FIM DE NOVELA
SÃO PAULO (chuvosa) – Pelo menos o “núcleo USF1” da última novela já teve seu fim decretado. Pelo Twitter, alguém que usa o nome do time no seu “nick” acabou me levando a um link do Speed Channel onde está a informação de que já teria havido um pedido formal dos ianques à FIA para adiar sua inscrição no Mundial.
A equipe jogou a toalha. Sem nada pronto para correr, a poucos dias do início da temporada, tentou-se uma fusão com a Campos e não rolou. Depois, a Stefan sugeriu o mesmo, e os americanos não quiseram.
E, assim, morre a tentativa de formação de equipe mais melancólica de todos os tempos. Que acabou sem nunca ter começado. Restarão dívidas e risinhos pelo paddock. Claro que os donos, Peter Windsor e Ken Anderson, vão prometer que ao longo de 2010 irão se estruturar, encontrar patrocínios, fazer de tudo para entrar forte em 2011. Claro que vão dizer à FIA que no ano que vem tudo será diferente.
Mas é claro, também, que já era definitivamente.
É possível que hoje mesmo a FIA declare disponível a vaga da USF1, abrindo caminho para a Stefan GP conseguir sua inscrição em tempo hábil, com os outros times podendo votar formalmente etc e tal. Fica faltando, agora, resolver o “núcleo Campos” até o GP do Bahrein.
Todos ficam falando que as novas equipes são muito ruins, blá blá blá … Não precisa voltar muito no tempo não … vejamos em 2003: GP da Austrália, diferença do pole para o último colocado na classificação: 4s550 (1:27:173 de Schumacher-Ferrari contra 1:31:723 de Pizzonia-Jaguar), e na corrida 9 de 20 carros não terminaram.
Hoje estamos acostumados com mais equilíbrio, com diferenças na casa de 1s ou 2s entre o primeiro e o último, e com pouquíssimos carros quebrando, tal o padrão de qualidade que os carros alcançaram.
No início teremos algumas equipes bem atrás e carros quebrando, mas com o tempo vão melhorar e as diferenças vão diminuir.
Temos que dar chance a novas equipes, caso contrário a F1 vai morrer um dia.
Tomem como exemplo a Force India, quando começou era motivo de piadas, mas agora mostrou ser uma equipe séria e formada por gente que gosta da coisa.
Quem não concorda e quer uma F1 só com Ferrari e McLaren, tudo bem … eu quero ver 26 carros ou mais nas pistas.
Abraços.
Esse pessoal estava pensando que a F1 era a mesma coisa que a fórmula batida (indy), onde qualquer jipe entra no gride ???
Meu Deus!!! Pelo que parece, quem for pilotar esses carros das equipes novas, vai correr sério risco de vida. É melhor fazer um bom seguro de vida.
Flávio vou postar algo bobo aqui, mas não sei se vai dar certo e tenta passar para a mídia isso aqui (não é obrigado)
O Sr. Max Mosley está preocupado com a poluição dos carros de F1, ecologia vc sabe bem disso.
Por quê eles não introduzem um catalisador que suporte altas temperaturas do escape e que atue como redutor de emissão de carbono na atmosfera. Existem técnicos competentes pra isso. Se eu tivesse uma equipe na F1 eu iria introduzir carros totalmente ecológicos movidos a Etanol, materiais biodegradáveis no carro e carenagem acústica no carro devido ao barulho dos motores (poluição sonora).
o nucleo da campos tem novidade, segundo grande premio bruno sennaconseguiu arrumar patrocinio e esta garantido. Estranho não, bastou o Campos sair p/ele arrumar patrocinio
C R E D O !!!!
Os carros das novatas sao tao Lentos que nao precisarao de Limitador de Velocidade nos Pits.
Errata: respectivos, capacete. Obrigado !!!
Alguns comentarios:
1- A USF1 deveria montar um carro com LEGO impulsionado por um motor Arno 3 velocidades.
2- A Campos, se alinhar vai tomar volta ate do Medical Car que fica no final do Grid.
3- O Richard Branson eh um Falastrao, vai ver que o buraco na F-1 eh mais embaixo. O cara soh reclama de budget e de $$$. Vai vender a Virgin para alguem em no maximo 2 anos.
