asneira em um único post.

Micromax
Micromax
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Vc teve foi um choque de realidade, admita! Saia dessa matrix de enxergar uma corrida que lhe seja conveniente sob a perspectiva de uma Schukruzete que vc é.

Micromaxo
Micromaxo
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

E saia já dessa Matrix, que eu aluguei do Allez Allonzo desde que ele abandonou o blog!

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Tag-Heuer
4 anos atrás

É o Segafredo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tag-Heuer
Tag-Heuer
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

Eu mesmo……e daí ??

Taca-Hora
Taca-Hora
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

A viúva foragida do mausoléu, só pra zoar vocês!