CLASSIC “LIGHT”
SÃO PAULO (grande notícia!) – Depois de uma longa batalha e um esforço tremendo junto à FASP e aos clubes de competições, nosso companheiro Alfredo Gehre, que corria de Dodginho na Superclassic até o ano passado, conseguiu uma façanha digna de aplausos. Ao perceber que muitos pilotos estavam deixando a categoria por conta da escalada de custos e desempenho da turma da ponta, Alfredão decidiu criar uma espécie de “Classic Light”. A ideia era reunir carros de desempenho menor e maior grau de originalidade.
Foram meses de negociação e reuniões, e finalmente foi criada uma nova categoria no Paulista, a Copa Clássicos de Competição. Um resumo dessa batalha está aqui, no portal Autoclassic. O regulamento está no site da FASP. Resumidamente prevê um “teto” de performance, com voltas na casa de 2min23s e média de 108,5 km/h. Para comparar, na Classic Cup os carros de ponta viram em interlagos na casa de 2min02s e os últimos (eu), na casa de 2min16s.
Serão realizadas cinco etapas em 2009, sempre como preliminar da Classic Cup. Os pilotos terão 30 minutos de treino no sábado mesmo, as provas terão 12 voltas (ou meia hora) e o grid será sorteado. As inscrições são bem mais em conta que nas demais categorias do Paulista: R$ 400,00 para os novos participantes, contra os R$ 790,00 que pagamos (o que nos dá direito a dois treinos livres na sexta-feira, além da classificação e da prova). Quem já corre em outra categoria, porém, pagará o valor integral — para não haver uma concorrência “desleal”, porque a ideia é, mesmo, atrair novos pilotos; para isso, as carteirinhas de piloto também serão mais baratas, e quem quiser mais informações deve entrar em contato com o Alfredo no e-mail [email protected].
Toda a sorte do mundo à nova turma! Pode ser, até, que o #96 apareça numa dessas, quem sabe…
GRANDE ALFREDO: volte para à CCC, para dar uma injeção do seu ANIMO e FORÇA indo contra os aumentos, pois inviabilizado a categoria. Já voltaram aos 2 e 20”, só falta abaixarem o $$$ da inscrição.
Abraços
Gostei da proposta da Classicos de Competição, a muito tempo tenho vontade de participar.
Para correr é necessario ter algum curso de pilotagem? Carteirinha? Etc?Quais os custos gerais por prova alem da inscrição?
Hahaha…
Ceregatti vc é uma figura !!!
Tenho certeza que vai realizar seu sonho…
Já sou sua FÃ !!
Grande iniciativa do Alfredo Gehre. Estava mesmo na hora de alguém dar um basta no que vinha ocorrendo. Para não virar (mais) uma alteração de regulamento, optou-se por criar uma nova categoria para os clásssicos que fosse uma volta as origens, e isso é bom. Nas provas atuais, o espírito inicial da competição foi sendo gradativamente deturpado. O que vemos hoje, principalmente na D3, são “semi-carreteiras” , a esmagadora maioria com motor AP, velozes e competitivos, mas que não resgatam o espírito das competições na época. Desse jeito, mais algumas temporadas e a Superclassic ia virar uma espécie de stock-car, só que com “bolhas” de DKW, Karmann Ghia, corcel, chevette…
Alfredo, não me entenda mal, como eu disse acho muito legal a iniciativa só que não só na minha opnião como na da maioria das pessoas que conversei essa limitação de tempo soa um pouco estranho a principio, afinal trata-se de uma “corrida de automoveis” não?
É claro que se o cara destoar completamente, começar a virar de 2:15 pra baixo é porque obviamente tem alguma coisa errada, mas enfim, como você mesmo disse as regras podem ser revistas e o importante mesmo é que a categoria foi criada e tem tudo para ser um sucesso, como disse acho bacana essa categoria e principalmente o conceito mais “light”, por isso o parabenizei pela iniciativa e pelo sucesso da sua empreitada.
Um abraço,
André,
Esclarecimento de algumas dúvidas que tem surgido :
A Categoria “Copa Classicos de Competição” tem como objetivo reviver os velhos tempos das décadas de 60/70 , mas a um baixo custo.
