MAX RING (2)

Verstappen: 40 poles, oito nesta temporada

SÃO PAULO (deu até pena) – Max Verstappen vai dormir hoje com oito pontos a mais na classificação e muito próximo de somar pelo menos mais 25 amanhã, já que larga na pole-position para o GP da Áustria e é franco favorito à vitória. Ele conseguiu a posição de honra depois de vencer, algumas horas antes, a minicorrida Sprint no Red Bull Ring, pista caseira de sua equipe.

O que muita gente achou que seria uma tempestade no time austríaco, depois de crises internas e cinco corridas em que Verstappen teve algumas dificuldades – ganhou três delas –, não passou de uma brisa, pelo jeito. Quem apostava numa reviravolta do campeonato, numa decadência rubro-taurina, numa queda abrupta de desempenho e num crescimento dos rivais capaz de arranhar a perspectiva de seu quarto título mundial vai precisar refazer os cálculos.

O domínio de Max na Áustria faz com que o Mundial retroceda algumas casas, voltando ao estado do começo da temporada, de domínio absoluto do holandês. Hoje ele acrescentou às suas estatísticas a décima vitória em Sprints (foram 15 disputadas até hoje na F-1, desde 2021) e a 40ª pole, quinta seguida na pista (incluindo o GP da Estíria de 2021, ano da pandemia em que o circuito recebeu duas etapas). Foi a oitava pole-position no ano, depois de ser batido nas últimas três provas por três equipes diferentes: a Ferrari de Charles Leclerc, em Mônaco, a Mercedes de George Russell, no Canadá, e a McLaren de Lando Norris, na Espanha.

Briga com a McLaren: trabalho nas primeiras voltas da Sprint

Seu sábado começou com uma vitória na Sprint que só não foi mais tranquila porque nas primeiras voltas chegou a perder a liderança para Norris na quinta volta. Ele tinha largado bem, mas o inglês não permitiu que escapasse e aproveitou as três zonas de asa móvel do circuito austríaco para fazer a ultrapassagem. Sua alegria durou duas curvas. Max reagiu, passou de novo e Oscar Piastri, parceiro de Norris, aproveitou para ganhar a segunda posição. Daí até o final das 23 voltas (seriam 24, mas a primeira largada foi abortada pela presença de um fotógrafo em posição perigosa) ele só aumentou a diferença para o australiano, evitando qualquer ataque. Ganhou com 4s616 de diferença. Piastri, Norris, Russell, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Leclerc e Sergio Pérez fecharam o grupo dos oito que marcam pontos.

Foi uma Sprint frenética no início, mas que se estabilizou depois da oitava volta, quando Russell ganhou a posição de Sainz. Depois disso, ninguém mais conseguiu algo relevante e foram todos almoçar já imaginando o que aconteceria algumas horas depois, quando o grid para o GP da Áustria seria definido. Bater Verstappen seria uma tarefa dificílima.

Medalha, medalha, medalha: Piastri, Max e Lando, “pódio” da minicorrida

Com sol e céu azul, o calor aumentou na hora da classificação, com os termômetros batendo nos 31°C, 48°C no asfalto. Na Sprint, a temperatura ficara na casa dos 28°C e 40°C na pista. Com 1min06s154, Verstappen abriu os trabalhos fazendo uma volta bem meia-boca, rapidamente superada pelas duplas da Ferrari, da McLaren e até por Yuki Tsunoda. Hamilton e Russell foram os últimos a saírem dos boxes para suas primeiras voltas e também deixaram o #1 da Red Bull para trás.

A pista parecia um pouco mais lenta do que na véspera, por causa do sol forte. Alguns ajustes seriam necessários, inclusive na pilotagem, e Max, em sua segunda volta rápida, foi lá para cima na tabela de tempos. Quicou na primeira posição, mas caiu para segundo quase imediatamente, ultrapassado por Sainz. O espanhol fez 1min05s263, 0s073 melhor que o holandês. Faltava a McLaren acordar, o que aconteceu com Piastri, tirando Verstappen de onde estava.

A pista ficou cheia nos instantes finais, com 17 carros deixando os boxes. Apenas Sainz, Piastri e Verstappen, os três primeiros, se sentiram seguros para esperar a sessão acabar na sombrinha das garagens.

