LAWSON & RB

Ricciardo e Lawson: neozelandês será titular

SÃO PAULO (já era) – Liam Lawson será titular da É Aproximação ou Coloca a Senha? no ano que vem. A filial da Red Bull, que até o ano passado se chamava AlphaTauri, vai dispensar no fim da temporada Daniel Ricciardo. O neozelandês de 22 anos foi confirmado informalmente por Helmut Marko, guru da marca de energéticos e das duas equipes por ela mantidas.

“Nossos acionistas querem que funcionemos como um time júnior, como sempre foi. O objetivo ao trazer Ricciardo era promovê-lo para a Red Bull novamente se ele tivesse performances extraordinárias. Mas essa vaga agora é de Sergio Pérez, então o plano inicial está invalidado. Temos de colocar um piloto jovem logo [na equipe júnior]. E ele será Liam Lawson.”

Com essa declaração, Marko demite Ricciardo e o joga de volta ao mercado. Porque Tsunoda já renovou e fica na — vá lá — Visa Cash App RB pelo menos mais um ano. Faz um bom campeonato e tem o aporte da Honda. Caso encerrado.

Lawson substituiu Ricciardo em cinco corridas em 2023, depois que o australiano bateu seu carro nos treinos para o GP da Holanda e quebrou a mão. Ele, que desde a saída da McLaren vinha trabalhando como “embaixador” da Red Bull, sem correr, assumira pouco antes o carro no lugar do demitido Nyck de Vries. Lawson correu em Zandvoort, na Itália, em Singapura, no Japão e no Catar. Depois disso Ricciardo voltou ao cockpit da então AlphaTauri para fechar o campeonato. Mas o menino deixou ótima impressão. Fez até pontos com um nono lugar em Singapura, depois de se classificar em décimo no grid daquela corrida.

Ricciardo, portanto, chega à Áustria, neste fim de semana, tendo de procurar emprego de novo. Há vagas abertas para 2025, caso ele não saiba, na Mercedes, na Sauber/Audi, na Haas, na Alpine e na Williams. É bom seu empresário correr, porque está cheio de gente na fila. E pelo que vem fazendo nos últimos anos o simpático Ricardão, convenhamos, não será disputado a tapa.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Duarte
Marcelo Duarte
2 dias atrás

O empresário do ricc precisa correr mais do que ele… se ele conseguir uma vaga pro seu cliente depois de ter sido embolsado pelo tsunoda, merecerá um troféu.

Thiago Bosco
Thiago Bosco
2 dias atrás

Acho que o Ricciardo perdeu o tesão, acontece, vida resolvida e sem muitos motivos para ir além. Não sei nem se tem vontade de correr em outra categoria. Poucos são como Rubinho e Kimi, que realmente gostam de correr e se empenham ao máximo independente do tamanho da equipe.

arix0y0@gmail.com
2 dias atrás

DANIEL tá na cova dos leões mas Chapolim Colorado não irá salva lo agora…pelo contrário vai atiçar os leões
DR MARKO, Gerente do Circo quer espetáculo e bilheteria.
Riccardão sifu…

Jonny'O
Jonny'O
2 dias atrás

Na historia da F1 o ciclo normal de um piloto era de 7 anos ,mais ou menos , digo normal. Hoje passa facil de 10 anos , muitas coisas influenciam isso , mas creio que a maior delas é a segurança.
Ricardon ,assim como Vettel , meio que seguiram a escrita antiga e perderam forças depois dos 7 anos acelerando um F1, o ciclo do australiano acabou na F1, deveria se virar a tempos para o WEC , é “a terra do ouro” do momento ,cheio de fabricas , regulamento fake(BOP) que todos andam juntos (quase todos) e pra ele saindo da F1 seria perfeito por lá.

Paulo Mendes
Paulo Mendes
2 dias atrás

Na minha opnião, o Ricciardo ficou intimidado pelo desempeho do Max Vesrtapen, quando correram juntos na RedBull e a equipe, obviamente tornou-o “segundão”. Dai quis sair e se deu mau. Alguns pilotos são bons, mas poucos são fora de série, como é o Max Verstapen.