Esta tópico do limite de volta é flexível e pode ser que na hora da prova, se “todos” concordarem, poderemos, por exemplo, estipular em 2′ 15″ !
Para a primeira prova resolvemos fixar um tempo mínimo de 2′ 23″ . Quem virar abaixo deste tempo será penalisado…
Após a prova resolveremos se este tempo está coerente ou não, em função dos desempenhos que os carros apresentarem…
Se chegarmos a um acordo de que este limite está coerente ou seria melhor fazer uma correção, a mesma será definida pela maioria e solicitado junto à FASP um novo tempo mínimo…se for o caso.
Os que “andarem” em tempos menores ( abaixo do estipulado ) ou preferirem preparar um motor mais forte tem a liberdade de ir correr na “Classic Cup”.
Esta categoria serve inclusive de trampolim para quem quiser ir num futuro para a Classic Cup.
Enfim, quem quer correr por prazer e/ou hobby sugiro a Copa Clássicos de Competição. Quer quer mais emoção e adrenalina e tiver cacife para tal, deve ir para a Classic Cup , certo….?
Dúvidas, podem me ligar : 11 9947-2626 ou enviar e-mail : [email protected]
Sds
Alfredo Gehre
Para André Mello :
Não tem penalização nenhuma ! Estamos numa democracia…
Apenas nosso regulamento limita o tempo para o “sujeito” não ficar pensando em investir “milhões” para virar em 2′ 23″ e ser campeão !!!
Pode virar em 2′ 22″ e ser último na Classic Cup !
A opção é sua !
É apenas um divisor de águas…
Quer fazer um Chevette 1.6 ou 1.8 ou 1.9 ou 2.0 e atingir os 230 Km por hora, e virar em 2′ 00″, fique a vontade. Temos a categoria “classic Cup” para vc. demonstrar suas qualidades.
Nós da Copa Clássicos de Competição vamos correr por puro prazer de pilotar e por hobby…
Sds,
Alfredo Gehre
Já estava sabendo da categoria, fiquei muito feliz, e estou fazendo o possível para poder colocar 1 carro nela… vamos ver no que vai dar…
Parabéns Alfredo!
Jackie, minha esposa mandou dizer que concorda integralmente com tudo o que você escreveu sobre a trapizonga soviética, e também pede a volta do (O(###)O) 96.
Seu Clezio, é nós na fita!
Não fale isso, senão o Della Barba vai somar HP.
Que Eu saiba, não vem só um 4 cilindros 44, vem um 11 tbm.
E já liberando geral, que cazzo no Ipiranga estar sendo feito um TWO-STROKE FOREVER na surdina?
FG, abração brow!
Seu Clezio, é nós na fita!
Não fale isso, senão o Della Barba vai somar HP.
Que Eu saiba, não vem só um 4 cilindros 44, vem um 11 tbm.
E já liberando geral, que cazzo o Barbba estar fazendo um TWO- STROKE FOREVER
Só uma correção em relação ao meu post acima quando eu disse que a classic Ligt “vai andar junto com a classic cup”, sei que não vamos competir juntos na pista, na mesma corrida. O que eu quis dizer com o “andar junto” é que eles estarão sempre conosco, sejam em provas aqui em Interlagos como por exemplo na nossa ida a agradabilíssima Londrina, prova que deve acontecer novamente no segundo semestre.
Parabéns ao Alfredo por esta vitória, acompanhei essa luta dele desde o primeiro e-mail que ele enviou, acho bacana a criação dessa nova categoria que vai andar junto com a nossa classic cup.
Só tenho uma ressalva sobre o regulamento que é punir os pilotos que andam abaixo de 2:23, se o regulamento for rigido o suficiente em relação aos carros e preparações não tem necessidade de se limitar os pilotos a digamos “tirarem o pé do acelerador”, desta forma fica parecendo corrida de regularidade, mas enfim, acho que tem tudo pra dar certo essa nova categoria e tem com certeza o meu apoio.
Um abraço Alfredão e parabéns mais uma vez.
Aos criticos da nova categoria gostaria de lembrar que a categoria é pra carros antigos, ou seja, carros que considerando algumas exeções, possuem seu conjunto mecanico com 20/30/40/50 ou até mais anos de fadiga material e defazagem tecnologica o que realmente leva um espetaculo ao publico e um prazer sem igual ao piloto , pois proporciona uma especie de “volta ao passado” com estilo e desempenho semelhantes a época do carro… Dirigir Focus, 307, Aps, ou qualquer outro carro moderno que os engenheiros da fabrica ja conceberam p/ ser rapido ao meu ver não tem graça nessa questão . . .
