NAS (GRANDES) ASAS
SÃO PAULO (programa de fim de semana) – Ele vem aí. Está no blog do Guilherme Barros a notícia de que o maior avião do mundo, o Antonov AN225, pousa domingo em Guarulhos trazendo algumas pequenas encomendas para a Petrobras. O bicho é grande e lindo. O blogueiro-piloto Danilo Gaidarji já avisou que vai acampar na cabeceira da pista.
Filmei o pouso, quem quiser ver esta ai:
http://www.youtube.com/watch?v=jhyZ_15ZJBI
LINDÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estive Lá,,,, loucura…… ele na frente dos outros avioes.. era Davi e Golias….. Valeu a pena……
http://www.youtube.com/watch?v=S6ikQoczE8M
video dele pousando em guarulhos fresquinho fresquinho
Prezados,
O Antonov acaba de passar pela minha janela, em direção ao seu pouso em cumbica. Gravei o vídeo no meu site em http://www.paulomoraes.com na opção OUTROS – ANTNOV EM CUMBICA.
[]s,
Paulo Moraes
Made in Ucrânia!
Abraços
Filhos de uma Parafina…………….. esse pomblinho usa sim srs….usa lubrificantes……é só ver na planilha de liquidos…que irão ver o vol…especifico…ah…..outras…não tenho 37 mil horas de voo..mas quase lá..e nao falo pererecas como vces…caramba…FG como tem Professor Pardal por aquin heim..caramba……..
Caro AGS, seja lá qual for o seu nome, não sou professor Pardal não, sou tecnico de manutenção senior com mais de 22 anos de experiência em manutenção mecânica e falo com conhecimento de causa, você é que não sabe do que está falando.
Um sistema hidraulico como o nome já diz usa como “veiculo” de transmissão de energia um liquido pois o mesmo é considerado um fluido incompreensível, e o óleo é o escolhido pela sua boa resistência termodinâmica -se não sabe o que é isso procure em um dicionário , estou apenas explicando e não dando uma aula , ok? aproveite também e leia as leis de Newton, vão te ajudar pra caramba – ele é comprimido , faz o seu trabalho que é aplicar força em um pré determinado ponto e volta sem pressão a um tanque de armazenamento aonde antes ou depois é acoplado um resfriador e depois esse mesmo óleo é usado infinitas vezes para o mesmo fim, damos a isso o nome de um circuito fechado, e a quantidade de um liquido que passa por um determinado ponto por um tempo pré estabelecido é chamado de vazão, ao contrário de um óleo combustivel aonde o memso é usado em um processo chamado combustão, que é a queima do mesmo gere energia, quer seja por espansão ( explosão) ou entalpia ( no caso das turbinas e sua reação energetica pois a mesma resuta de um somatório de pressão+temepratura+velocidade dos gases + a entalpia. Neste caso especifico você pega aquele valor de vazão e a ele nuam equação de primerio grau você inclui o deslocamento do veiculo ( se for o caso) e você magicamente terá o que chamamos de CONSUMO entendeu caro gênio aeronautico?
Portanto o que você teve acesso foi a capacidade ou volume de óleo que o sistema hidraulico deste avião possui, pois sistemas hidraulicos de aviões são circuitos hidraulicos fechados e salvo um vazamento não a consumo deste fluido ( inclusive o óleo hidraulico é o óleo com menso aditivação de todos , é quase um mineral puro, mas para melhorar a visualização de vazamentos , todos são pigmentados com cores berrantes)
PS. O fato de você ter voado milhares de hora não te faz expert em mecânica, conheço um cara que carrega pianos a mais de trinta anos nas costas e até hoje não sabe tocar porra nenhuma, fora uma ninhada de urubus que ficam aqui em um lixão que voam desde que nasceram, fiz uma consulta rápida e nenhum deles entendia patavina de mecânica……
Escrevi rápido e errei a compreensão, pressão,dos gases+ velocidade dos gases + temperatura = entalpia
Alguem saberia me dizer qual seria o melhor lugar pra filmar a aterrissagem desse colosso ?
Se esse troço fosse americano era feio e não serviria para nada! ehehehehe E tome cortina de ferro!
Na parte de trás do aeroporto, no começo da Av Papa João Paulo II (guarulhos), existe umas ruas que ficam numa parte mais alta, onde é possivel ver grande parte da pista. Certamente pelas dimensões da aeronave e pelo peso que transporta, deve usar quase a pista toda durante o pouso, então acredito que poderemos ver o gigante em operação.
De qualquer forma estarei lá. Existem outros pontos da cidade em que é possivel observar a aproximação para o pouso. Só resta saber de que lado ele virá
Sem dúvida uma das mais belas máquinas já construídas…aos admiradores de plantão resta saber em qual cabeceira ele vai pousar..alguém sabe..estarei lá….
