SOBRE ONTEM À TARDE
A IMAGEM DA CORRIDA
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SÃO PAULO (mas eu gostei, pronto) – George Russell é um homem bonito de olhar expressivo e seguro, sorriso luminoso e jovial, e achei bonita a foto dele de guarda-chuva. Se tivesse uma boa imagem do Leclerc tomando uma volta, também serviria. Ou de Norris passando direto pela entrada dos boxes na hora do safety-car, melhor ainda. Mas não apareceu nenhuma. Verstappen imitando o Gabigol? Já virou carne de vaca. O pódio no Canadá também não costuma dar fotos muito boas, por causa da luz do meio para o fim de tarde que deixa as imagens meio lavadas. Pior ainda com aquele parapeito de vidro à frente do pilotos.
Russell foi um dos personagens do fim de semana em Montreal. Fez a pole. Podia ganhar. Não ganhou por causa da chuva, outra personagem. Sendo assim, a imagem da corrida é Russell de guarda-chuva. E se não gostaram telefonem para o Procon. Amanhã a partir das 9 da manhã.
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Outro que poderia vencer: Lando Norris. Mas não ganhou. O inglês subiu ao pódio pela quinta vez no ano e 18ª na carreira. Foram dez vezes em segundo, como ontem no Canadá. A conta a partir daí é fácil: uma vitória e sete troféus de terceiro lugar. Reforçando o já dito ontem e, pelo que depreendo, não dito na TV: Norris não parou imediatamente no safety-car causado por Sargeant porque já tinha passado da entrada dos boxes. Daí ter feito o pit stop na volta seguinte, caindo de primeiro para terceiro.
Isso provavelmente lhe tirou a vitória.
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Aí em cima os já tradicionais quadrinhos de classificação dos dois Mundiais. Verstappen abriu 56 pontos sobre Charlinho, que agora já vê Lando no retrovisor. No ano passado, depois de nove corridas, Max tinha 229 pontos e sete vitórias. Agora são 194 e seis triunfos. Tanto em 2023 quanto neste ano, já com duas Sprints na conta. A diferença está no abandono de Melbourne. O domínio não é tão acachapante quando na última temporada. Mas segue sendo um domínio.
O que destoa um pouco é a performance de Pérez. Em nove etapas em 2023, foram 148 pontos. Agora, 107. Um pouco, sim. Nada de muito excepcional. Se é verdade que neste ano ele fez 41 pontos menos que em 2023 com o mesmo número de corridas, Verstappen não está muito longe: 35 a menos. Então, não vamos crucificar o mexicano ainda.
Mas que dá vontade, dá.
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E os comissários não passaram vontade. Multaram Checo em 25 mil euros e lhe aplicaram uma punição de perda de três posições no grid em Barcelona por ter dado uma volta inteira com a asa arrebentada para voltar aos boxes, espalhando pedaços de carro pela pista.
A FRASE DE MONTREAL
“Foi uma de minhas piores corridas.”
Lewis Hamilton, quarto colocado
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Lewis desceu a lenha nele mesmo porque cometeu “muitos erros”, em suas próprias palavras. Será? OK, talvez tenha ficado muito tempo atrás de Alonso. Mas quem não ficaria? Passou nos boxes. Depois passou Russell, que se esfregou com Piastri. Na sequência, deixou o australiano para trás e flertou com um pódio. Acabou perdendo o terceiro lugar para os pneus mais macios de seu companheiro. E por que estava de duros? Já expliquei ontem, mas pelo jeito — de novo — a TV, não: ele não tinha mais médios, muito menos macios novos para usar.
(Citei a TV duas vezes porque leitores e seguidores do canalzinho iutúbico citaram os comentários televisivos quando perguntaram por que Hamilton não colocou pneus macios e, antes, por que Norris não foi chamado para o pit stop no primeiro safety-car. Já respondi as duas questões. Aliás, tinha respondido ontem aqui no blog, era só ler. Preguiçosos.)
Enfim, não achei que fez uma corrida tão ruim assim. Ainda marcou o ponto extra da melhor volta na última, com pneus duros! Oxe.
Mas se ele disse, quem sou eu para desdizer?
O NÚMERO DO CANADÁ
13
…anos consecutivos em que a Mercedes faz pelo menos uma pole-position por temporada. Cortesia de Geroge Russell. A série começou em 2012 com uma única posição de honra no grid — de Nico Rosberg, na China. Depois disso foram nove anos seguidos empilhando poles, o melhor deles em 2016: nada menos do que 20. Mas, depois de 2021, a Mercedes minguou: uma pole em 2022, outra solitária em 2023 e agora essa de Montreal.
E não vamos falar mais nada de Verstappen, esse monstrinho capaz de chegar a 60 vitórias aos 26 anos de idade? Vamos, sim.