4- Trulli, Kova, Di Grassi, Glock, estao metendo o pau nos seus respctivos carros. Imaginem soh a situacao dessas equipes, os carros vao desmanchar durante as corridas. Seria bom o Massa reforcar o capecete.
Gomes!
E a notícia do seus amados Ladas na F1??? Cara, não sei se é real, mas li que o Putin tá vendo do governo russo patrocinar a renault esse ano (parece que ele teria dito isso pro brasileiro lá que manda na fábrica francesa de carros, não os de corrida…). Aí ele teria falado de aparecer o símbolo da Lada nos carros da equipe esse ano, já que a renault já tem uma participação acionária na Lada. Sabes se é verdade isso? Velho, se for, vai ser irado, já pensou um Lada vencendo na fórmula 1??? (não sei se a renault chega a tanto…) Seria muito massa, ainda mais com uma equipe americana nascendo morta, hehe.
Flávio eu não tenho nenhuma fot dakele tempo, a unica coisa que me restou foi um chapeu de proteção do sol feito de papel do Cigarro Hollywood. Haveria a possibilidade de o o pessoal do Blog ter algumas fotos daqueles testes para postar ou mandar para mim. Se puder agradeço muito. valeu abraços
Olha gente, eu acompanho a F1 desde dos anos 70 e nunca vi um começo de temporada tão desolador. A grande verdade é que o automobilismo de um modo geral enfrenta graves crises. Eu li a pouco tempo a coluna do Flavio sobre aqueles dias de verão em Jacarepaguá. Quando me tornei fã da F1 por causa do Gilles Villeneuve , embora morando em Niterói eu sempre dava um jeito de ir ao autodromo e conseguia entrar digamos por debaixo dos panos( claro eram outros tempos) para acompanhar os famosos “testes de pneus” . Meus olhos brilhavam com aquelas equipes tradicionais remanescentes dos anos 60. Lotus( a modelo 79 era linda), Mclaren, Ferrari ( a 312 t4 era uma beleza, a 126 c tambem), Ligier, Willians, Alfa Romeo, Arrows, as Renault turbo, Brabhan Coswort e BMW, March. Puxa outros tempos. Eu ficava perambulando pelo padock sem saber se olhava para aquelas máquinas ou para as garotas naquele sol de 40 graus.Os carros eram carros de verdade, os circuitos eram circuitos. Hoje tudo é tão perfeito que perdeu-se a graça, o encanto. Aquilo era uma festa. Todo mundo da F1 adorava o Rio. Sinto tantas saudades daqueles tempos…..
Por ser brasileiro fá da f1 torço para que o Bruno senna tenha a possibilidade de fazer um bom trabalho na f1.
Mas toda via sendo sobrinho de quer é deveria estar numa situação mais confortavel.
Flávio, esta USF1 não disse a que veio e já foi…
Os custos e investimentos na F1 estão tornando-se proibitivos e inviabilizam novas equipes. Os potenciais patrocinadores são na verdade investidores que buscam retorno a seu investimento e parece que a conta não fecha.
Talvez a FIA pudesse criar uma F1 Light para estas equipes novatas e com menos capital, poderiam fazer um campeonato apenas com etapas na Europa nas preliminares da F1.
Mas já existe, chama-se GP2. Esse ano terá até a GP3 também. E a Fórmula 2, que criou uma segunda ramificação para acesso à F1.
Acho que é preconceito da FIA se não deixar a Stefan competir por ela pertencer ao bloco do Leste Europeu. A Sérvia. Esperaram a Espanha (Campos) e EUA (USF1) se definirem e deu no que deu. Cadê os patrocinadores?
Deixem a Stefan correr e realizar o sonho deste homem!
Este ano a USF1 foi massacrada de todos os lado, acho que 2011 será o ano da resposta! Com certeza serão os primeiros a apresentar o novo carro. O type 1.
O type1 é como aquele conto de que somentes os inteligentes enxergam….sei que sou burro, pois não vi nada. O pechito deve ser inteligente. Pagou pela vaga. Deve ter visto o que não vimos….ou estou enganado? Brincadeiras a parte, nem em 2010, 2011 ou 2099. Até hoje a Prodrive não consegue vaga no grid por ter “desistido” em 2008. E como muitos de nós concordam a prodrive no quesito tecnico, deveria ter ficado com a vaga.Mistério
A Stefan precisa da aprovação da FIA e FOM, pois as equipes não vão concordar, principalmente a Sauber e a Renault. O carro da Toyota provavelmente não é tão ruim, será uma disputa interessante.
