FW32
ONDE JÁ ANOITECEU (que passe logo) – Eu disse ontem que a apresentação da Sauber foi a mais espartana de todos os tempos e séculos, mas a Williams hoje superou a austeridade suíça. Simplesmente mandou Barrichello para a pista às 10h, assim que os boxes foram abertos em Valência. Nenhuma coletiva, nenhuma sessão de fotos.
O carro está aí. Tem estilo, uma pintura clássica e bonita, segue a tendência do bico alto e achatado (que só a Mercedes contrariou, até agora) e, segundo Rubens, sai muito de frente por causa dos pneus dianteiros mais estreitos. Algo que vem acontecendo com os outros carros, também.
De bom, no primeiro dia, o rendimento mais do que aceitável do motor Cosworth e nenhum problema grave a relatar. A Williams é a sexta equipe da carreira de Barrichello, que disse sempre ter sonhado em pilotar para o time, desde a década de 80.
Em relação a apresentação do carro, na minha opinião foi a melhor. Pois foi a única equipe que não criou um espetáculo para se mostrar ao mundo. Com tudo, fez bem em ir logo pra pista, isso mostra uma escuderia que até nos treinos de pré-temporada quer estar na frente de suas concorrentes. E é isso que pelo menos eu quero ver, o show na pista e não fora dela.
Abraços!
Se a Cosworth pertence à Audi, pode ser que num futuro próximo a equipe se torne Volksvagen, e aí fica a expectativa de que equipe ostentará o logo da Kombi no bico. O Barrichelo vai enrolar a gente de novo com um carro pouco competitivo, e com a mão pesada dele, vai quebrar, mas vai andar mais que o outro Nico.
Podiam inventar um sistema baseado em microfones captando as bobagens que Rubens fala, e transformar em energia extra pro carro, no estilo KERS. Ia voar baixo, Rubinho boca de balde… E, como alguns notaram, já coleciona viúvas!
Muito boa!!!!!!!! Se as bobagens se transformassem em força ele teria 15 cavalos a mais (14 de força e 1 sentado no carro)… Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não parece um tanto obvio que quando mais inclinados os bicos forem pra baixo, maior ação do ar eles vão sofrer, aumentando assim o downforce – e consequentemente a estabilidade do carro?
Não entendi esse bico alto…
Mais uma vez, tio Ross saiu na frente. Com os pneus mais finos, a tendência de sair de frente é clara.
O bico apontado para baixo da Mercedes (contrariando todos os outros que imitaram o Red Bull do ano passado) vai, com certeza, ajudar a apoiar um pouco mais a dianteira. Não dou 3 corridas para aparecer gente mudando o bico por aí.
Criticar é a coisa mais fácil do mundo. Gostaria de ver os caras que falam mal do Rubens, sentarem o traseiro em QUALQUER coisa que tenha motor e acelere, e fazer metade do que o moleque faz. Se ele fosse pingaiada, matasse gente inocente no trânsito ou fizesse programa com traveco, acho que todo mundo ia achar lindo.
Alguém poderia me dizer o que é aquilo acima do suporte da câmera (acima da entrada de ar superior)?
Saídas de frente,indicam carro com pneus finos na frente,má distribuição de peso(essa, na F1 não existe) e/ou com entre eixos aumentado.Então,tá.
FG, e o pequeno S do Senna, continua na asa dianteira?
acho engraçado, o brasileiro é uma m* mesmo, concordo que as vezes o Rubinho fala demais, mas esses caras que só falam mal dele, devem ser muito frustrados mesmo, provavelmente nunca conseguiram dirigir nem carrinho de mão, por isso que falam essas asneiras, e se esquecem que mesmo ele não tendo conseguido ser campeão mundial, já foi duas vezes vice e uma terceiro do mundial de pilotos, mas para os ignorantes de plantão isso não conta.
Alguem sabe quem foi VICE em algum ano? Isso não interessa. O que interessa é ganhar, ganhar, ganhar!!!!!!!!
Papo de vice é coisa de perdedor….
Queria que alguém me confirmasse, mas tenho qause certeza absoluta que a Cosworth pretence a Audi, portanto o motor do barrica é um DKW !
Flávio
Pode me informar o que é e para que, esta “barbatana” que estou vendo nos carros?
Grato
As apresentações dos carros desta temporada mostraram-se um tanto frugais.