FG… Qual carro você gostaria muito de ver na Classic light?
Por que ninguem fala em sp2 , karman ghia tc, gordini…
Me dá essa dica, por favor. Acho que a classic light tem tudo para ter muito estilo, menos competitividade.
Flávio, essa categoria ajuda até mesmo aqueles que simplesmente não tem tanto $$ pra gastar em corridas… enfim, que seja legal…
E pra ajudar, vc poderia nos passar o caminho pra colocar um carro na pista, tais como equipe, custos, etc.. , não?
Não sabia que tinha um “Jorginho” nas pistas!
Esse carrinho andava muito nos anos 70.
Só que quebrava a granel.
Minh prima teve um e viajavamos sempre para Peruíbe com ele.
Acho que o “Cássio Mira-ceroulas” vivia por lá tambem.
Bons tempos, não voltam mais.
Paulo Franco
Dú, é sem maldade, isso é só pra somar amizade.
Flavinhi\o porque tu entras nesta, cara, com um dos teus besouros???
sem querer ser chato, mas 2’23 é uma eternidade em Interlagos…
Hatches 2.0 como Focus, Astra, 307 viram na casa de 2’17
Esse tempo de 2’23 deve ser atingido por carros 1.6 como o Polo 1.6…
Amigos pilotos,
Só conseguimos esta vitória graças ao “empurrão” de todos vocês que estavam de fora, mas que mostravam interesse em pilotar, ou voltar a pilotar algum dia, neste “TEMPLO” maravilhoso que é INTERLAGOS…
Fui apenas o “representante” do anseio do grupo junto aos orgão competentes, com a finalidade de oficializar tal categoria.
Agora é tarefa de cada um fazer de tudo para vir a participar e também convidar todas as pessoas que estão em cima do muro, e que dão suas opiniões e sugestões mas não se dicidem !
Vamos a luta, pois tenho certeza que muito em breve teremos o maior “grid” do Campeonato Paulista…
Agora vocês não tem mais desculpas : O preço da inscrição está razoável , bem como a taxa de filiação / carteirinha de piloto.
Agora temos duas opções : Ou compramos as carcaças ainda existentes – nos ferro-velhos – ou os que estão ainda na ativa, na América do Sul, e fazemos uma restauração digna de apresentá-los em encontros de carros antigos ou em museus, ou aproveitamos para fazer carros de corrida para resguardarmos o antigomobilismo – e vamos nos divertir e aproveitar os poucos momentos bons de nossas vidas !
Agradeço e conto com o apôio todos vocês !
Alfredo Gehre
Pô, Jackie…
Não pode dar bandeira, e já sair dizendo que é fã do futuro Opala #44:
Primeiro porque é seu marido que vai fazer o carro. Se não for ele, não faço – e um abraço.
Segundo que o FG, nosso amigo pseudo-piloto-jornalista-comunista- feioso perderia sua “única e exclusiva fã”. Voce sabe que a maioria que escreve aqui é por dó mesmo, sabedores que só não internam o FG porque ele escreve direitinho.
Ah! Só agora me toquei que voce é fã do carro, do #96, e não daquela peça rara entre o volante e o banco!
Então tudo bem, mas no caso do Opala #44 vai ser a segundona, pois o primeirão sou eu. Ciro Cayres me ensinou tudo que sei, e essa singela homenagem é um velho sonho de mais de 30 anos.
Espero realizá-lo.
Nem que para reaprender tenha que andar no colo do Zé Augusto, pra ver como faz de fato.
Mas aí já iam me chamar de velho viadinho, fica mal…
Acordem para cuspir. Tá todo mundo dormindo?
Corrida com tempo mínimo não é corrida, é brincadeira de piloto de escrivaninha.
Como o piloto vai saber? Carro de corrida tem velocímetro aferido?
Vai colocar um crornômetro no carro para distrair o piloto “pouca prática” de uma vez por mês?
Jackie, seu Clezio tá te tirando, e será que o FG aguenta duas baterias? O Cara tá com saudades do 96.