Danilo,meu amigo bração,leva a barraca,coca cola,brigadeiro que eu vou levar o resto ok.Júlio Cézar
Cara, se for mesmo, nos falamos para nos encontrarmos lá!
O Antonov é 10
não sou um admirador da industria soviética,
mas a industria aeronáutica soviética é demais!!!
Não entendo nada de avião, MAS o melhor apelido do mundo é de um amigo grande, gordo e barrigudo, que mereceu o carinhoso pseudonimo de AEROMOÇA DO ANTONOV.
Já que o papo é sobre o maior do mundo que “avoa”, dêem uma olhada em outro expoente da industria aeronautica soviética , é a maior e uma das mais eficientes aeronaves de asa rotativa do mundo MIL MI-26, popularmente conhecidos como helicopteros, inclusive nesse quesito o banho soviético é maior. só não temos estas estupendas maquinas voadoras nos céus do Brasil porque o Lobby dos fabricantes americanos e europeus é brabo, uma empresa carioca arrendou um Helicoptero russo para fazer um trajeto Barra- Santos Dumont, conversei pessoalmente com os pilotos e pessoal de apoio no aeroporto de Jacarepaguá, todos eram unanimes em ressaltar a qualidade, simplicidade e confiabilidade da aeronave, ocorre que depois de dois anos a empresa aind anão tinha “conseguido” certificar a aeronave, o resultado? claro que a empresa naufragou antes de navegar…. mas ai vai o vídeo do MI-26 :
http://www.youtube.com/watch?v=hppPysbas74&feature=related
Falando em Concorde, fui um privilegiado, pois minha mãe nos levou dentro do Concorde quando desceu em Viracopos, local onde ela trabalhava….muito lindo por fora, porém era bem apertado por dentro, em relacão aos Jumbo da época. Me recordo que o bico se movia, e achava o máximo!!!!!
Inclusive era móvel pelo singelo motivo………………. do piloto poder ver a pista!!!!!! na posição de vôo o piloto não tina visaõ frontal para baixo, aí optou-se por esse bico basculantejá falaram um monte de baboseiras sobre esse bico, mas o motivo de sua articulação é esse mesmo.
Prezado Joao Ferreira, e demais. Listo abaixo os dados dos três aviões citados nos comentários para comparação.
AIRBUS BELUGA A300-600ST
Tipo: Avião cargueiro pesado
Fabricante: Airbus
Primeiro vôo: 13 de Setembro de 1994
Comprimento: 56,16 metros
Envergadura: 44,84 metros
Altura: 17,34 metros
ANTONOV AN-225
Tipo: Avião cargueiro pesado
Fabricante: Antonov Design Bureau
Primeiro vôo: 21 de Dezembro de 1988
Comprimento: 84 m
Envergadura: 88,4 m
Altura: 18,1 m²
AIRBUS A380
Tipo: Avião comercial
Fabricante: EADS Airbus
Primeiro vôo: 27 de Abril de 2005
Comprimento: 72,75 metros
Envergadura: 79,80 metros
Altura: 24,08 metros
(Fonte: wikipedia)
Notem que apenas na altura o Antonov é derrotado pelo A380.
Não há dúvidas que é o maior do mundo. E como arquiteto, saber que ele saiu de uma prancheta, me faz sentir um prazer enorme. Acredito que os apliactivos CAD de hoje facilitam o trabalho em várias óticas, porém a criatividade, o traço livre e a paixão da prancheta, são insuperáveis e tornam os projetos criados a partir dela muito mais admiráveis e únicos.
Abraço Flávio sou fã de seu blog apesar de não comentar muito.
Hoje em dia só o Joel Santana usa prancheta… :)
Em termos de envergadura o maior ainda é o Hughes H-4, feito na época da segunda guerra, de madeira e que só voou uma vez.
Tive o prazer de vê-lo pousar e decolar em Viracopos, antes de ser tirado de serviço. É simplesmente de tirar o fôlego. Quando toca na pista, as asas flexionam uma barbaridade, e se não fosse o caso, se partiriam. Consegui chegar embaixo da eronave enquanto era descarregada e conversar com o piloto (em inglês, claro, só sei quatro ou cinco palavras em russo).Gostaria de vê-lo novamente.
Orlando, que eu me lembro foi o AN-124, um pouco menor que o 225, que pousou em Viracopos ha uns 12 anos atrás. Vai ser a primeira visita do 225 na américa latina.
Quem quiser acompanhar a rota do bicho:
http://flightaware.com/live/flight/ADB2710
Agora mesmo está quase chegando em Sto. Domingo, na República Dominicana.
