segunda-feira, 22 de março de 2010 16:20 98 comentários
SÃO PAULO (veio da ilha de Lost?) – Mas que trapizonga seria essa sobre a Lotus de Emerson Fittipaldi? Para variar, quem encontrou a foto estranhíssima foi Humberto Corradi.
Os blowers serviam para resfriar nos boxes os discos internos do Fantástico Lotus 72 (na foto de 1970), os quais eram de ferro fundido, como os usados nos carros de rua atuais.
Eduardo
14 anos atrás
Refere-se a um dos primeiros desenhos dos engenheiros, que mais tarde acabaram trabalhando na Honda….
Guzz
14 anos atrás
Se for a refrigeração de freio que todos dizem, bendita seja a evolução!!!
antonio
14 anos atrás
Como não li nenhum comentário feito pelos Divilla ou Ceragatti da vida, a resposta certa deve ser o da maioria, refrigeração de freios…
Alessandro GM
14 anos atrás
Creio que seja para resfriar os freios, os discos ficavam dentro da carenagem no eixo, próximo ao centro do carro ao invés dos tradicionais junto as rodas. Pelo que lembre este sistema de freios pode ter sido o culpado pela morte de Rindt.
o emerson reclamava muito do aquecimento desses discos de freio dentrodo cokpit, chegava a queimar os pés do piloto
ricardo
14 anos atrás
Ao primeiro olhar achei que fosse dois brutas turbo compressores, depois vi que eram apenas ventiladores elétricos para resfriar o motor enquanto esta parado!!
esta trapizonga é um refrigerador dos discos do freio que no lotus 72 era on-board
Bugre
14 anos atrás
Nessa época ainda não existiam sapatilhas de NOMEX anti-chama e por isso os pilotos corriam de pantufas. Usavam então os sopradores para resfriar os pés antes das corridas.
Pedro Paiva
14 anos atrás
Refrigeração dos freios que, na época, eram internos. Existe até hoje.
Largarto
14 anos atrás
deve ser 2 buzinas movidas a compressor de ar como estas de caminhão!
Provavelmente um sistema de refrigeração de freios, visto que os freios do Lotus 72 eram “inboard”, ou seja, montados dentro do chassi.
Rafael Krauss
14 anos atrás
Rá…
O cara de pantufas realmente, depois de ser notado, chama mais atenção do que se isso fosse mesmo um periscópio pros gnomos de dentro do carro!
Realmente, a época mais descontraida das formulas devia ser muito mais interessante.
Orlando Salomone
14 anos atrás
Neste carro, os freios eram instalados juntos ao chassi, para aliviar o conjunto das rodas (note os dois semi-eixos nas rodas dianteiras). A saída de ar ficava exatamente embaixo das duas traquitanas, como no Lotus 72D. O fluxo de ar, invertido, é para refrigerar o sistema.
Oseas
14 anos atrás
A turbina era instalada na frente?
Carlos Motorista
14 anos atrás
Esse carro era muito veloz, a trapizonga da foto são duas turbinas hornet, com turbo variavel já no primeiro estagio. Essa turbina fez tanto sucesso nos anos 70 que foi importada um lote de 60 turbinas como essa para adaptar nos opalas da Estoque Car. Valeu.
JONAS MONTANARO
14 anos atrás
Essa peça era pra esfriar os sistemas de freio.
João Vasconcelos
14 anos atrás
A Lotus com essas cores foi utilizada em 1971.
Era o modelo 56B. Ela utilizava um motor de turbina de helicóptero Pratt & Witney. Embora muito veloz de reta tinha um problema crônico de freios, que se aqueciam muito rapidamente e perdiam eficiência.
A foto em questão é em algum teste, uma vez que o Emerson só disputou uma prova com esse modelo, o GP da Itália em 1971 (Monza) , tendo largado em 18º e terminado em 8º a uma volta do vencedor (Peter Gethin – BRM).
A engenhoca é para resfriar os freios, que são in-board. Essa uma criação do Colin Chapman para diminuir o peso não suspenso da suspensão dianteira e melhorar a penetração aerodinâmica.
meu amigo vc se enganou, este é o Lotus 72 e não o 56.