Acho que todos os pilotos devem emitir opiniões, quando se tem a lógica. O Shummi já falou recentemente sobre o embate dos dois na Ferrari e firmou que êle era o primeiro piloto, porque sempre foi o mais rápido desde o inicio. O Nico é quem deve escrever esta página e provar que será o mais rápido desde o inicio, senão…. Agora que a porca torce o rabo!
Os tempos cronometrados ainda não dão clareza sobre kem eh kem realmente.
se formos pensar que os carros não reabastecem mais, ver a ferrari on top não me assustaria se me lembrasse que o motor era o mais beberrão da temporada passada…(serah que jah corrigiram isso?)
alem disso, vale lembrar que o rubens tem pratica em carros sem reabastecimento. saber dosar o peh no acelerador e saber a ora certa de pisar fundo vai ser o melhor da temporada.
hehehe
Ano passado, tiraram um monte de fotos do “famoso e misterioso adesivo”, todo ano ele é uma novidade.
Mais um ano de torcida pro Rubinho, claro. Mas acho que ele perdeu a maior chance da carreira de ser campeão justamente no ano passado, uma chance como aquela não aparece sempre e ele, infelizmente, não aproveitou.
Torcer para o Rubinho é o mesmo para torcer para indio em filme de cowboy!!!!!!!!
Meuuu a Ferrari ta sobrandooo,talvez esse ano vai ser um campeonato chato, vai ser um campeonato italiano, do que um mundial, rsrs. Eu sei que é só teste mas ano passado a BRanw tambem só foi teste no começo e deu no que deu.
Menos!!!!!! São só os primeiros treinos……
Tem muita coisa para acontecer ainda.
Concordo com o comentário sobre qualquer coisa que o Rubinho falar será as vezes exagerado . Exemplo? O Irvine também falava que ser companheiro do alemão seria o inferno.
Flávio,
Com os novos pesos (combustível até a tampa), esses novos pneus vão aguentar quanto tempo? 15 ou 20 voltas? Duas paradas no mínimo ou alguém vai arriscar uma parada só??????
O que achas????
Já deu pra perceber que essa Williams será uma carroça, vai brigar para ser a sexta ou a sétima no mundial dos construtores.
Pelo jeito a grande surpresa será a Sauber. Fez bons tempos com o “aposentado” de la Rosa e com o promissor Kobayashi.
Bom dia, Flavio. MInha bola de cristal tá no conserto, porisso não dá nem p’ra imaginar qual será o desempenho da Wiliams. Aliás, acho que a equipe fez muito bem em simplesmente entrar na pista, sem maiores carnavais. Carro de corrida se prova é no cronômetro.
ta vendo, o Tio Schumacher que estava a anos parado ja deu calor no Rosberguinho! o Barrica conhece o cara e sabe que ele veio de outro planeta!
o Maximo que o filho do Keijo pode fazer eh tratar de aprender algo! (com o homi , isso nao eh pouco!)
Como está bonita a Williams, na minha opinião muito mais bonita do que a Ferrari
Abraços
Achei o carro lindo mas pelo visto , vai ser carro pra meio de pelotão.
O capacete dele ficou muito bonito combinando com o carro.
Mudando de assunto,o que é aquela coisa esquisita em cima da Ferrari F10 que o Massa está testando?É algum equipamento de medição ou o que?
O carro é bonito, se for um “foguete” bom para Hukemberg, não vai fazer diferença para o Rubinho ele sempre leva pau no final, foi assim com Schumacher e Button. Sobre o que Rubens disse a Rosberg, Nelsão Piquet teria dado outro conselho:
“Rosberg não reclame, faça como eu em 1987 na Williams, contra tudo e contra todos eu fui o campeão naquele ano porque eu era melhor piloto! Formei minha própria equipe dentro da Williams e superei Nigel Mansell, se o equipamento é igual, faça sua estratégia e mostre que vc é melhor, mostre que vc não é um bundão como Rubens!”
O problema do Nico não é favorecimento ao alemão, é outro! Schumacher mesmo parado a 3 anos esta anos luz a frente de Nico como piloto, sua experiência na F1 vai fazer a diferença, isso Ross Brawn já sabe, não será só com velocidade que Nico vai superar o alemão na equipe.
