Errei feio
ALGUMA PRAIA (espero que a cerveja esteja gelada) – Setembro de 2002, 20 anos do fim da única equipe brasileira de F-1, e soltei os dedos para contar sobre o dia em que achei dois Copersucar jogados no fundo de uma oficina.
No fim do texto, o prognóstico sombrio: ninguém nunca iria restaurar aqueles carros.
Como se sabe, errei feio. Ainda bem.
Obrigada, Caíque.
Mayara,
São 3 Fittipaldi – FD 01, FD 04 -já restaurados, FD-02/03 a restaurar (dizem que já tem mais um F5m ou F5A para ser restaurado como F5)
March 711 – 1
McLaren M23 – 1 em Curitiba.
Jordan 193 – 1 ,sem motor, aliás o Flavio fez uma reportagem com ela.
Brabham BT 49 -1 e está com o Piquet.
Williams FW11 -1 e também está com o Piquet.
Tem uma ou duas McLaren do Senna com a família.
Isto foi o que ouvi ou li a respeito.
Abraço.
O link que me referi sobre a reportagem da Auto Esporte que procurou os carros da Copersucar não saiu inteiro no outro post. O correto é:
http://autoesporte.globo.com/edic/ed420/f1fittipaldi1.htm
Abraço, Veloz!
E eu ajuntaria ao seu comentário: se nós, índios, tivéssemos um mínimo de auto-crítica talvez ainda tivéssemos uma chance. Como a auto-crítica por aqui é artigo mais raro que aluno que saiba ler e escrever na rede pública, vamos continuar sendo o país de segunda categoria que somos.
Abraço
Uma pergunta:
Alguém sabe quantos F1 ainda existem no Brasil?
Bom, li numa Auto Esporte de uns anos atrás que o F1 do Pace e mais um Copersucar pertencem ao pai do piloto Beto Giorgi, talvez seja isso que o amigo aí quis dizer.
A revista tentou rastrear os carros, vejam o link.
Na verdade,
Interlagos antigo tinha oficialmente 7960 metros.
Vixe Maria, eu quis escrever exceção, sinônimo de excetuar, excluir, e não o que os meus dedos digitaram alzheymermente…
Bem amigos da Rede Gomes, bom dia.
Meu amigo kamarada, você não estava errado não, pelo menos na essência e na experiência.
Quantos e tantos carros nossos de cada dia de corrida não tiveram o fim inglório e imerecido que você prognosticou para os 2 Copersucar ?
Praticamente totos, com esceção daqueles salvos pelo nosso santo ainda não canonizado Paulo Trevisam e o Fitti 1 pela Dana. E só cara, acabou. O resto ainda sobrevive na mão de heróicos particulares apaixonados até sabe lá Deus quando. O único incentivo que os move é a paixão, nada mais.
Quando as condições que a permitem existir acabarem, fim.
Talvez a realização do primeiro “Clássicos de Competição” e o enorme sucesso que foi, seja a semente da mudança dessa mentalidade primitiva e imediatisticamente despojada de cultura que existe no nosso infeliz povo carnavalesco, que não valoriza a cultura nem daquilo que conhece e vive, quanto mais de algo tão distante para eles como o automobilismo.
Vai demorar algumas décadas se tudo correr bem. Uma Goodwood na África brasileira é bem próximo de um milagre acontecer, porém, acredito em milagres, já presenciei alguns em minha vida, e o primeiro degrau dessa enorme Escada para o Céu já foi escalado.
Pena que tudo aqui seja lento demais para mim que tenho Veloz até no apelido, e certamente não estarei mais vivo no dia em que estivermos lá no alto dessa escada, se lá chegarmos um dia.
Mas quando me lembro que o F1 do Moco de 1972, aquele que “pilotei” nos boxes de Interlagos empurrado por 2 mecânicos da Willians-Politoys, apodrece de desprezo, esquecimento e arrogância no galpão de um rico com pobreza mental aguda, que correu de Stock Car Bolha/Autorama nos anos de 2000/02 e tem o nome de Giobi ou Gaiobi alguma coisa, nem me lembro mais do nome dele, e o carro está lá, até apareceu numa foto da revista Racing da época.
Esse é o pequeno mundo em que vivemos nessa taba yanomami de concreto.
Concreto de quinta categoria como mostrou o desabamento do buraco do metrô de Pinheiros onde 7 infelizes morreram.
Esse sim é o meu Brasil brasileiro, terra de samba e pandeiro, que morre o ano inteiro e só vive nos 3 dias de carnaval sem cativeiro.
E tem gente que se orgulha ufanisticamente disso…
É Flávio, às vezes é bom se surpreender, eu também não acreditava que esses carros um dia seriam reconstruídos.
Com a tecnologia atual se poderia até mesmo recriar os F1 desaparecidos, como o Trevisan vfez com o F-Jr e com o Carcará.