Vitor Brack
14 anos atrás
Eu já era Nascido e o Ricardo acertou são para resfriar os discos de freio que na lotus eram embutidos na carenagem frontal, hoje os resfriadores possuem mangueiras e quando o carro para no box são engatados aos difusores dos discos nas rodas !
Luis Fernando
14 anos atrás
E o cara de pantufa, de branco, alí assistindo…. cômico (tudo louco…)
Jorge Barata
14 anos atrás
Mas que parece pesado parece.
Ricardo Tadeu
14 anos atrás
O carro é o Lotus-Ford 72-D – 71 equipado com pneus Firestone que tomava uma sova de no mínimo de 1 segundo por volta dos pneus Goodyer palavra de Jack Stuart.
E antes que me perguntem não eu não tinha nascido foi minha mãe que me contou, e a geringonça ai serve para resfriar os freios se você tiver tempo basta pesquisar nas imagens do carro da época existiam duas entradas de ar bem no lugar da traquitana ai em cima!
Parecem duas turbinas, mas, se o motor fica atras do banco do piloto, o que elas fariam ali???
Se fossem para refrigerar os freios, não era melhor colocar um ventilador elétrico?
Sei lá… tb achei esquisito e não da pra imaginar.
B. Soler
14 anos atrás
Não tenho certeza absoluta, mas, vou meter a colher como se tivesse:
1)
A Lotus 72 foi a grande revolução no desenho dos carros.
Quanto mais as massas estiverem perto do CG. menor o o momento necessario para mudar carro de direção nas curvas. O carro precisa fazer menos força (menos carga nos pneus).
2)
Foi essa a maior razão de colocar os radiadores o mais perto do CG e o mais perto do motor (o que diminui também a quantidade de agua que era canalizada até a frente do carro onde).
3)
Os freios também foram colocados in board por esse mesmo motivo e também para diminuir a massa não suspensa (como já disseram). Com a redução drástica do curso da suspensão e da altura dos carros até o chão esse segundo fator passou a perder a importancia e o que decretou o fim do freio in board definitivamente foi o “carro asa” que exigia uma area lateral de entrada de ar o maior possível sem a semi arvore entre o eixo e o freio para atrapalhar o fluxo.
São aqueleas sirenes Jomar de 20.000 giros, como aquelas usadas em intervalos de escolas públicas; usavam-nas também nas ambulâncias nesta época. Ainda não entendi o porquê desta tentativa de inovação não ter sido disseminada.
denis
14 anos atrás
ventilação forçada para os freios dianteiros ” inboard “, da Lotus 72D
Marcelo
14 anos atrás
Alguém já deve ter respondido, mas lá vai:
Para diminuir a massa em balanço das rodas, a Lotus tinha os freios nos semi eixos, e todo o sistema ficava dentro do carro (é especialmente fácil de ver nas Lotus 72)…
Isso aí são os ventiladores dos discos de freios….
Igualzinho ao atuais…
Dener
14 anos atrás
refrigerador dos freios inboard
luidhi
14 anos atrás
In-board, se fosse on-board, ficaria em cima.
Credo, ainda bem que inventaram a fibra de carbono e o plástico de engenharia.
Treco feio sô.
@ndrebz
14 anos atrás
os freios dianteiros eram internos e o equipamento é para ventilação
ags
14 anos atrás
sistema de resfriamento do reservatorio de olio…………….quente pacasss
Claudio Lacet
14 anos atrás
Era um prótipo dos robôs enviados à Marte pela NASA décadas mais tarde.
abay
14 anos atrás
Ora, são dois moedores, daqueles pra fazer massa. Tão óbvio…hehe.
João Vitor
14 anos atrás
É pra refrigerar os discos de freio que ficavam ali.