Alexander Albon, Lance Stroll, Valtteri Bottas, Logan Sargeant e Guanyu Zhou foram os eliminados. Fernando Alonso se safou na bacia das almas, em 15º. Nenhuma novidade na turma do fundão: Williams e Sauber, as duas piores do grid, mais um avulso que a eles se junta quase sempre em classificações; Stroll tem sido habitué.

Os tempos no Q1: menos de 1s do primeiro ao 20º

Um detalhe interessante: de Sainz, o líder, a Zhou, o lanterninha, apenas 0s798 de diferença. Todos os carros dentro de um intervalo de menos de 0s8. Sim, a pista é curta (4.318 m), os tempos tendem a se aproximar, mas não deixa de ser digno de nota. Os piores carros da F-1 de hoje, em alguns circuitos, andam no mesmo segundo que os melhores. A excelência na categoria é um fato.

Isso posto, começou o Q2 com os dois carros da Ferrari saindo dos boxes com pneus usados para suas primeiras voltas. Leclerc virou em 1min05s532 e Sainz foi 0s213 mais lento. Não foram bons tempos. Ambos precisariam de pneus novos. Isso ficou claro na primeira volta de Verstappen: 1min04s577, quase 1s mais rápido. Nos boxes das outras equipes, mecânicos e engenheiros se entreolharam: de onde o cara tirou esse tempo?

A constatação era simples. Seria impossível bater Max se ele acertasse uma volta nos trinques no Q3. Os pneus usados da Ferrari não serviram para nada. Estavam os dois carros fora dos dez primeiros quando Sainz e Leclerc voltaram à pista com pneus novos, para saírem da desconfortável zona da degola. Conseguiram. Carlos foi para a segunda posição. A diferença dele para Max era um acinte: 0s439. Pérez estava 0s615 atrás.

Sádico, Verstappen voltou à pista nos últimos momentos do Q2. Virou 1min04s469 — já que é para humilhar, que seja com estilo. Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Kevin Magnussen, Tsunoda e Alonso caíram na guilhotina da eliminação.

No intervalo, antes do Q3, uma trupe de fiscais entrou em campo com sopradores de ar para tirar do asfalto a brita que ficou espalhada em algumas curvas aqui e ali. Era preciso deixar o palco limpinho para mais um show do dono da casa.

O grid de Spielberg: massacre do holandês

Max fez 1min04s426 em sua primeira saída dos boxes. Norris, que abriu bem a volta, fechou 0s361 atrás. Uma distância intransponível. Pérez, seu companheiro, terminou a primeira bateria de voltas rápidas em oitavo, 1s078 mais lento. Um abismo — resvalando na vergonha absoluta, mesmo. Na segunda volta, o holandês melhorou ainda mais, 1min04s314. Quando Norris fez sua tentativa, ficou a 0s404 de distância. O massacre estava consumado.

Verstappen, Norris, Russell, Sainz, Hamilton, Leclerc, Piastri (que era terceiro, mas teve uma volta cancelada por exceder os limites de pista e reclamou barbaridade), Pérez, Nico Hülkenberg e Esteban Ocon são os dez primeiros no grid.

As diferenças foram grandes, anormais para um traçado tão pequeno. Russell, o terceiro colocado, terminou mais de meio segundo atrás da pole – 0s526. A melhor Ferrari, de Sainz, ficou a 0s537. Pérez, em oitavo, a acachapantes 0s888. É muita coisa.

“On fire”: o carro da Red Bull “acordou” na Áustria

Na corrida, amanhã, Max vai ser assediado nos primeiros metros por Norris, repetindo o que aconteceu na Sprint. Isso se Lando largar bem. E não vai passar disso. Como é um piloto frio, calculista, preciso e absurdamente talentoso, deve segurar a ponta sem se abalar muito para, em poucas voltas, se livrar dos ataques com a asa móvel e ganhar de novo. “O carro estava em chamas”, foi o que disse pelo rádio ao seu engenheiro assim que estacionou no Parque Fechado.

Se mesmo quando as coisas estão complicadas Verstappen vence, em situações como a deste fim de semana, de superioridade técnica inquestionável, achar que alguma coisa diferente vai acontecer é como acreditar no coelhinho da Páscoa. “Creio que hoje mandamos um recado para todo mundo”, falou o piloto, que não é muito afeito a bravatas.