Esse time Americano sempre fez bluff e é uma fraude.
Pelo contrário, a Lotus e a Virgin, fizeram o carro e estão a trabalhar.
É certo que com dificuldades, mas isto é a F1. Mesmo as grandes marcas têm dificuldades em ganhar (que o digam os japoneses, a BMW, até a Mercedes, a Fiat esteve quase duas décadas sem ser campeã…)
A verdade é que a Williams esteve quase toda a década de 70 na cauda, e somente despegou em 1978.
Ao invès, a Tyrrell começou bem mas depois arrastou-se duas décadas, mas ninguém goza com o Ken Tyrrel, seria uma blasfémia, até.
Eu gosto de garagistas, e estes são os novos garagistas. Dou algum crédito à Lotus.
Dêm tempo à Lotus e Virgin. Lembram-se dos GP de 1980, 1981 etc.. A quantos segundos dos primeiros andavam os RAM, ENSING, FITIPALDI, etc…? Mas sem esses a graça e colorido era muito menor
Mas ninguém está criticando Virgem e Lotus, e sim a palhaçada da “equipe” americana.
Vou fazer o seguinte: pedir o financiamento total de um BMW Série 1 e falar pro analista de crédito que “depois eu me viro para arrumar um emprego e pagar, libera aí!”
Flavio, todos nós já sabíamos não? É uma pena pois uma equipe americana poderia trazer uma nova gama de patrocinadores e, quem sabe, a F1 de volta aos EUA. Pelo menos já voltamos ao Canadá…
Quanto a Campos… Será que, se ela existir, ela vai andar? Não seria bom ver o pimpolho Senna andando lá atrás…
fica no ar…
Que venha a Stefan!
Pra falar a verdade com tudo isso que esta acontecendo ficou bem claro que a FIA trabalha a toque de caixa , com a velocidade e agilidade que o serviço publico brasileiro nós oferece.
Hoje fica claro que na F-1 tudo gira entorno do dinheiro e nada mais … uma total falta de gerencia.
David Richards não tem o que reclamar ele tinha uma “entry” para 2008 e não aproveitou a chance.
Concordo com vc. Muitas pessoas falam da “capaciadade da Prodrive” em fazer um papel muito melhor que as outras estreantes. Esquece-se ou não sabem que a mesma tinha a opçao de participar o mundial de 2008 e “não quis”….A escolha da USF1 com certeza foi o maior micão. O Sr Adrian Campos já tinha um histórico ruim em 1993. Lotus e Virgin tem algum crédito, pois apesar das dificuldades colocaram seus carros ali…
Pô, os caras da USF1 pediram pra sair de um troço que eles sequer tinham entrado de fato! Mas, e agora, o que acontece com essa “promessa” de correr em 2011? A vaga vai ficar à disposição até lá, como se a F1 fosse um corno manso que aceita a mulher de volta depois de um pé do Ricardão? Se eu mandasse alguma coisa na F1 (que nem em casa mando muito…), responderia com um sonoro “perdeu, playboy!”
Flavio que eu saiba quem sugeriu a fusao com a Stefan foi tio Bernie, o que deixou o pessoal da Stefan putos, porque eles é que entrariam com praticamente tudo!
Você confirma isso? Ou alguem aqui do blog?
Flávio Gomes… estou tentando acessar a página do grande prêmio digitando a URL (www.grandepremio.com.br) no meu browser mas está caindo no UOL. Que loucura é essa? Vocês estão mudando de domínio?
A resposta da algo: “página não encontrada” no servidor do UOL.
Problema aí. O domínio é meu. E cai no Grande Prêmio, normalmente.
End of Chapter #1. Next, on F1 novel…
Soap opera, please…
Mas não fica assim, não. Eles vão entrar em 2011 custe o que custar. É melhor isso do que Lotus e Virgin se arrastando nas últimas posições.
A Honda e a Toyota ficaram anos pra nada, então porque que caras que fizeram e estão treinando não podem? O F. Williams ficou mais de 6 anos só andando lá atrás e hoje é respeitado. Essa US F1 tinha que ser banida, só isso. Deixem a Lotus e a Virgin trabalhando, que aliás é a unica coisa que eles pediram.