Abaixo a comparação dos dois quando correram juntos:
Largadas: Max 33 x 25 Ric
Chegadas: Max 32 x 24 Ric

Fonte:
https://www.statsf1.com/en/max-verstappen/coequipier-detail-daniel-ricciardo.aspx

Paulo Mendes
Paulo Mendes
Reply to  Paulo Mendes
1 dia atrás

correção:
… e se deu mal (com L)

Bartholomeu Bandeira
Bartholomeu Bandeira
2 dias atrás

FuerA Riccardon
Adiós muchacho !

Tales Bonato
Tales Bonato
2 dias atrás

Ricciardo, o canguru perneta. Ele lembra o Vettel. Que também em algum momento inexplicavelmente teve o talento e a velocidade perdidos. Como num passe de mágica.

Eu gostava da pilotagem arrojada dele desde os tempos da F3. Mas, considerando o desempenho medíocre atual, espero que ele dê lugar a algum jovem talentoso a partir de 2025. Chega de braços duros e ex-pilotos em atividade no grid da F1.

jose carlos
jose carlos
2 dias atrás

a tendência é que esses tres pilotos dessa geração do início dos anos 2010 (Ricciardo, Magnussen e Bottas) se aposentem ao final da temporada… e que bom: nenhum deles acrescenta mais absolutamente nada ao grid atual. E, sinceramente, entre Pérez e Ricciardo, o mexicano tem resultados infinitamente mais expressivos correndo pela Red Bull do que o australiano, por mais que a imprensa especializada local brasileira odeie pilotos hispano-americanos e faça uma campanha de ódio aberta e declarada contra Pérez desde que ele estreou na F1. Gostem ou não ele é o melhor e mais vitorioso piloto latino-americano dos últimos quinze anos.

Last edited 2 dias atrás by jose carlos
Gilson
Gilson
Reply to  jose carlos
2 dias atrás

Ricciardo, Magnussen e Bottas precisam de novos ares. IndyCar, WEC, DTM, SuperGT e/ou Australia Supercars podem ser melhor. Certamente achariam os caminhos das vitórias e títulos.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  jose carlos
1 dia atrás

Acho que ninguém aqui perde tempo fazendo campanha contra Perez. Ele só é ruim mesmo…quando foi pra McLaren foi uma lástima…e em comparação com Verstappen dá até dó…se com um canhão como é a RedBull ele não ganhasse alguma coisa pelo menos…quando começa a corrida, a gente sabe que Verstappen vai disputar a vitória com carro ou sem carro do mesmo jeito que sabemos que Perez não vai chegar nem perto de disputar nada…

Ednaldo
Ednaldo
2 dias atrás

Bearman e Lawson são os mais próximos de nova geração chegando. Será que algum deles – incluindo o Kimmi Antonelli, vão conseguir “atropelar” os nem tão novos assim mas também muito promissores Leclerc, Norris, Russel, Piastri (esse até que bem novinho também) e, vá lá, Tsunoda, Ocon e Gasly?

Jorge Luis
Jorge Luis
2 dias atrás

Amigos o Perez leva um caminhão de dinheiro … è simples assim ….

Wbj
Wbj
Reply to  Jorge Luis
2 dias atrás

Penso que a Red Bull nao esteja com o pires na mao como uma Haas ou Williams pra manter um piloto pagante. Enqto isso, a meta de campeoes em construtores ja esta em risco por culpa dessa escolha equivocada e o pior, renovada

Gilson
Gilson
Reply to  Jorge Luis
2 dias atrás

Um caminhão de dinheiro, não. Mas uma graninha maneira, sim, leva.

Marcelo Duarte
Marcelo Duarte
Reply to  Jorge Luis
1 dia atrás

Quando custará pra Redbull caso perca o campeonato de construtores. É uma situação bem possível… vale a pena?

