OUTROS VERÕES
SÃO PAULO (totalmente sem graça) – Vendo o frio e a chuva nos assépticos (esse “p” mudo caiu?) autódromos espanhóis, não dá para não lembrar da algazarra que eram os testes de pneus, hoje pomposa pré-temporada, em Jacarepaguá, nos anos 80.
É o tema da coluna Warm Up de hoje. E numa página antiga do GP Total, tem fotos maravilhosas de um desses testes.
Fórmula 1.O que era um esporte movido á talento,hoje se tornou diversão de playboyzinhos endinheirados,filhinhos de papai…F 1 is over!
Espetacular… tudo já foi dito!
Imperador
PIQUET WHO?
Lembrando que os títulos de Piquet em 81 e 83 não tinham computador de bordo e telemetria no box, o piloto que era a telemetria, chegava nos box e passava todas informações aos engenheiros e mecânicos para fazer as mudanças no carro, famoso bundinha de veludo! A eletrônica entrou forte na F1 a partir de 84 e facilitou muito a vida dos pilotos, quantas vezes a suspensão eletrônica corrigiu os erros de Senna/Piquet e Mansell na pista? Em todo caso prefiro os 3 títulos do Piquet ao do Senna, os 2 primeiros títulos do Piquet foram mais “trabalhados” pelo piloto por não existir eletrônica em peso, o título de 87 Piquet bateu Mansell que era o preferido da equipe, fora que Piquet não precisou jogar o carro em cima de ninguém para ser campeão como fez o Senna em 90! Todos os títulos de Piquet ele quem desenvolvia o equipamento na equipe, já o Senna pegava o carro “pronto” acertado pelo Prost, só sentou no carro e pilotou, assim é fácil fazer “números” na F1…
Quem desdenha quer comprar.. por que comparar? não poderia apenas citar as virtudes de seu piloto preferido ?
Tao bom que foi correr na Lotus no lugar de quem mesmo??
E passou um ano dividindo curva com Andrea de Cesaris … e companhia.
Dai foi para a Benetton… quando viu que ia levar fumo do Alemao… foi embora com o rabo entre as pernas.
ps: carro acertado pelo Prost?
Tem nego que bebe uma cagibrinas depois vem falar besteira,
Olha….
Achei este site legal. Pode entrar q não é virus:
http://mestrejoca.blogspot.com/2009/02/veu-de-noiva.html
Vale a pena pela curiosidade. Não pela Novela….rs
FG
Encorajado pelo REVIVAL de Jacarepaguá fui até lá hoje.
Tinha uns caras de moto treinando lá…..
Entrei (ninguem fiscaliza PN) e bati fotos pra kct….. Muitas da Torre de Cronometragem, que estava com a porta aberta…..e abandonada. Não tinha ninguém. Fiz a festa……
Será que interessa este material a nivel de curiosidade ?????
Olá Marcelo. Interessa sim!!
Só para reforçar: as fotos fora tiradas de uma câmera de celular com “fantásticos” 2 Mp…..
A qualidade não é profissional, mas dá uma otima ideia de como está o morimbundo Autódromo (como me dói escrever isso)….
Não aceito demolirem uma praça de esportes em favor de outra. Imagina demolir o Maracanã (ele é tombado, eu sei) para fazerem umas tres ou quatro quadras de volei e basquete.
E outra: o atual Presidente da CBA reforçou que só entrega o autodromo “antigo” qdo o novo estiver pronto. Vc acredita ???? Nem eu….
Enfim: para onde mando as fotos ?????
Saudades de Jacarepagua, mas aqui em SP tambem assisti a testes de pneus com Renault e Ferrari, acho que eram os Michelin de 1979.
Assisti todos a GPs la no Rio, exceto 1978 e 1981. Em 1985 fui bandeirinha na curva 1. Meu primo chara morava no Rio e descolou a boquinha no Rio Motor Clube . Em janeiro de 1986 assisti aos testes de pneus, com Piquet de Williams , Prost de Mclaren, Senna de Lotus, etc…dois meses depois voltei para assistir a dobradinha Piquet-Senna.
Saudades.
Os Caras com o Piquet eram o Gordon Murray e o Patrese? Flávio, a morte no Streiff foi definitiva para a transferência do GP do Brasil para Interlagos?
Mas o Streiff não morreu! Ficou de cadeira de rodas e tudo, mas ainda está envolvido com automobilismo até hoje!
adorei a matéria flávio,hoje até pra chegar perto do possante alguersuari é complicado.
Pois é Nilton. Teve uma panca tão violenta quanto a do Senna mas tá vivo. Se bem que o ângulo da batida não ajudou em nada esse último. Mas contando com essa e a outra em Indy, parabéns e vida longa ao Piquetzão.