FG, sei disso, mas ele usou a regularidade para assentar os anéis. Amaciando.
Barba, na próxima tira o cronômetro pendurado ai na parede da cozinha e leva para a pista.
FG, só tem um detalhe…
O Malzoni é um carro para ir na Missa ” estilizado ” !!
e
# 96 é um carro de corrida, preparado para correr !!!!!
Não vem com esse papinho furadooooo !!!
Aí vai a propaganda que lembrei do Peugeot 206
http://www.youtube.com/watch?v=kc1JAu8lRtE
Pelo jeito o ditado se confirma: Mulher no volante, perigo constante. Digo, no lugar do volante põe teclado. Mas que
implicância da Jackie Fã. Será que ela tem um Peugeot 206?
Se tiver, me faz lembar daquela velha propaganda indiana onde
o hindú arremessa seu fiat na parede e depois pede para um
elefante sentar em cima para poder parecer um 206.
Acho que voce devia era correr com o Meianov e finalmente largar na POLE!!!!!!!
Certo, não gosto da idéia de motor ap em Corcel II, fusca, gaiola…etc, que venham os carros de “coração” originais.
Parabéns ao Alfredo, agora quero ver a nata dos anos 70, “Dojão”, “Opalão”, “Maveko” e Passat. Em breve esse tempo máximo há de ser mudado ou vai ter carro esquentando só de raiva com vontade de acelerar.
Poderiam colocar no regulamento os Puma GTB e Santa Matilde.
Parabens à todos.
Agora dá pra tirar do forno meu 147 spazio.
Com aquele patrocínio do Doginho acho que não faltaria grana para andar na categoria principal da Classic.
Nunca tinha achado um parafuso bonito antes…
Parabens ao Alfredo e ao Finotti….
Eu também estou voltando para acelerar o Fusca 6
Abraço Flavio
João Teixeira Junior
Eu nao entendo mais nada….
Gomes,
no comeco da temporada rolou o maior stress porque a federacao criou multiplas categorias pra atrair participantes em diversas classes de preparacao
Posts inflamados exigindo ordem, piadas de 30 podiums diferentes….. nao saber onde inscrever o carro e o carai….
Ai qdo a coisa ‘derreteu’ a galera se acalmou. Mas o grid murchou mesmo assim.
Agora uma alma atenta buscou um caminho pra trazer mais carros e o povo que tava bravo no comeco ficou feliz….
Paradoxal nao?
Eu sei eu sei…. sao cenarios bem diferentes.
Mas vc nao acha que se a pilotaiada se unisse e se increvesse em somente duas categorias lah no comeco do ano nao daira na mesma?
Povo doidjo so…
Abrax
PS: parabens pela iniciativa. Foi ela que lembrou a pilotaiada de se unir em prol do interese comum. O que claro poderia ter sido feito em Fevereiro…. ehehehe
Alfredo
Parabens pela proposta e persistencia.
Acho que este grid logo estará cheio.
M.Chamma
Ceréga. Será que o 11 vai ter de mudar de categoria e de Pilôto?
FG, na regularidade, o Malzoni virou 2:56 passeando.
RESPOSTA DO FG:
Desse Malzoni o #96 já ganhou. E passeando, ele também vira 2min56s.
HHUHHahuahhauahauauahauau….intimou o Cerega de jeito……vixe….agora eu ja vou comecar a procurar Fusca antigo….ahhhh vou!!!!!!!
CEREGATTI ???
OPALA BRANCO # 44 !!!
JÁ SOU SUA FÃAAAAAAAA !!!!
Mas para isso acontecer, você tem que prometer, que vai passar por cima de um carrinho que eu O D E I O !!!!
Promete ???