Wbj
Wbj
2 dias atrás

Qual o criterio pra se fritar um e manter o outro, no caso o Perez ? Nao estou aqui defendendo o Daniel, contudo o sarrafo de um lado me parece diferente para o outro…o Perez pelo que faz nem na F1 deveria estar mais por la…

Bartholomeu Bandeira
Bartholomeu Bandeira
Reply to  Wbj
2 dias atrás

Não sei se o caso do Riccardão é exatamente uma “fritura” afinal ele não é novinho na f1 e não é aquele que se chama indispensável… esse carA nuncae comvenceu nem mim nem ao Dr. Marko e não fazer a mínima fAlta ninguém vai se derramar em lágrimas, ele foi sortudo pra ganhar algumas que lhe cairam no colo mas nada além disso.
Perez me parece melhor piloto que ele mas isso é o que eu acho
Perez é um dos poucos mexicanos já austrLhanos tem de momte na f1, mas é só o que eu acho.

jose carlos
jose carlos
Reply to  Wbj
2 dias atrás

Pérez é o atual vice-campeão mundial de pilotos e bi de construtores. Daniel nunca nem chegou perto de nd disso.

Wbj
Wbj
Reply to  jose carlos
2 dias atrás

O DR nunca teve um carro pra ser vice como o Perez teve esse tempo todo, basta ver aonde o Max chegou na classificacao do campeonato qdo andaram juntos. Desculpe-me, mas a comparaçao nao tem fundamento e nao estou aqui defendendo o DR, so afirmo que o Perez nao tem sequer cacife tal como o DR pra ser piloto de carro nenhum do grid, dentre outros mais

Gilson
Gilson
Reply to  Wbj
2 dias atrás

Pérez leva uma mariola, uma goiabada e uma bananada para o lanchão da equipe. Daniel é despesa.

Wbj
Wbj
Reply to  Gilson
2 dias atrás

Sensacional !!! Mandou bem !

Jader
Jader
2 dias atrás

Penso que essa será a última temporada dele na F1. Não mostrou serviço e a gurizada nova vem forte.

Bartholomeu Bandeira
Bartholomeu Bandeira
2 dias atrás

Se tá difícil pra você imagina pro Riccardão que foi preterido pelo Perez ….
Haja coração!!!

Carlos Sato
Carlos Sato
2 dias atrás

Essa contratação de Ricciardo foi mais um dos inúmeros erros que devem ser creditados ao Helmut Marko. De Vries não foi aquilo que se esperava? Simples, colocasse Lawson de imediato para que o jovem piloto adquirisse experiência na filial. Teriam uma dupla bem jovem, Tsunoda e Lawson, com um potencial enorme para subirem para a matriz. Mas além de ressuscitarem Ricciardo, mantiveram o Perez. Enfim…

Wbj
Wbj
Reply to  Carlos Sato
2 dias atrás

Pois é…o Helmut pode se gabar de ter lançado o Max, mas cometeu bastante equivocos. A cereja do bolo foi a renovaçao inexplicavel e injustificavel por mais 2 anos com o Checo

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Carlos Sato
1 dia atrás

Fora o Max Verstappen quantos pilotos o Satânico Dr. Marko (ou seria No?) revelou?
Quantas carreiras ele exterminou?
Fácil assim! Esta certo o Horner (que também não é candidato à beatificação) de chacoalhar o pé de jaca!

Victor
Victor
2 dias atrás

Ricardo já era. Farsa do caramba

Gilson
Gilson
Reply to  Victor
2 dias atrás

Farsa, não. Só perdeu o rumo.

Wbj
Wbj
Reply to  Gilson
2 dias atrás

Estranho isso…era um otimo piloto, profissional, sujeito de grupo, etc, fez um otimo trabalho na Renault e do nada embicou e nao levantou mais na carreira desde os tempos da Mc Laren. A F1 tem dessas de vez em qdo, vai entender…