MAX RING (1)

Pole na Sprint: Verstappen segue na frente, mesmo sem o domínio de antes

SÃO PAULO (o rapaz é forte) – A terceira Sprint do ano acontece amanhã na Áustria e Max Verstappen tem a chance de ampliar sua liderança no Mundial. Ele fez a pole-position para a minicorrida de 24 voltas (largada às 7h, madruguem!) tendo como adversário, de novo, apenas Lando Norris, da McLaren. O inglês ficou a 0s093 do tempo do tricampeão, 1min04s686. O resto só aplaudiu. Numa pistinha curta como a de Spielberg, o Red Bull Ring, tomar 0s3 do pole e ficar em terceiro é meio vergonhoso.

E foi Oscar Piastri, com a outra McLaren, o terceiro. Depois vieram George Russell, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Pierre Gasly e Charles Leclerc nas dez primeiras posições. As diferenças de tempo, enormes, falam por si.

Cada um tem sua desculpa, claro. Pérez, por exemplo, 1s322 (!) atrás, reclamou de Ocon, que o atrapalhou. Hamilton, a 0s584, falou que sua classificação foi “um desastre”. Leclerc, sem tempo, não conseguiu sequer cronometrar uma volta. Segundo a Ferrari, o “anti-stall” falhou na saída dos boxes e cortou o motor. Os motivos ainda são desconhecidos. Coisas da eletrônica. Esse dispositivo evita justamente que o motor apague quando as rotações caem muito.

O grid da Sprint: só Norris chegou perto de Max

Como tem sido neste ano em etapas com Sprint, a programação do fim de semana foi aberta com um único treino livre e depois foi todo mundo direto para o Shootout, como tem sido chamada a sessão que define o grid da prova curta. Ela é mais compacta que a classificação para o GP de verdade — esta, marcada para amanhã depois da Sprint. Os pneus médios são obrigatórios no SQ1 e no SQ2 e apenas no SQ3, com os dez mais rápidos, são usados os compostos macios.

No treino livre, que aconteceu bem cedo pelo horário brasileiro, Verstappen tomou um breve susto quando seu carro também apagou na reta dos boxes. Um sensor de óleo quebrou depois que ele passou numa zebra. Nessas horas, o motor entra em modo de segurança e desliga sozinho. Ele conseguiu deixar o carro escorregar de ré até uma fresta na mureta dos boxes. Os comissários o empurraram até a garagem e a Red Bull sanou o problema. “Dei toda a sorte do mundo, porque se fosse em outro lugar da pista não daria para voltar e eu perderia o treino todo”, disse o holandês.

Na primeira parte do Shootout, o SQ1, os eliminados foram Ricciardo, Hülkenberg, Bottas, Albon e Zhou. Nenhuma grande surpresa, exceto o fato de Albon ter sido superado pelo lento companheiro Sargeant, que avançou ao SQ2. Na segunda fase da classificação, dançaram Magnussen, Stroll, Alonso, Tsunoda e Sargeant. De novo a Aston Martin decepcionou.

No SQ3, Verstappen mostrou mais uma vez que não ostenta os números que tem à toa. Fez uma grande volta e garantiu o primeiro lugar no grid. Até hoje, na F-1, foram disputadas 14 Sprints desde sua invenção por parte da Liberty, em 2021. Max ganhou nove. E fez oito poles, contando a de hoje para a 15ª edição das corridinhas curtas.

E vamos às caixinhas.

Horner e Jos: só treta

TRETA (1) – Jos Verstappen achou que ia participar da “Legends Parade” domingo, que a Red Bull tradicionalmente faz em sua pista com carros antigos da equipe. O pai de Max estava escalado, segundo ele, para pilotar o RB8, carro campeão de 2012 com Vettel. Mas Christian Horner vetou. “Estou farto dele e dessas atitudes infantis!”, enfureceu-se o ex-piloto.

TRETA (2) – Foi mais um capítulo da novela que expõe, desde o início do ano, o péssimo relacionamento do chefe da Red Bull com o pai de seu principal ativo, Max Verstappen. E Toto Wolff, chefe da Mercedes, voltou à carga sobre o holandês, que está tentando levar para o time alemão de todo jeito. No começo da semana, disse que quem ganha corrida na Red Bull é o piloto, não o carro. “É só ver o que o Pérez está fazendo”, falou. Com isso, quis dizer que se estivesse na Mercedes Max teria todas as condições de ser campeão, também.

TRETA (3) – “Se ele quer um Verstappen, informo que Jos está disponível. É só contratá-lo.” Essa foi a resposta de Horner a Toto. Numa frase só, deu uma porrada no pai do piloto e no chefe rival que quer tirar o filho da Red Bull. “Ele não vai sair”, garantiu.

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Danilo
Danilo
2 dias atrás

Se ha um GP q a Red Bull é forte é esse. Ainda assim para eu passar vergonha… a minha bola de cristal está dizendo q o Max não leva esse. Para mim sera uma surpresa o Max estar na Red Bull em 2026…

lagebeer
lagebeer
2 dias atrás

Red Bull .. se na treta continua ganhando, imagine se fosse em tempos de paz

Celio Ferreira
Celio Ferreira
2 dias atrás

Com o tempo de hoje , continuo não entender a reforma de contrato
do Perez : 1,3 do Max é muito não acham ?

Barreto
Barreto
2 dias atrás

Será que antes da temporada terminar Pérez dará algum norte da força da Red Bull? Hoje tomou 1,3 segundos numa volta de 65.
Adoraria saber quanto Verstappen tira tempo a mais de um carro um pouco pior.

Tales Bonato
Tales Bonato
2 dias atrás

Não sou um fã do Buziner mas esta resposta ao Toto referente ao “Verstappen, Jos” foi muito boa!

Edson
Edson
2 dias atrás

O Perez é mediocre, sempre colocando a culpa nos outros, se é pra culpar alguém, os culpados seriam os pais dele.

WBJ
WBJ
2 dias atrás

Esse Jos, sem querer defender o Horner, é um mala sem alça que nem deveria frequentar o box da RB ate mesmo pque sua presença la em nada agrega o funcionamento da equipe. Nao passa de um papagaio de pirata inutil e arruaceiro.

Gustavo Castor
Gustavo Castor
2 dias atrás

Só na F1 corrida Sprint não conta como pole nem vitória. Se considerarmos esses números o Verstappen fica ainda mais perto do Hamilton e do Schumacher.

Antonio Portela
Antonio Portela
Reply to  Gustavo Castor
2 dias atrás

Com exceção de Mônaco, um Grande Premio na F1 deve ter 300km.
A corrida Sprint na F1 = 100km.

Para considerar vitória deveria ser adotado, por exemplo, o esquema de rodada dupla como é na F2 e F3.

Gustavo Castor
Gustavo Castor
2 dias atrás

O Horner deu outra alfinetada na mercedes, falou que Lewis Hamilton está acompanhando o projeto de 2026 e mesmo vendo todos os detalhes decidiu sair. Insinuando que a Mercedes continuará tomando porrada…

Essa rivalidade Toto / Horner é bem legal.