O Divilla ainda está por aí, quem será que guardou os desenhos dos carros?
atrevimento de dois irmaos genios/visionarios que ousaram constuir formula 1 abaixo da linha do equador.
andava direito. vi todos eles.
lembro especialmente do dia que em interlagos eram realizados os testes do f6?
neste dia, durante os testes, f1 na pista, o jardineiro, apos dar por encerrado o seu trabalho, despreocupadamente, para assombro do “rato” adentrou a pista, logo após a junçao com seu trator…..
tomou tamanho ” esfrega” do wilson, que ate hoje nao deve ter se recuperado…
e.t. Ô gomes, ve se encontra por ai o resto de interlagos, para emendar com o atual e ficar de novo com 7980 metros e curva da ferradura, sol, 1e2. sargento etc.
O bicho ficou meio estranho é verdade , mas tem que se dar o desconto porque esse carro foi serrado , emendado e colado umas cem vezes!! o chassi 01 é realmente bonitao mas recebeu modificaçoes já nos primeiros testes. imaginem se todos esses carros ´´perdidos ´´ , verdadeiras joias resultado de muita dedicaçao de mecanicos/construtoes que eram verdadeiros artesaos estivessem num museo do automobilismo?? é bom nem pensar…
pode ter lá seu valor histórico…
mas é feio que dói !!!
Quanto rancor, coitado do velho rato!
At least, podemos dizer, bem feito! aprendeste uma lição!
Entre erros e acertos nem todos se salvão…a cerveja estará gelada…como o transito para subida estará lento muito lento na verdade parado…ahahahahahahahahahaha.
Pois é… e a gente pôde ver alguns desses Santo Graal no começo do ano… eu que só conhecia um pouquinho da história desse carro, tive o prazer de vê-lo roncando o motor de pertinho… felizmente FG tu errou o prognóstico e o FD01 já está aí pronto, o FD04 vem aí e quem sabe esses FD02 sumiram das vistas porque em breve vão também aparecer lindos e alegrando todo mundo, mandando embora a saudade de muitos que o viram andar e fazendo a gente mais novo sentir como era um F1 de verdade…
Flávio, coloca as fotos lá da oficina…onde eles estavam empilhados.
Lembro como se estivesse lido hoje (e lí hoje outra vez) essa coluna.
Esses carros não são do meu tempo, mas adoro os carros do tempo dos Matuzas, eu deveria ter nascido no tempo de vcs.
Abraços
Ainda bem que a Dana veio à tona, recuperar a dignidade, tanto da história, quanto dos carros.
Verdade, também concordo que teriam de colocar o nome Copersucar na lateral do carro. Mas isso é um detalhe que passa, visto que hoje em dia, graças à eles, tive a oportunidade de ver um carro que parou de andar, mesmo antes de eu nascer.
Vida longa àqueles da Dana que colocaram o carro pra andar. E parece que o FD-04 tá pronto também, faltando apenas o motor.
Clássicos de Competição de 2008 que nos espere…..Emerson e Wilsinho andando em interlagos….PQP.
Só uma pergunta:
Se os reformados pela Dana são o FD-01 e o 04, aonde estariam esses dois FD-02? Quem os estaria reformando?
Agora um aparte; em minha humilde opinião, acho que a Dana deveria ter feito a pintura sem suprimir o nome Copersucar e o logo dos carros reformados; é como se tirássemos o nome JPS das Lotus 72…
-Direto de Floripa, tás tôlo?
Aqui chove, krk!
Com a permissão (ou permissividade?) do carnaval, não seria do caso de se pensar que *herrar é umano* ?
São lindos esses carros mesmo! e mais gosotoso ainda é poder pilota-los.
Tá certo que não é a flecha prateada ispirada nos AUTO UNION mas é AMARELO OURO tão lindo e valioso como nosso BRASIL!
http://www.youtube.com/watch?v=–peadMhbKM
Lembro, e viva na minha memória está quando na primeira apresentação do Copersucar, a turma toda matando aula no Objetivo da Paulista e babando na arquibancada defronte aos boxes. Teve até uma baita cacetada defronte ao portão, onde um fusquinha marrom ia entrar no autódromo e o Rio Bonito X Anhagabaú o pegou de cheio. Machucou feio, mas nos viramos pois continua ali a saga do Emerson, que como o Nélson diz, colocou o ovô em pé. E aí FG, two strocker forever!!
Lembro exatamente do texto quando vc achou os Copersucar , alias , vc não imaginava achar dois de uma vez só.Parabéns!!
Amigo Flávio,
Seja bem vindo ao mundo dos “experientes” pois acordar antes da 7 da matina, na praia e em plena segundona de carnaval é uma prerrogativa exclusiva de membros do nosso clube.
Com relação ao seu comentário, eu me pergunto, por que São Paulo, que é a Meca do automobilismo brasileiro (que me perdõem a falta de modéstia) não possui um museu do automóvel decente?
Ainda bem que você errou, Flavio.
Felizmente pudemos ver emocionados o Copersucar, pilotado pelo Wilson, andando novamente em Interlagos.
Mas talvez se o Indiana Gomes não tivesse localizado aqueles carros, hoje eles teriam virado pó, como ocorreu com outros carros históricos que andaram por nossas pistas.
Essa foto ai to Wilsinho esta historica!!! esse carro ai era Lindon!!
a bandeira do Brasil na entrada de ar esta clasica.
Ainda bem que você continua ruim com prognósticos…