Max é um piloto muito paciente. Foi assim ontem, até assumir a liderança no momento em que Norris não parou — e embora ele tivesse passado da entrada dos boxes quando o safety-car foi acionado, acho que a McLaren bobeou; estava na cara que iam neutralizar a prova e o time poderia tê-lo chamado antes da sinalização, já que tinha 8s de vantagem para o holandês.
Com ritmos parecidos de McLaren e Red Bull, venceria quem estivesse em primeiro na hora certa. E ele soube esperar o momento. O safety-car, desta vez, sorriu para ele. Em Miami, ajudou Norris. Assim são as corridas. Escrevi ontem: Max fechou essa fase de quatro provas não muito favoráveis à Red Bull (Miami, Ímola, Mônaco e Montreal) com duas vitórias.
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GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS
GOSTAMOS de ver a Alpine com seus dois carros nos pontos pela primeira vez no ano, em que pese a patuscada de ordenar a troca de posições entre Ocon e Gasly no final da corrida. O primeiro, claro, não gostou nem um pouco. Mas terá de engolir vários sapos até o fim do ano, uma vez que já avisou que não fica em 2025.
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NÃO GOSTAMOS da Ferrari, claro, que depois de um pódio duplo em Mônaco ficou no zero com Leclerc e Sainz em Montreal. O monegasco teve problemas no motor e o espanhol rodou e bateu. Ambos já tinham ido mal na classificação, empacando no Q2. Com isso, nas últimas três provas, a McLaren se aproximou na classificação: fez 88 pontos, contra 65 dos italianos. A briga pelo vice será intensa.
Porque não colocou o número de telefone do Procon?
Hamilton, de quem fui fã da pilotagem desde sempre, me parece ter passado da melhor fase “fisiológica”. Para alguns o tempo não perdoa. Os reflexos e demais sentidos sobre humanos dos super pilotos não duram para sempre. Os resultados medianos de Schumi na Mercedes foram um bom exemplo disto. Então ele entra nesta fase de muitas reclamações, dele mesmo inclusive.
2025 in red e na companhia do so-so Leclerc vai encerrar qualquer dúvida.
BigMaX é um piloto diferenciado, ele está no andar de cima e os outros se arrastando no porão, e olha que tem dois campeões mundiais da categoria tentando fazer alguma coisa mas frente o Holandes Voador são praticamente figurantes. O super ultra mega MaxEmilianVerstaPpen já tem, mesmo jovem que é numeros e experiência nunca vistos na FORMULA1, alem de aum comportamento muito polido, rrspeitoso e comedido, pelo menos por enquanto, e pra completar a situação a REEDBULL mostra se uma equipe supetdinamica que mem as mais ardilosas artimanhas recheadas de maldade e antietica e embasadas em mentiras ou boatos conseguem abalar, então MAXX! E REEDBULL destroem a concorrência, esmagam mesmo, só sobra piloto que virou suco e equipe que virou sucata
AGUARDEMOS AS PRÓXIMAS CORRIDAS
De volta a assombração-mor, para variar com novo apelido e também com as mesmas hipérboles histéricas baba-ovísticas. Haja saco!
Ocon na Haas.
Fiquei curioso sobre o que FG achou da corrida do F Alonso…..
Seria melhor o Hamilton terminar a corrida com aqueles pneus medios do que calçar duros.
Elogios e críticas à locução é uma questão de gosto ou de nariz se é q me entendem… mas creio q alem das firulas – necessárias para uma experiência ludica – ela deveria trazer entendimento do q está acontecendo e isso a equipe da Band não consegue entregar. O Galvão q a turma ama odiar, apesar do bufanismo, conseguia ter uma leitura mais precisa do q ocorria na pista. Para a turma q assiste a poucos anos o Regi deve ser o cara da gafe… O q é um absurdo por tudo q ele ainda pode nos proporcionar de conhecimento e história… mas da forma como é feita… O SM é fraco.
No meu ver, o camarada do momento se chama Geferson Kern. Tem feito um bom trabalho nas transmissões da Indy.
Nao vejo no Russel um piloto nada mais do que rapido. Comete erros um atras do outro e ja nao é nenhum principiante pra tantos equivocos, portanto penso que a Mercedes ira retroceder se nao colocar um 1o piloto a altura do LH pra brigar com as 3 acima dela na tabela. Um Alonso seria o cabra ideal pra assumir esse posto.
Max é irritantemente avesso a erros.
A RedBull fritou outros pilotos por muito menos.
Realmente não dá pra entender.
Acho que tem um jogo de xadrez nisso tudo a partir dos futuros passos do Max.