Ernesto Longhi
14 anos atrás
Isso é um sistema de arrefecimento dos freios dianteiros do Lotus 72, quando o carro chegava nos pits, como acontece hojem em dia. Os discos de freio, bem como as pinças ficavam na frente dos pés do piloto. Segundo Chapman, era mais aerodinêmico e carvalho a 4. O sistema era bom e tal, mas aquecia muito. E aquelas tranqueiras que parecem turbinas são EXAUSTORES (extream o calor de dentro do sistema), não ventiladores, que sopram ar para dentro.
Quem estiver lendo isso agora, lembre-se que no seu desktop ou notebook há pelo menos um exaustor (cooler) para retirar o ar quente de dentro do aparelho.
não era essa a trapizonga que tinha os freios ligado por semi eixos????
Os discos ficam dentro da carenagem… e estes sopradores srviam pra isso…
Rodrigo Lucena
14 anos atrás
Se bem que o motor da carreta era atrás… putz, agora não sei o que é!!/!?!!
Rodrigo Lucena
14 anos atrás
Carrinho bi-turbo, simplemente!
rpastor
14 anos atrás
É para resfriar os freios…
Jefferson Buitrago
14 anos atrás
Acho que é o Lotus-Turbina.O Carro era um foguete de reta,mas os freios abriam o bico logo.Não deu certo.Este trambolho deve ser uma tentativa de resfriar os freios.O ano me parece ter sido 1971.
São periscópios usados pelos gnomos que apertavam os pedais do carro para verem para onde estavam indo.
Tem até entrevista do Emerson falando sobre isso.
Roberto Costa
14 anos atrás
Atualmente não se usa algo similar como forma de resfriamento porque fibra de carbono ou cerâmica utilizados em alguns super esportivos dissipa o calor muito rápido e pouco espaço depois do pedal liberado já estão em temperatura “aceitável”. A Fórmula Indy (pelo menos até 2008) utilizava discos de aço eventualmente utilizam ventiladores.
André França
14 anos atrás
é uma apêndice aerodinâmico, desenvolvido num túnel de vento português… =D
Nick B.
14 anos atrás
Fla,
Não saco nada de Física.
Literatura ou Gramática.
Só gosto de Educação Sexual.
E eu odeio Química!
Cada trapizonga! Cruzes!
Parece até dois secadores de cabelo do tempo do onça.
Olha a carinha do Rato pensando: Essa por… não vai dar certo!
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Os blowers serviam para resfriar nos boxes os discos internos do Fantástico Lotus 72 (na foto de 1970), os quais eram de ferro fundido, como os usados nos carros de rua atuais.
Refere-se a um dos primeiros desenhos dos engenheiros, que mais tarde acabaram trabalhando na Honda….
Se for a refrigeração de freio que todos dizem, bendita seja a evolução!!!
Como não li nenhum comentário feito pelos Divilla ou Ceragatti da vida, a resposta certa deve ser o da maioria, refrigeração de freios…
Creio que seja para resfriar os freios, os discos ficavam dentro da carenagem no eixo, próximo ao centro do carro ao invés dos tradicionais junto as rodas. Pelo que lembre este sistema de freios pode ter sido o culpado pela morte de Rindt.
o emerson reclamava muito do aquecimento desses discos de freio dentrodo cokpit, chegava a queimar os pés do piloto
Ao primeiro olhar achei que fosse dois brutas turbo compressores, depois vi que eram apenas ventiladores elétricos para resfriar o motor enquanto esta parado!!
resfriart os freios que on board
Apendice aerodinamico da epoca.
esta trapizonga é um refrigerador dos discos do freio que no lotus 72 era on-board
Nessa época ainda não existiam sapatilhas de NOMEX anti-chama e por isso os pilotos corriam de pantufas. Usavam então os sopradores para resfriar os pés antes das corridas.
Refrigeração dos freios que, na época, eram internos. Existe até hoje.
deve ser 2 buzinas movidas a compressor de ar como estas de caminhão!
sai da frente!!!
Provavelmente um sistema de refrigeração de freios, visto que os freios do Lotus 72 eram “inboard”, ou seja, montados dentro do chassi.
Rá…
O cara de pantufas realmente, depois de ser notado, chama mais atenção do que se isso fosse mesmo um periscópio pros gnomos de dentro do carro!