Pelo menos a Lotus e a Virgin tem carro pra se arrastar, e a USF1 que não tem carro nem pra ficar pegando pó? Além do mais você não vai querer que Lotus e Virgin ja entrem fazendo frente às grandes, né? Veja a Red Bull, por exemplo. Quanto à USF1, acho que eles deveriam é enfiar a viola na sacola, o rabo entre as pernas e sumirem. Nos fariam um favor enorme!!!
E que descanse em paz, e não volte tão cedo.
Tomara que a Stefan GP consiga entrar no grid. Está faltando um pouco de competência entre as equipes menores, e eu acho que esses caras tem.
Mesmo assim só o tempo irá dizer se isso se confirmará.
Abraços.
Eu não sei se esse povo tem competência, mas cara de pau sim. Mas estou torcendo também para que as iniciantes não desistam e aumentem o número de carros na nova categoria F1GP (Virgin, Lotus, Campus e Stefan). Essa será uma corrida a parte… legal, assistir duas corridas ao mesmo tempo.
Pra mim é inacreditável como um time que anunciou sua inscrição na f1 em 2008 só construir um bico de carro…
mas enfim…
…
Tu postou isso às 06:27?!
Vem cá, tu não descansa?
pra mim a Campos não corre até o final do ano….e o ‘feliz’ Brunno Sobrinho vai andar (literalmente) numa das maiores carroças da F1 moderna… guri ruím de marketing….
Curiosidade!
A Alfa-Romeo, Aston Martin, Lancia, Porsche, Lamborghini e Bugatti já competiram na F1.
A Audi e Bentley têm mais tradição em corridas de longa duração como Le Mans e Sport protótipos.
Agora os piratas podem levar o resto das tralhas para o Bahrein. Vão correr.
Pilotos:
Nakajima;
Villeneuve.
Acordou cedo, hein cara !!! 6 da matina na segunda
E já vão tarde, sem ter vindo!!!!!!!
E que venha os abutres / piratas. Vamos ver se não são apenas GARGANTA também………….
Em algum lugar da Grã-Bretanha, um Senhor que comanda uma estrutura automobilística de corridas, que representa nomes de peso como Aston Martin e Subaru, deve estar rindo da Dona FIA (da p%&a), por ter negado a ele, a possibilidade de organizar e ter sucesso com uma verdadeira equipe de F1, e não estes arremedos que aí estão, tomando mais de 5 segundos em uma volta de treinamento, isto quando conseguem completar uma volta.
O que está acontecendo é o seguinte!
A FIA primeiro colocou equipes garagistas para disputar a F1 este ano. Sem estrutura técnica suficiente, patrocínio, carros, pilotos.
E sei que esta é uma instituição séria!
Em 2011 eles vão colocar
-Epsilon Euskadi
-Prodrive
-Grupo VW (AUDI, Aston Martin, Porsche, Lamborghini, Bentley, Bugatti)
-Lada (sonha)!
(Mandem este comentário aqui para eles em inglês, por favor) Os fãs e torcedores da F1 agradecem.
FG, qual seu palpite pra os 3 primeiros lugares no grid da estreia?
Nenhum.
Entao segue como sugestao para post.
Meu palpite:
1 – Massa
2 – Schumacher
3 – Rubinho
O meu;
Vetel
Massa
Alonso
O certo é
Button
Massa
Shumacher
É lamentável a abertura que a FIA proporcionou por razões políticas, transformando a F1 – lugar de equipes de ponta – em uma competição de várzea, com times que não têm condições sequer de montar um carro. F1 é lugar de equipe grande, as pequenas devem disputar categorias menos importantes. É como admitir que um time de futebol de 3a entre no Campeonato de elite para disputá-lo, e antes de começar a competição essa equipe pequena pede pra sair por não ter verba para viajar, pagar salários, montar o time, etc.
Lamento não a saída da USF1, mas sim a sua “entrada”.
Que saia logo a Campos, outra pequena.
Olha quem está chegando lá atrás no último grid! Não pode ser! É o carro da Stefan! Olha o sorriso estampado dos mecânicos nos boxes.
Por favor, me enviem um barril de rum para comemorar! rsrs
Pô, ver o Paul Tracy na F1 vai ficar p/ 2.010.
Já estamos em 2010. Ou tu tens informações privilegiadas?
Paul Tracy? Só se ele passar um ano inteiro num spa.