Se ele rescindir com descumprimento de alguma cláusula, é bom ter o meia boca do Pérez que já conhece o modus operandi.
Se o Max permanecer, a multa pra demitir o Pérez deve ser baixa.
Afinal, sabemos que ele renovou, mas com toda certeza a RedBull enfiou um custo de rescisão baixo.
Talvez seja covardia crucificar Perez, porque ele não tem culpa de ser um dos piores segundo-pilotos da história, como um Bottas que nunca prometeu nada, Barrichelo, Riccardo, Webber, Couthard, que sempre prometeram tudo fazendo quase nada.
Desperdício colocar Pérez no volante de um carro como a RB. Mas o carro não é meu, tenho nada com isso, cada um que coloque quem dizer para dirigir seu veiculo.
No iutube ha resumos das temporadas anteriores, vídeos de 2h a 3h. Vi de 2005, 06, 07 (primeira vitória de hamilton na f1 no Canadá ) e agora estou em 2008. Ali costuma-se ver hamilton combativo, agressivo, surpreendente etc. Chegou na f1 chutando a porta. No último domingo tive mesmo impressão de um hamilton mais passivo, menos motivado.
Depois dessa corrida vou vender minhas duas miniaturas da Ferrari
Na minha opiniao, o Perez foi tentando levar o carro para os boxes a mando da equipe. Por algum motivo a equipe nao queria um safety car.
No texto da punição isso é mencionado, assim como na transmissão da F1Pro tem o radio da equipe pro Perez
Peres, Sargeant, Magnussen, Bottas, Zhou…tem muito piloto no grid atual que nem deveria pilotar sequer carrinho de bate-bate do Plycenter…
Desta vez o Norris se deu mal com o safety car, estava com a corrida na mão. No fim, mais uma para a conta do Max, que não perde a oportunidade.
Acho que a Ferrari passou do ponto nas comemorações pela vitória em Mônaco, deviam estar de ressaca para terem um FDS tão ruim (ou vai ver só voltaram ao normal).
A briga pelo vice-campeonato promete… o ruim é que esse equilíbrio entre mclaren e Ferrari acaba com qualquer chance de um outro piloto brigar pelo título com o Max.
O campeonato está melhor do que se esperava, pois do jeito que começou parecia que o Verstapen ia ganhar todas as provas.
FG, vendo o onboard do Norris, o SC foi acionado quando ele estava do final da reta, antes da entrada dos boxes.
Talvez eles tivessem somente 1-2 segundos pra decidir, mas considerando que:
– Era extremamente provável que o SC seria acionado,
– Havia tempo pra ficar parado até 6-7 segundos esperando a preparação para o pitstop pela entrada repentina nos boxes,
Acredito que foi mais erro da Mclaren/Norris do que azar….
Flávia, você acerta em suas opiniões em 99% das vezes. Mas o 1% de erro ocorreu no caso do Noris, pois como consta neste site, a parada dele não ocorreu no momento adequado devido ao fato que a Mclaren estava “monitorando a chuva” seja lá o que isso quer dizer.
Flávia ?
TU NAO CONHECE ???…
Sargeant deve ser um contratado da Liberty para dar um tempero nas provas.
Pérez deve ser o funcionário da Red Bull assediado pelo Horner, o real motivo da renovação.
As afirmações acima foram apenas ironia caso você tenha dificuldade na interpretação de texto.
O pior pra mim é um interromper o outro o tempo todo. E o fato que um parece não escutar o outro…tipo…o narrador dá uma informação, sei lá, este é o centésimo pódio da carreira do Norris…uns 10 segundos depois vem o Reginaldo: não podemos esquecer de falar que foi o centésimo pódio da carreira do Norris. Não satisfeitos….entra a Mariana…hein gente…bah…esse foi o centésimo pódio do Landinho (quando não ..a Mariana resolve ser comentarista também)…um não presta atenção no outro…
Os caras parecem que ficam a comer o tal do pão na chapa durante a transmissão. Porque estão sempre a errar os pilotos, a posição na pista, comentários nada a ver com o que está a acontecer no momento e aquela velha e constante menção ao Senna em toda corrida. As vezes da saudades do Galvão e do Cleber Machado, por incrível que pareça.
Sim, concordo, eles parecem amadores e deslumbrados com o sucesso da F1 (não deles)
E pra piorar o narrador tenta emplacar bordões geniais como “no capricho” e “cê tá loko!”
Pra quem já acompanhou narrações de Osmar Santos e Silvio Luiz, fica difícil….
Também achei que o Hamilton não foi tão mal como ele afirmou ter sido. Tivesse passado o Alonso nas voltas iniciais, acho que poderia ter obtido um resultado melhor…. enfim, opinião dele!
Grande abraço FG!
Ele é sincero…