Agradeço a Deus por ter vivido esse tempo. Acompanho a fórmula 1 desde 1975. Sem querer desmerecer os outros pilotos brasileiros que estão ou estiveram na fórmula 1, mas o Piquet era foda dentro e fora das pistas. Uma entrevista do Piquet valia mais que todas as entrevistas do Senna, Massa e Barrichello. Piquet não tinha nada de politicamente correto, babação de ovo, puchação de saco de repórter.
Por isso que o Piquet é meu ídolo. E pra provocar as viúvas: Era tão mais piloto que está vivo até hoje.
Chamam esta área de “Comentários”. Mas agora eu só posso dizer: sem comentários! Que fotos incríveis. Que saudades daqueles tempos. Isso sim era Fórmula 1 de verdade, sem pompa, sem frecura, sem câmbio semi automático, sem painél digital. Era motor, contagiros, alavanca, braço e criatividade dos engenheiros. E um exemplo de criatividade era a Brabhan, o carro mais lindo de todos os tempos (na minha humilde opinião é claro) e que se destacava de todos os outros. Hoje, só muda a cor. A Fórmula 1 mais parece uma mono marca.
Jóia a coluna. As fotos também são ótimas!
A figura sem camisa e barba não é o mago Gordon Murray ?
Isso mesmo, chefe gordon ( o genio) e o batman ( o outro genio).
Isso, é o Gordon Murray. E me parece que o outro sem camisa é o Riccardo Patrese.
Tempo bão…não volta mais….saudade….
Nós que vivemos esses dias, temos que acordar todos os dias cedo e agradecer a Deus pela oportunidade de ter vivido aquela época de verdade, quando tudo era de verdade: Pilotos, Equipes, Mecânicos, Corridas. E tinha até ultrapassagem e motor estourado!!!!!!
Não foi só o sol de Jacarepaguá que se foi…. o autódromo também
Ô saudade!!!
A Fórmula 1 de hoje é capaz de exigir ar condicionado até no banheiro. Os Mauricinhos náo podem suar se tiverem que fazer força quando sentam no trono.
Eu gosto muito de Jacarépagua, mais do que de Interlagos, mas como morador do estado do Rio podem falar que sou imparcial. Mas o astral da corrida no Rio era outro ainda mais com os testes de pré temporada acontecendo por aqui.
Mas as fotos náo deixam margem para que se observe como que a Fórmula 1 mudou desde a década de 80.
Podem me chamar como saudosista, mas naquela época eu como bicáo (penetra) podia tirar fotos de Mclaren e Ferrari numa proximidade que era possível aos pobres mortais. Mas a Fórmula 1 evoluiu né… rs rs rs
Inimaginável hoje…
Tudo sem a menor segurança, todo mundo sem camisa, tudo improvisado.
Enfim… Maneiríssimo!!!
Duas feras e uma anta.
Piquet, Murray e Patrese.
Bons tempos…
E os gringos apavorados com o calor do Rio nos ’80…
Tony Ramos de óculos!!
Nessa madrugada matei a saudade dessa época e assisti novamente o GP Brasil de 1984, Piquet ficou parado na largada, e vinha em grande recuperação até o motor quebrar, o Keke deu show também e o Prost naquela “baladinha” de sempre com calma foi ultrapassando e herdando posições até a vitória, curioso também foi o tema da vitória tocando para o Prost, mas antes já tinha sido tocado para o Piquet na vitória em 83. Outro dado interessante era como o desempenho dos carros se alternavam durante a corrida devido ao desgaste dos pneus, mas espantoso mesmo foi a ótima narração de Galvão Bueno nessa época! Inacreditável como ele piorou com o tempo, até hoje estou na dúvida o que deixou o Galvão insuportável, se foi a morte do Senna ou os recordes batido pelo alemão…rs
“… Pela posição da mão do Piquet, boa coisa ele não esta fazendo, parece mostrar o diametro de “alguma coisa” pra eles !!!…”
Mas era realmente muito precário. Eu estava na arquibancada no dia do acidente do Streiff. A entrada era proibida, mas meu pai pagou um cafezinho pro segurança e nós entramos. A segurança da pista e das arquibancadas era caótica. Se pudéssemos ter a descontração daquele tempo com a segurança de hoje seria ótimo.
Foi num desses testes que constatei que o “maior herói brasileiro de todos os tempos” era um tremendo mascarado, só bonzinho com uma câmera da vênus platinada ligada……
Conta a história……
Explica isso melhor!!!!!!
Só pode ser o Senna, acertei?