A Páscoa já passou, e não existe coelhinho.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Neto
Neto
1 dia atrás

O coelhinho da Páscoa, felizmente, apareceu!

Danilo
Danilo
1 dia atrás

Hahahahaha acertei

Leon Neto
Leon Neto
1 dia atrás

“Medalha, medalha, medalha” foi ótimo! 😆 Só os mais velhos entenderão

IMG_0324.jpeg
Last edited 1 dia atrás by Leon Neto
Paulo Ayres
Paulo Ayres
1 dia atrás

Eu, por mais que considere o comportamento do Max meio duvidoso de quando em vez, ele é inegavelmente pelo menos top 5 da história. Se não for top 3.

Neto
Neto
Reply to  Paulo Ayres
1 dia atrás

E hoje o comportamento foi execrável, não?

Paulo Ayres
Paulo Ayres
Reply to  Neto
23 horas atrás

Então… Eu ainda não cheguei a uma conclusão. Minha antipatia por ele me cega normalmente. Eu acho que ele fez o que fazia até não ter adversários como nos últimos anos, nunca foi limpo.

Danilo
Danilo
2 dias atrás

Mesmo com o assédio da concorrência nas últimas provas eu ainda tinha a impressão que a Red Bull ainda era o melhor carro, o q está se comprovando na Áustria. Andando em casa com a sua torcida, melhor carro e Max no seu auge de pilotagem é barbada cravar ele como favorito, ainda assim mesmo não acreditando no coelhinho da Páscoa eu tenho um palpite q ele não leva amanhã… a chance de eu passar vergonha com esse comentário é imensa, mas como não vale dinheiro, deixo me levar pela impressão. Max será campeão e creio q com folga, ainda assim o campeonato até aqui está divertido, ao contrário do ano passado.

Diogo
Diogo
Reply to  Danilo
1 dia atrás

Muito bem, Nostradamus!

Pinho - Bauru, SP
Pinho - Bauru, SP
2 dias atrás

Max deitará e rolará amanhã…. imagino que, devido a pista curta, vários pilotos virão a bandeira azul por conta dele…

Markonikov
Markonikov
2 dias atrás

E a gadaiada que entra aqui só para dar negativo em comentários “globalistas” … vão pro meio do inferno gadaiada, papai do chão está esperando a todos.

Tino
Tino
Reply to  Markonikov
2 dias atrás

Sentiu!

O crítico
O crítico
Reply to  Tino
2 dias atrás

Gado!

Edson
Edson
Reply to  Markonikov
2 dias atrás

Tem um monte de gado enrustido aqui.

Danilo
Danilo
Reply to  Markonikov
2 dias atrás

Concordo colega Markonikov, mas o desprezo para essa gente ainda creio ser o melhor remédio. Eles querem holofotes, vamos dar a insignificância q é o q eles merecem.

Wbj
Wbj
Reply to  Markonikov
2 dias atrás

Qto odio nesse coraçaozinho peludo !

O crítico
O crítico
Reply to  Wbj
1 dia atrás

Quanta idiotia nesse comentariozinho inútil!

Leandro Batista
Leandro Batista
2 dias atrás

Se Norris tiver um pouco de inteligencia, vai segurar a segunda posicao e ficar quieto nela. Ou entao vai arrebentar com os pneus como quase fez na Sprint e tentar acompanhar o Max. O mais engraçado na sprint foi o narrador e os comentaristas torcendo pro Norris passar o Piastri logo pra ir pra cima do holandes. Porrans, esses caras nao sabem analisar dados?

Paulo Ayres
Paulo Ayres
Reply to  Leandro Batista
1 dia atrás

Não sabem. Não fazem ideia.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Leandro Batista
1 dia atrás

Não. Norris não teve esse pouco de inteligência…

Marcio
Marcio
2 dias atrás

Quantas latinhas de energético custarão na rescisão do contrato do chicano?

Não tem condições mais.

Wbj
Wbj
2 dias atrás

E o Checo nao vai nem com reza braba…

Barreto
Barreto
2 dias atrás

Aqui na região de Campinas a emissora com nome de exterminadores de indígenas passou um programa sobre a colheita de caqui em Jundiaí na hora da sprint.
Assinar a F1 TV começa a ser uma alternativa, apesar de corridas previsíveis.