O Rubinho tinha que ficar quieto, ele ficou 6 anos ao lado de Schumacher levando surra e agora vem dar esse conselho? O que tinha de bom na Ferrari para ele ficar 6 anos nessa equipe, me expliquem por favor! Colocaram um revolver no Rubinho para ele renovar por duas vezes seu contrato? O caso do sequestro do cachorrinho era verdade? A parte boa em 6 anos na Ferrari foi só o alto salário? Nem estando em outra equipe Rubinho deixa o alemão em paz. O mau do Rubinho é que ele nunca admitiu seus vários erros na pista e nem admitiu que outros pilotos foram e são melhores que ele. Não vou me surpreender se Rubinho começar levar pau do novato Hukemberg!
Será que se o Mansell não tivesse batido no Japão a história de 87 não seria outra?
Em 86 foi…..
Hoje já começou o treino e o Rubens tem só o 6º tempo. Será mais um ano correndo e não chegando a lugar algum? Como diz aquele ditado, “pede para ir cagar e sai de campo… “.
Cara, o Barrichello está estreando um motor que está fora das pistas a 4 anos (é o único Cosworth do teste), portanto sem referências reais de consumo, curva de torque e potencia após acoplado a um câmbio, e deve estar pilotando um carro pesado para sentir o comportamento do conjunto motor/chassis/suspensão, sem contar que com pneus mais estreitos o desgaste dos mesmos serão altos, acho que do 4o. ao 6o. tempo está muito bom, para os 2 primeiros dias.
Se eu fizer uma proposta pra vc de pagar uns 10 milhões de dolares por ano, mas um outro tanto de publicidade, etc…
pra vc ser o segundo piloto da melhor equipe da F1, o que vc faria ?
Você esperava algo diferente de um cara ruim de volante, numa equipe pequena e com um motor ruinzinho?????? Eles se merecem e o HULK vai dar um show nele ainda….
A Williams sempre foi assim!
Mesmo quando seus carros eram os melhores e não tinham concorrência, a apresentação era feita na fábrica, sem nenhuma frescura.
A Mclaren é que sempre contratava uns caras tipo “Joãozinho trinta” para fazer uma apresentação de carro parecida com desfile de escola de samba.
Depois na pista, ficava comendo poeira.
McLaren comendo poeira?
a mesma McLaren que, desde 1982, não fica abaixo do quinto lugar no campeonato de construtores, e que ganhou 10 títulos de pilotos e 7 de construtores nesse período?
Uma coisa é certa: Rubinho tá carimbado prá sempre. Qualquer coisa que faça ou diga terá sempre alguém dizendo que é “merda”. Mas ele é o maior culpado. Quanto ao que falou do Rosberg não ví nada demais,apenas sua opinião baseada na experiência que teve. Além do mais a F1 precisa de pilotos que emitam opiniões, coisa rara hoje em dia devido ao cerco das equipes .
Quanto ao adesivo do Senna, realmente eu nunca soube! Acho que muita gente ainda não sabe, vai “descobrir” ainda.
Com certeza.
Acho boa a sugestão do colega. Uma comparação entre os carros seria bem interessante, mas para isso seria necessário ter todos os carros divulgados e, no mínimo, com o shakedown feito. Infelizmente isso deve acontecer só depois do Bahrein, isso se todas as estreantes estiverem alinhadas no Grid da primeira corrida. É ver pra crer.
Flavio, no fim da temporada 2009 você comentou a possibiliade de a Itaipava seguir anunciando na F1, na Williams do Rubinho. O assunto não evoluiu? Você soube de mais alguma coisa?
Não, não soube de mais nada.
O grande premio poderia fazer uma comparação dos carros deste ano.
Não comentou que o carro dele parou por problemas no acelerador…
dizem as más línguas que é por falta de uso..
Alguem reparou em uma entrada de ar “suplementar” logo atrás da câmera do santoantônio ? é isso mesmo ?
É a sombra do equipamento acima da entrada de ar.
@cevadabuster
Flávio, alguma notícia sobre o KERS nesta temporada?
Equipes chegaram a um acordo e ningue irá utilizar o equipamento em 2010.
Não tm KERS em 2010!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Isso já foi comentado umas 1.000 vezes…..
Espero que o Rubinho consiga desenvolver o carro da Williams de maneira a conquistar alguns bons resultados. Mas para ser campeão como ele diz, por enquanto, só vendo para crer.
abraços
Rubinho vai ser campeão quando o Atlético-MG ganhar uma LIBERTADORES, ou seja N-U-N-Q-U-I-N-H-A!!!!!!!!!