Sinceramente, não sei nem por onde começar um comentário sobre a sua coluna, esse post e as imagens do link. Eu nasci depois dessa época de testes de pneus, mas o meu pai, que foi quem me apresentou ao mundo do automobilismo, sempre me contava sobre os testes e as corridas e eu sempre imaginava como deveria ser maravilhosa essa época, onde a Fórmula 1 era muito mais divertida do que hoje em dia. Dessa época, a única coisa que restou – além das memórias do meu pai – foi uma foto, do carro do Piquet, tirada em 83, que eu guardo com todo o cuidado e carinho desde quando o meu pai me deu essa maravilha. Foi fantástico ver todas essas fotos reunidas e ouvir mais histórias e comentários sobre essa época tão legal que infelizmente eu não vivi. Muito obrigada por me proporcionar esse momento, Flavio, e parabéns. Por essas e por outra que eu estou sempre acompanhando esse blog e todo o seu MARAVILHOSO trabalho.
Janeiro de 1984. Inacreditável o que acontecia naquele tempo. Sim, meninos, eu vi. A caminho da praia, um calorão brabo, uma passada em frente ao autódromo só para ouvir o barulho dos carros e… um portão aberto no início do retão sem ninguém tomando conta! Entrei, fui para a final do retão, de sunga e máquina fotográfica (de filme…), a patroa perdendo a praia, e… um buraco na tela de proteção! Metade do corpo para dentro da pista, muitas fotos legais – Arnoux e Alboreto na Ferrari, Patrese na Beneton, Prost na Renault – e um tempo que não volta mais.
anos maravilhosos para o / no rio, inicio dos 80 ao inicio dos 90.
alem da F1, rock n rio, primeiros shows internacionais, verão da lata, circo voador e morro da urca c/shows do tim maia, carnaval no novo sambodromo do niemeyer, abraço na lagoa do gabeira, carrocinhas de cachorro quente do geneal em todo canto, caneco 70 p/chopp no leblon, lojas company, muita criatividade diversão e muuuiiiiito menos violencia. saudades muitas.
O cara à direita na foto é o Ricardo Patrese. Esse tempo era maravilhoso. A gente era feliz e não sabia.
Fui ao GP em 1987,e após a corrida consegui entrar nos boxes.No da McLaren tudo igual à foto.O Gordon Murray estava lá ,descalço ,com a indefectível calça vermelha da equipe ,sem camisa ,um imenso charuto aceso e uma quantia enorme de folhas de papel com os tempos de volta dos carros,naquela era pré-computador.
Bons tempos…
Acho que foi em 1983 que o Rato ensaiou uma volta à F1 nesses testes em Jacarepaguá.
Desistiu após verificar aquele carro branco, com patrocínio da Disney (Topolino) era uma carroça…
Perfeito.
Foi em 1984. Fevereiro. Eu estava lá. Foi também a estréia de Senna naquela Toleman azul-escura.
Também vivi momentos inesquecíveis nos testes de pneus.
Vou citar três que marcaram o simples mortal sem acesso à credenciais e que para quem acompanhava aquilo tudo pela TV a chance de presenciar aquele clima era única.
1) A Tyrrel verde escura (Benetton) de Michele Alboreto andando sozinha na pista. Fantástico ver e ouvir as trocas de marchas, freiadas e acelerações que em treinos oficiais com muitos F1 juntos, não dava para distinguir..
2) Como o Flávio mencionou, era tudo muito precário e relaxado. Então numa bobeira do segurança pulei para dentro da pista e fiquei agachado atrás do guard-rail na Curva Sul e vendo (também tremendo de medo) Keke Rosberg barbarizar com a Williams.
3) Consegui chegar aos boxes. Hora do intervalo e chego de mansinho no box da Tyrrel e presencio a seguinte cena:
Alboreto em pé, encharcado de suor e o velho Ken com a mão em seu ombro, conversando ou talvez dando conselhos, era um clima paternal (Ken Tyrrel foi o seu descobridor) e quando me dei conta, vi que naquela garagem éramos só nós três. Pensei : esses caras vão me expulsar daqui, mas não, eles nem se preocuparam comigo e me deixaram partilhar aqueles minutinhos com eles e meus pensamentos (… provavelmente aquela raposa fez isso com Stewart, Cévert , Sheckter , Depailler, Pironi e eu gahei o presente de estar ali).
Esse P ai não é mudo não!
Tempo bão…
Pqp, nem me lembre…
Devia ser prá lá de divertido….
não sei o que comentar sobre essa foto.
Então pq comenta? Fala sério…
sobre seu comentário, sei o que comentar.
Hahah tb não.
Agora… esse saudosismo ainda vai comer uns vivos…
Piquet, Murrey e quem seria o outro de óculos?
Ricardo Patrese!
Patrese.
De oculos era o Patrese………….