FG: esse avião é GRANDE? não cara… ele foi promovido de grande faz tempo… rs
E eu me pergunto: Como é que um bicho desse tamanho consegue voar?
Seis turbinas…..deve fazer um barulhinho razoável hein…..
Avho que dá para ouvir lá da Vila Mariana….hehehehehe
Disso os russos têm de se orgulhar!
Ele apareceu no filme 2012 lembram!
RUSSIA >>> mundo
E ele chega aqui trazendo 3 (três) válvulas!!!! Será que são parecidas com essa da Deca que tenho na cozinha aqui de casa? rs….
Este avião é o verdadeiro milagre da engenharia. Eu acho que depois da roda, é a maior invenção da humanidade.
É impressionante como este avião (vazio) consegue voar, E MAIS, ele carrega toneladas e sequer prejudica o vôo.
O Antonov é um Navio Transatlântico que vôa.
Desculpe Flávio, uma vez estava assistindo o discovery Channel e mostrou um avião bem maior que este, acho que era um Airbus 380, 580, sei lá que número desses, mas que o formato do avião era bm bizarro, apelidado de beluga, uma baleia branca, que serve para transportar peças gigantes de outros aviões….
preste atenção quando vir falar do A380… o “maior avião de passageiros do mundo”. O Antonov 225 é o maior avião do mundo, mas é cargueiro…
João ,não tem nada a ver um com o outro, o Beluga nada amis é que um Airbus 300 ( se não me engano…) com uma fuselagem enorme para carregar seções dos aviões da própria Airbus que são fabricadas em ´varios países da europa, mas a linha de montagem final é na França.
Ele tem capacidade para carregar grandes seções , porém extremamente leves, e mesmo assim é menor que essa “graçinha” soviética em questão; se não me engano o recorde de transporte de carga foi um equipamento da Siemens com aproximadamente 460 toneladas.
Existe também um Boeing 747 para carregar os onibus espaciais americanos , como também existia um antonov-124 adaptado para carregar a versão sovietica do onibus espacial , o Buran. Inclusive ele foi responsável pela mudança da cauda do AN-124 , mas isso é outra história….
Na verdade foi o An-225 mesmo que foi desenvolvido para carregar a Buran. Ele é uma evolução do projeto do An-124. A cauda do 225 é bifurcada desse jeito para que o avião pudesse acomodar o ônibus espacial “nas costas”.
Realmente amigo Adriano, me confundi e acabei misturando os modelos. Esse aí é que transportava o Buran, e sua cauda bifurcada se deu não para acomodar o onibus espacial, mas sim para a aeronave poder continuar com a sua aeronavegabilidade intacta, pois o leme da cauda e os estabilizadores horizontais ficavam na área de baixa pressão criada pelo arrasto do Buran, então optou-se por ese leme duplo que não sofria esse tipo de interferência, obrigado pela correta intevenção amigo.
Sim, foi isso que quis dizer, a cauda é bifurcada para lidar com a alteração que a Buran provocava no fluxo de ar sobre as superfícies da cauda.
O AN 225 é tão imprestável perante a engenharia aeronáutica do ocidente q a maior parte do seu fretamento vem de empresas do USA ou do próprio governo – incluso forças armadas.
Povo colonizado e imbecil já é uma merda, q pelo menos não venham encher o saco aqui.
Abraço ao SR Gomes. Leve os meninos pra ver o gigante ucraniano.
Os Piquet tem um Antonov tbm. além dos jatinhos. Vai ter neguinho que vai dizer ter ido no galpão. Provo que é mentira hahaha! (na época)
Pessoal, saiu na imprensa que o ETA (“Estimated Time of Arrival”) e’ as 8:00 hs. de Domingo.
Em tempo: pra quem tem “bronca” de LADA, a Escola de Engenharia (Russa…) e’ a mesma… O marido da minha professora de russo no CTA (Eng. Viktor Koldaev) ajudou a projetar a parte aerodinamica na Ucrania… Este e’ um pequeno exemplo do que os russos sao capazes de fazer…
Fizeram o Lada com as aparas de metal que sobraram, né? KKK
Brincadeirinha…
o sitema hidraulico desse pombinho…só hidraulico que mantem as regulagens dos flaps consome nada mais do que………………………….7.500.Lts…por cada 6 horas de voo….pouco ne…pouco……………..