Aí sim, NÃO fomos surpreendidos novamente !!!!
Esse Windsor é um idiota, jamais teria capacidade e conhecimento suficiente na área para FORMAR e GERIR uma equipe de F1…é muita pretensão !
“a Stefan sugeriu o mesmo, e os americanos não quiseram”
Não era o contrário?
eu li q era o contrario tb
Nessa história toda, o pessoal da Prodrive de estar muito feliz!!!!
Acabou…..O mais engraçado disso tudo é que esse pessoal da USF1 desde 2009 vinha dizendo sobre sue projeto, que a não aprovação do limite orçamentário não seria problema, pois tinha “um projeto” sólido. De sólido mesmo apenas aquele bico. Aliás, se uma há coisa que realmente aconteceu nesse projeto foi a “revolução” que o Type1 traria ao automobilismo….O primeiro carro invisivel da categoria, onde somente os dotados de inteligência podem enxergá-lo…..Sou burro, pois não vi……..
Enquanto isso, Prodrive e Euskadi ficaram de fora tendo condições melhores… pelo menos abre de vez espaço para os piratas sem meias frescuras…
É a confirmação de um final já anunciado.
A coisa chegou num nível tal de desorganização, que o “investidor” Hurley começou a negociar com a Campos e a Stefan, sem o consentimento dos proprietários da USF1, que boicotaram as negociações.
O que fica claro agora é que Hurley queria, depois de constatado o fracasso do projeto, passar o “abacaxi” para frente, na tentativa de salvar alguma coisa do dinheiro que ele investiu no negócio. Já os proprietários ainda sonhavamm com a continuação desse projeto. Daí o boicote.
Quanto a entrada da Stefan GP, ainda não há um consenso na FIA. Jean Todt declarou que a entrada dela não será automática no caso de desistência de alguma equipe novata. Que opções a FIA teria? Será que poderemos ter o anúncio de alguma surpresa?
Quanto à Campos, se não houver nenhuma novidade ainda esta semana, seu destino poderá ser o mesmo da USF1.
Bom… tomara que saia logo a permissão para a Stefan entrar logo e acabe de uma vez por todas com esta ladainha.
Eu gostaria de ver os 26 carros no grid logo na primeira corrida. Se 6 deles vão bater antes da primeira curva não tem problema.
assino embaixo. quanto mais carros (obviamente não sem limite), melhor.
Che Flávio Bragatto, acho que 6 deles SOLTAM PEÇAS e se desmontam sozinhos antes da 1ª curva.
E isso pode acontecer mesmo já que a briga entre as novatas e seus pilotos cheios de vontade de mostrar à que vieram promete ser bem acirrada.
Esta série B da Fórmula 1 vai ser bem interessante,
6 deles vão é tomar uma volta antes de fazerem a primeira curva !
Ficou uma dúvida flávio, essa vaga que fica em aberta depende da aprovação de todas as outras equipes ou a FIA simplesmente diz: “STEFAN A VAGA É SUA” !!!
obs: A Ferrari e a RBR ( no melhor estilo da globo) são contra, por isso perguntei
Eu acredito que tem dedo do Ecclestone aí. Ele tá no comando da FOM desde a extinção dos dinossauros e Tod chegou agora na FIA. E sem a FOM, não tem F1. E o contrário não se aplica.
Se Ecclestone disser, “vão correr”, eles vão correr.
A Ferrari vai ficar toda dodói?
Foda-se.
Ninguém agrada aquela italianada mesmo.
Os incomodados que se retirem, como o Godfather Montezemolo ameaçou fazer no meio da temporada passada.
E qualquer coisinha que Tod fizer na sua gestão na FIA que favorecer direta ou indiretamente a Ferrari, vai dar problema. Tod está com uma bomba relógio na mão; se cortar o fio errado, ela explode na cara dele.
Sem graça isso. Eu estava louco para ver um bico (e apenas o bico) alinhado no Bahrein.
“Eu já sabia.”
Que venham os piratas.
Nesse momento, em algum lugar da Sérvia, alguém de barba e tapa-olho da gargalhadas enquato bebe sua garrafa de rum.
Que venham os Piratas! Eles ja tem minha torcida dentre as novatas.
É o fim do sonho de ver Danica na F-1…..
O Gomes bem que poderia soltar a velha frase para este episódio: “Eu bem que avisei…”.