Foi meio estranho, mas nesses “tempos modernos” onde vemos todos os tipos de publicidade, não era pra se estranhar…
O carro mais bonito, na minha opinião. Torço pra que o Rubinho tenha um bom ano. Pegam muito no pé do cara.
Flávio, pouca coisa se comenta a respeito disso, eu mesmo até pouco não não sabia e nunca tinha notado:
A Williams manteve a homenagem que até hoje faz ao Ayrton Senna, um pequeno adesivo com o logotipo conhecido “Senna”, colocado embaixo do bico do carro, na foto acima, só dá para ver uma pequena “mancha” branca na asa, que é o referido adesivo.
Isso é mais velho do que andar pra frente. Desde 1994 é assim, por que todos os anos alguém tem de “descobrir” o tal adesivo?
Bem lembrado Fabiano. Pouca gente aqui deve saber disso. Eu mesmo não sabia.
Seja bem vindo aos anos 90.
beto, acompanho a F1 desde 1969. Já trocou sua fralda hoje?
Quem não tem carro bom, Piloto bom e motor idem não tem muito o que comemorar o negócio é trabalhar.
Acho até bacana essa postura da Williams, sem frescura, do tipo: “somos uma equipe de corrida, o lugar de nossos carros é na pista”. Quem não deve gostar muito são os patrocinadores
Flavio,
acho que a Willians é o único que vi até agora sem aquela horrivel barbatana.
será que isso será um problema pra Rubens? ou o motor ford será o grande problema?
parabens ao grande premio, conseguiu fazer da entrevista do Rubinho destaque nacional! se bem que em se tratando do barrichelo, não deveriamos levar tão a serio o que ele fala…
voce é quem…?
E este campeonato que não começa nunca, viu!!!!
Ô Raiva!!!!
P.Q.P Deixa o cara moçada!!!!!!!!
Só quando ele deixar a F1….
Não foi o Frank Williams quem criticou duramente o Rubens, quando o mesmo falou um monte pro Ross Brawn sobre aquela troca de estratégia que acabou favorecendo o Button em um GP em 2009? Frank disse que se fosse com ele o caminho de Rubinho seria o “olho” da rua, pois piloto é apenas empregado e ele o dono da equipe!!!
Frank Williams vai ter sua chance em 2010, não tenho dúvidas que Rubinho vai continuar reclamando e chorando, nunca muda é assim a 17 temporadas.
Concordo contigo,lembro-me bem desse episodio e o Frank Williams ficou puto da vida pq o Ross nao fez nada com o cara.esse ano o Rubens naw tera moleza com o patrao naw hein…Se cuida Rubinhoooo…
Parece-me que a Williams já estava de olho no Barrichello naquela época do ano passado.
E ainda tem aquele velho ditado: quem desdenha quer comprar.
“Rubinho e o fantasma Michael Schumacher!!!”
Começou mal a Williams em 2010, começou com Rubinho na equipe. Mas nem tudo esta perdido outro piloto é alemão e dizem na Europa que ele é também o novo “Schumacher”. Um novo talento vale mais que 1000 Rubinho chorando, o que ele disse ao Rosberg é uma piada:
“Ele precisa ser rápido e não bater. Ross (Brawn) sempre vai lhe dizer isso antes da corrida”
O Rubinho fez várias “cagadas” na pista quando corria pela Ferrari e Honda, perdeu várias vezes o “bico” do carro, rodava sozinho, se “enroscava” com outros pilotos, várias vezes largou mal, teve várias punições nos boxes, saídas de pista…etc
FICA QUIETO RUBINHO!!!
Alguém sabe me dizer que porra era aquilo na Ferrari, uma especie de mastro na entrada de ar superior?
é um aparelho para melhorar a captação de telemetria!
Começou mal a Williams em 2010, começou com Rubinho na equipe! Ainda bem que outro piloto é um alemão, pode ser a salvação da equipe, um grande talento vale 1000 vezes que um chorão com experiência!!!
è, olha os tempos o Rubes e do alemão…è Brasil mesmo…Não sabe nada de nada e se acha no direito de falar mal do cara, pior que é falar por falar, para parecer informado…Mala..
voce pilota qual ….