Não entendi essa sua conta de consumo hidraulico amigo, dá para explicar melhor? trabalhei com sistemas hidraulicos extremamente complexos tanto de alta vazão como da alta pressão e não entendi patalhufas do que você quis dizer, você deve ter tido acesso a um dado tecnico de vazão de óleo e está confundindo isso com consumo, vazão em um sistema fechado não é consumo amigo, é vazão. misturaste alhos com bugalhos e como resultado deu esse seu comentário sem pé nem cabeça……
No mais é lindo vêr um produto que pode ser chamado de ” o maior do mundo” e saber que foi projetado exclusivamente em pranchetas, tudo no lápis e nanquim, que beleza a engenhosidade e independencia do ser humano.
A diferença básica de quem copia para quem faz, hoje apenas um em cada milhão de engenheiros tem capacidade para assumir uma prancheta e fazer algo além de copiar, e usar simuladores sintéticos para projetar qualquer coisa, 99% dfe um projeto atual é a memória do computador baseado em dados copiados desses gênios aeronauticos que tiveram seus dados inseridos na raízes de programas que apenas copiam projetos alheios.
parabéns Rubem.
É isso mesmo.
Não me ajeito com auto cad pois ele “percebe” o que quero e põe na tela. Nem sempre é o que quero, é só “parecido”
Perdi o tesão faz tempo. Ninguém nem sabe mais o que caneta nanquim especialmente engenheiros e arquitetos.
Criatividade? faz-me rir (com ou sem hífen)
Esse avião é o bicho. Que vontade imensa de ver de perto.
O DúCardim lembrou dum negócio incrível, pois vi o Concorde voando baixo aqui em Sampa em 1971 quando de uma feira francesa. Foi emocionante o bichão desfilando nos céus com o bico pra baixo.
Podiam fazer algo parecido, mas avisar o povo né? De manhã não chove pô…
Rubem e Regi:
Falaram tudo.
Sistema hidraulico que “consome” fluído/óleo?
O único consumo é o de energia elétrica para a motobomba do sistema.
belissimo gosto dos avioes russos, antonov e ilyushin, sem falar dos mig, mas esse antonov é imenso, o 747 é junior perto dele.
Tem de fazer como quando o Concorde veio aqui pela 1ª vez.
Dar umas voltas pela cidade!
Russos são geniais, não?
Também gostaria de saber a hora da chegada do avião. Respondendo ao amigo, não há mais acesso aos terraçoes para observarmos a pista, pousos e decolagens. Estacionar na estrada é proibido por questões de segurança. A única alternativa é observar pelas janelas no 2º andar do aeroporto.
Mas voltando ao pedido inicial, o amigo FG ou alguém, poderia informar o horário?
Obrigado e um abraço.
Torcemos todos os aero-entusiastas que opere na RWY 09R onde temos a melhor visao dos pousos em SBGR.
a empresa onde trabalho chegou a alugar um desses pra trazer uns mega transformadores pro Brasil se fosse necessário, mas não foi e eu perdi a chance de ver o bixo de perto…
O Antonov já trouxe a UM3 para o brasil para a TV GLOBO, no passado.
Alguem aqui sabe se tem alguma área externa do aeroporto de onde se possa ver os aviões?
Recentemente, uns dois meses atrás, o “monstrinho menorzinho” o AN-124, esteve por duas vezes no aeroporto de Cabo Frio-RJ, trazendo helicópteros para serem utilizados nas plataformas de petróleo.Se ele era gigante imagino o AN-225
O mais fascinante deste avião é que é TUDO mecânico e analógico.
“Triste comédia
A família paulistana
Não tem fim-de-semana
Não tem praia, nem montanha…
…No Aeroporto de Congonhas
Passar todos os domingos
Só pra ver avião descendo
Só pra ver avião subiiiindo…”
comentário mais preconceituoso e fora de propósito…
Eu vou lá ver! parece que vai chegar as 9:00 hs
Essa info só vem coroar outra info +ou- nova: a retomada da produção do AN 124:
http://airway.uol.com.br/producao-do-antonov-124-sera-retomada/
Logo, logo, teremos o Ruslan reabastecedor de Sukhois ou Migs com turbofans a álcool. Por razões óbvias…
Avisa seu amigo blogueiro que não pode parar na pista para ficar vendo avião subir e descer!
FG, alguma info adicional ref o pouso do Antonov AN225 em Cumbica ? (Horário, etc.) ?
Uma das estrelas do filme “2012”, estava carregado de belas máquinas no filme, é uma pena que foi destruído na película.
Recentemente, em 16.12.09, pousou em Porto Velho (RO), o irmão menor, o Antonov 124, que trouxe dois helicópteros novos para a FAB. Deverá retornar, pois a esquadrilha será composta de 12 helicópteros Russos, recém adquiridos pela FAB.
Bela aeronave. Vamos todos a Cumbica para recepcionar este “gigante” da aviação.