Realmente, a época mais descontraida das formulas devia ser muito mais interessante.
Neste carro, os freios eram instalados juntos ao chassi, para aliviar o conjunto das rodas (note os dois semi-eixos nas rodas dianteiras). A saída de ar ficava exatamente embaixo das duas traquitanas, como no Lotus 72D. O fluxo de ar, invertido, é para refrigerar o sistema.
A turbina era instalada na frente?
Esse carro era muito veloz, a trapizonga da foto são duas turbinas hornet, com turbo variavel já no primeiro estagio. Essa turbina fez tanto sucesso nos anos 70 que foi importada um lote de 60 turbinas como essa para adaptar nos opalas da Estoque Car. Valeu.
Essa peça era pra esfriar os sistemas de freio.
A Lotus com essas cores foi utilizada em 1971.
Era o modelo 56B. Ela utilizava um motor de turbina de helicóptero Pratt & Witney. Embora muito veloz de reta tinha um problema crônico de freios, que se aqueciam muito rapidamente e perdiam eficiência.
A foto em questão é em algum teste, uma vez que o Emerson só disputou uma prova com esse modelo, o GP da Itália em 1971 (Monza) , tendo largado em 18º e terminado em 8º a uma volta do vencedor (Peter Gethin – BRM).
A engenhoca é para resfriar os freios, que são in-board. Essa uma criação do Colin Chapman para diminuir o peso não suspenso da suspensão dianteira e melhorar a penetração aerodinâmica.
meu amigo vc se enganou, este é o Lotus 72 e não o 56.
Eu já era Nascido e o Ricardo acertou são para resfriar os discos de freio que na lotus eram embutidos na carenagem frontal, hoje os resfriadores possuem mangueiras e quando o carro para no box são engatados aos difusores dos discos nas rodas !
E o cara de pantufa, de branco, alí assistindo…. cômico (tudo louco…)
Mas que parece pesado parece.
O carro é o Lotus-Ford 72-D – 71 equipado com pneus Firestone que tomava uma sova de no mínimo de 1 segundo por volta dos pneus Goodyer palavra de Jack Stuart.
E antes que me perguntem não eu não tinha nascido foi minha mãe que me contou, e a geringonça ai serve para resfriar os freios se você tiver tempo basta pesquisar nas imagens do carro da época existiam duas entradas de ar bem no lugar da traquitana ai em cima!
para quem for curioso como eu e quizer ver como era mesmo tem essa foto com a lotus aberta. aqui: http://www.f1-info.cz/f1foto/f1-historic-races/2008_hfo_hockenheimring/HFO-Lotus72-4.jpg
Parecem duas turbinas, mas, se o motor fica atras do banco do piloto, o que elas fariam ali???
Se fossem para refrigerar os freios, não era melhor colocar um ventilador elétrico?
Sei lá… tb achei esquisito e não da pra imaginar.
Não tenho certeza absoluta, mas, vou meter a colher como se tivesse:
1)
A Lotus 72 foi a grande revolução no desenho dos carros.
Quanto mais as massas estiverem perto do CG. menor o o momento necessario para mudar carro de direção nas curvas. O carro precisa fazer menos força (menos carga nos pneus).
2)
Foi essa a maior razão de colocar os radiadores o mais perto do CG e o mais perto do motor (o que diminui também a quantidade de agua que era canalizada até a frente do carro onde).
3)
Os freios também foram colocados in board por esse mesmo motivo e também para diminuir a massa não suspensa (como já disseram). Com a redução drástica do curso da suspensão e da altura dos carros até o chão esse segundo fator passou a perder a importancia e o que decretou o fim do freio in board definitivamente foi o “carro asa” que exigia uma area lateral de entrada de ar o maior possível sem a semi arvore entre o eixo e o freio para atrapalhar o fluxo.
FG,
Isso são dois secadores de cabelo da marca Walita secando as botinas do rato!
Imagino qdo. Colin bolou este carro a inspiração que teve.