Edson
Edson
2 dias atrás

Pensar que o Verstapen ia ter um rival na briga pelo título foi um delírio, não tem pra ninguém.
Por outro lado, o mundial de construtores está aberto pois a Red Bull só tem um piloto, o máximo que o Perez consegue é o oitavo lugar, daqui a pouco é capaz dele chegar atrás das Alpines.
Aston Martin despencando no campeonato, daqui a pouco o Alonso pede a conta.

Wbj
Wbj
Reply to  Edson
2 dias atrás

Sera que a RB ira bancar a permanencia do Checo por la se a equipe nao faturar o mundial de construtores ?

Edson
Edson
Reply to  Wbj
2 dias atrás

Seria um baita vexame a Red Bull perder o título de construtores

Egidio
Egidio
2 dias atrás

Vou usar esse espaço aqui só para aliviar minha perplexidade com os absurdos que o Sérgio Maurício e os comentaristas conseguem soltar: já foi a defesa de pontuação até o último colocado, grid invertido para a sprint e agora foi a sugestão de obrigar o piloto reserva a correrem uma sprint.

A intenção de dar mais experiência a novatos pode ser louvável, mas nenhum deles parou meio segundo para analisar os problemas óbvios dessa ideia. Imagina em uma equipe como McLaren ou Ferrari um dos pilotos ir para classificação quase sem treinar (pois só há uma sessão livre e o titular ou reserva gicaria sem). E pior, num carro com o acerto mexido pelo novato. E este que ainda estará gastando pneus valiosos e ainda com o risco de bater o carro e comprometer a corrida principal. Nenhuma equipe que esteja verdadeiramente brigando por cogitar se submeter a isso.

E ainda tenho que ver o SM dando piti pela Audi ter contratado o Hulkenberg, com uma certeza tão grande quanto quando criticou a ida do Alonso da Alpine para a Aston Martin, quase como se o Espanhol estive enterrando a carreira.

Era isso. Desculpe a rabugisse para que parou para ler.

Wbj
Wbj
Reply to  Egidio
2 dias atrás

Muito simples: assista à transmissao no modo mute pra nao ter que escutar nada disso e passar por nervosismo à toa.

Egidio
Egidio
Reply to  Wbj
2 dias atrás

Ultimamente eu tenho ignorado a maioria dos comentários das transmissões até porque eles se concentram mais em piadinhas do que em transmiture algo relevante. Porém, às vezes é difícil. Seria um sonho se tivesse a opção de apenas som ambiente. Não chego a ficar nervoso, mas eu esperava um pouco mais de preparo.

Last edited 2 dias atrás by Egidio
Wbj
Wbj
Reply to  Egidio
2 dias atrás

Ta osso mesmo escutar as transmissoes, porem na falta de opcao o botao mute nos da um sossego

Markonikov
Markonikov
Reply to  Wbj
2 dias atrás

era melhor escutar na rádio bandeirantes, mas acho que rádio nem transmite mais né …

Markonikov
Markonikov
Reply to  Egidio
2 dias atrás

Nossa, foi medonho mesmo … tudo para tirar o piloto pacheco da vez do ostracismo … ponhão na cabeça uma coisa: se piloto brasileiro não pagar, não vai entrar … só entra sem pagar se for um gênio, como o verstappen (holandês, sem nenhuma tradição prévia na F1 e a holanda não tem empresa de nada), o Hamilton (inglês pobre e preto), vettel, alonso, etc … não há uma perseguição contra os coitadinhos sulamericanos, mas se vc é meia-boca para médio, só pagando nenêm …

Edson
Edson
Reply to  Markonikov
2 dias atrás

É isso aí. Ninguém vai mamar as bolas do drugovich só porque ele é brasileiro

Pinho - Bauru, SP
Pinho - Bauru, SP
Reply to  Egidio
2 dias atrás

O que me surpreendeu foi o Giaffone endossar a proposta da sprint com os novatos…. tálôko, tá osso mesmo essa transmissão…. saudades do Galvão!!!

Danilo
Danilo
Reply to  Egidio
2 dias atrás

Ha quem goste das piadinhas e dos bordões, como tudo na vida é uma questão de gosto, porém os erros e principalmente a inexistente leitura correta da corrida dá para cravar que o Sergio Maurício é muito fraco. Q saudades do Galvão e até do Cleber Machado que tenho a impressão que nem era um entusiasta do automobilismo.