Talvez um dia eu coloque meu fusquinha aí. Falando em fusquinhas e dodginhos: Flávio, lembrei do post em que você denunciou o vídeo do Porsche e do outro em que relatou a morte do policial, acho que você deve dar atençao ao acidente que aconteceu aqui em Curitiba quinta-feira: um passat, dirigido por um deputado estadual de 27 anos, decolou e atingiu um honda fit, matando instantaneamente dois piás de 26 e 20 anos e mandando o pilotopolítico em estado grave para o hospital; já ouvi falar em conversar por aqui que o motorista do honda fit foi decapitado e que o delegado declarou que os velocímetros dos dois carros estavam em zero, quer dizer, pelo jeito tão tentando livrar o deputado que, pelo mais e pelo menos, é filho do prefeito de Guarapuava, uma das grandes cidades do interior do Paraná. Quem me dera ser filho de prefeito, é só fazer facurdade na capitar e ganahr o concurso público de presente dos eleitores de papai. Bem, aqui vai o Link: http://plantao190.com.br/2009/05/07/acidente-tragico-no-mossungue/
Grande Alfredo,
como te disse no autódromo: você é o nosso Bernie.
Parabéns para você e para o Luiz Finotti, co-autor da proeza, pela grande realização. Também não botava a menor fé que ia dar certo.
Abs.
Rogério Tranjan
Passat #44, o Trovão Azul
Muito legal, PARABÉNS AO ALFREDO! Esse tipo de atitude e iniciativa de GENTE DO RAMO, QUE TEM COMBUSTÍVEL NAS VEIAS é que faz tudo valer a pena. Show de roda!!!
Se o 96 voltar precisamos providenciar um certo adesivo pra ele, certo? hehehe
Abração
PS1: Opala 4 portas branco # 44?!?! Seria “Ciro Cereggati” ou “Claudio Cayres”?!?!?! hehehe
ACELEEEEEEEEERA CEREEEEEEEEEEGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PS2: Cerega, ouvi somente ontem o seu recado na caixa postal. Que figuras você e o Eric!!!
A melhor frase, ou sei lá a pior frase que eu já li…
” e os últimos (eu), na casa de 2min16s. ”
Assim não dá, sem chances FG !!!
Eu preferiria 1000000000000000000 o lindinho do (O(###)O) #96, passeando pela pista !!
Se for para andar em últimooooooooooooooooooo, traga o #96 de volta !!!!
Entendeu, ou quer que eu desenhe ????
Aumento o Coro! PARABÉNS com letras maiúsculas.
Agora nós temos que fazer a nossa parte, vamos incentivar, vamos torcer e principalmente : vamos prestigiar comparecendo
ao nosso santuário. Vamos colocar nossas bundas nas arquibancadas e comer batatas fritas temperadas com velhas
emoções, “Bicho,È uma Brasa Mora!”
Putz! Muito bom isso!
parabáns a todos!
2:23…, só por comparação, o #96 virava quanto lá mesmo?
RESPOSTA DO FG:
2min35s com vento a favor.
MARAVILHA!!!!!! Vou fotografar todos!!!!!!!!Parabéns.
Matou a Pau!!!!!!!!Sensacional!!
Acho que é perfeita para pilotos amadores ,aqueles que querem se divertir nos fins de semana ,parabéns Alfredo ,é uma grande noticia.
Vai ter logo logo uns quarenta carros ,é questão de pouco tempo .
Quem vai voltar?
Bato palmas ao Alfredo.
Assim como o Hogo, apoiei mas duvidava que vingasse…
Pois vingou, fruto da insistencia e teimosia.
Ontem estive no Della Barba, e o Finotão apareceu por lá.
Pois vai correr também, olha só que legal!
Vamos ver se não começo por aí, com um Opala 4 portas Branco #44, pra me preparar e depois encarar o FG com um outro, esse duas portas e bem mais rápido…
Essa brincadeira vai ficar bem legal.
Parabéns ao Alfredo, exemplo raro de abnegação e fé.
RESPOSTA DO FG:
Opala? Pra ganhar de Opala, trago o #96 de volta.
Boa Alfredão. Acho que vou fazer um carro pra mim.
O Alfredo mandou legal.
Uma idéia e bate papo veio para a pista.
Nota 1.000 Alfredo.
Vai andar como o logo da chrysler ou da fiat?
Parabéns ao Alfredo por ter conseguido transformar sua idéia em realidade em tão pouco tempo!
Confesso que no início, temi pelo seu exito…
Excelente entrada para quem quiser começar, e para alguns, quem sabe, trampolim para a nossa Classic Cup.
Porto seguro para “antigos” (como eu!) quando virar próximo dos 2 min. começar a pesar, mas a paixão e teimosia não permitirem aposentar.
Sucesso e vida longa!