Foi revolucionário em tudo, até na suspensão dianteira.
http://www.f1-info.cz/f1foto/f1-historic-races/2008_hfo_hockenheimring/HFO-Lotus72-4.jpg
São 2 blowers que insuflam ar dentro da carenagem quando em parada nos pits. O restante já foi bem explicado.
Churros?
São aqueleas sirenes Jomar de 20.000 giros, como aquelas usadas em intervalos de escolas públicas; usavam-nas também nas ambulâncias nesta época. Ainda não entendi o porquê desta tentativa de inovação não ter sido disseminada.
ventilação forçada para os freios dianteiros ” inboard “, da Lotus 72D
Alguém já deve ter respondido, mas lá vai:
Para diminuir a massa em balanço das rodas, a Lotus tinha os freios nos semi eixos, e todo o sistema ficava dentro do carro (é especialmente fácil de ver nas Lotus 72)…
Isso aí são os ventiladores dos discos de freios….
Igualzinho ao atuais…
refrigerador dos freios inboard
In-board, se fosse on-board, ficaria em cima.
Credo, ainda bem que inventaram a fibra de carbono e o plástico de engenharia.
Treco feio sô.
os freios dianteiros eram internos e o equipamento é para ventilação
sistema de resfriamento do reservatorio de olio…………….quente pacasss
Era um prótipo dos robôs enviados à Marte pela NASA décadas mais tarde.
Ora, são dois moedores, daqueles pra fazer massa. Tão óbvio…hehe.
É pra refrigerar os discos de freio que ficavam ali.
Isso é um sistema de arrefecimento dos freios dianteiros do Lotus 72, quando o carro chegava nos pits, como acontece hojem em dia. Os discos de freio, bem como as pinças ficavam na frente dos pés do piloto. Segundo Chapman, era mais aerodinêmico e carvalho a 4. O sistema era bom e tal, mas aquecia muito. E aquelas tranqueiras que parecem turbinas são EXAUSTORES (extream o calor de dentro do sistema), não ventiladores, que sopram ar para dentro.
Quem estiver lendo isso agora, lembre-se que no seu desktop ou notebook há pelo menos um exaustor (cooler) para retirar o ar quente de dentro do aparelho.
não era essa a trapizonga que tinha os freios ligado por semi eixos????
Os discos ficam dentro da carenagem… e estes sopradores srviam pra isso…
Se bem que o motor da carreta era atrás… putz, agora não sei o que é!!/!?!!
Carrinho bi-turbo, simplemente!
É para resfriar os freios…
Acho que é o Lotus-Turbina.O Carro era um foguete de reta,mas os freios abriam o bico logo.Não deu certo.Este trambolho deve ser uma tentativa de resfriar os freios.O ano me parece ter sido 1971.
Acho que é isso mesmo!
São periscópios usados pelos gnomos que apertavam os pedais do carro para verem para onde estavam indo.
Tem até entrevista do Emerson falando sobre isso.
Atualmente não se usa algo similar como forma de resfriamento porque fibra de carbono ou cerâmica utilizados em alguns super esportivos dissipa o calor muito rápido e pouco espaço depois do pedal liberado já estão em temperatura “aceitável”. A Fórmula Indy (pelo menos até 2008) utilizava discos de aço eventualmente utilizam ventiladores.
é uma apêndice aerodinâmico, desenvolvido num túnel de vento português… =D
Fla,
Não saco nada de Física.
Literatura ou Gramática.
Só gosto de Educação Sexual.
E eu odeio Química!
Cada trapizonga! Cruzes!
Parece até dois secadores de cabelo do tempo do onça.
Olha a carinha do Rato pensando: Essa por… não vai dar certo!
Kisses.
Nick B.
(ao som de Química – Legião Urbana).
ora Viva!!! NIck B apareceu.
Mas, ao contrário de sua afirmação, a P… funcionava, ao menos enquanto parada para dar um refrescada nos discos.
Collin sabia das coisas…
Regi!!!!
Saudades!!!!
Saudações roqueiras!!!
abs.
Duas buzinas FIAMM…..brincadeira, resfriadores dos freios.