Pode?
SÃO PAULO (preciso de mais algumas horas!) – Contem a quantidade de asas, asinhas, asões, aletas, defletores e otras cositas espetadas na carenagem do carro de Massa.
Isso sem contar a asa dianteira, que nos carros de F-1 atuais parecem pistas de montanha-russa…
É aerodinâmica demais, um exagero. Sem saudosismo, apenas uma constatação. Os carros de antigamente eram bem mais bonitos.
Aliás, falando em aerodinâmica, o site do jornal “La Gazzetta dello Sport” traz uma animação interessante sobre as mudanças aerodinâmicas da Ferrari para Magny-Cours. Quem mandou a dica foi o blogueiro Álvaro Cajado.
Tem outro carros aí com mais penduricalhos do que a Ferrari.. A McLaren mesmo é um exemplo. Aquele viaduto na frente é um absurdo de feio! E aqueles chifres também!
Primeiro: Não dá pra discutir gosto. Cada um tem o seu.
Eu adorava os bólidos do Senna, mas em especial a MP4/4, baixinha, larga, último da era turbo, sem tomada de ar superior. Aquelas bolachonas de pneu slick, a pintura incrível da porcaria da Marlboro, coisa marcante.
E concordo com quem falou das Ferrari Coca-Cola… as do Mansell e Prost… Lindas, com a carenagem totalmente fechada, desenho limpo, elegante. O que leva à outro carro lembrado, o MP4/8, que na época me remetia exatamente à essas Ferraris, o bico é que era mais bojudo e caía repentinamente, já que ainda não era moda o “bico tubarão” que a Tyrrell inventou.. Mas lembro que no meio da temporada eles começaram a colocar uns penduricalhos na McLaren, também. Daí em diante a coisa degringolou esteticamente, pra mim. Dos últimos carros, a Ferrari do ano passado eu acho bonita, a primeira Renault do Alonso e o Honda preto da pré-temporada desse ano, que coisa bacana.
Não anda nada, mas…
Ah, tem gente dizendo que é fácil pilotar um F1 hoje (coisa que eu duvido) mas, com certeza não se vê mais insanidades como a do Piquet no Senna em 86 (acho), aquela ultrapassagem em que ele tentou a primeira, tomou um X e na volta seguinte, ele veio por fora, ultrapassou, freou só na pqp e fez a curva de lado. Diz ele que ainda teve tempo de mandar o Senna tomar no cu. Hahaha! Aprende, Alonso, aprende.
realmente os carros de antigamente(de 1985 a 1995) eram muito mais bonitos
Ai, fala serio!!!! bonito mesmo é a porcaria do lada…
Carro bonito é carro que ganha…
Mas…. o cara nem casou e já tá carregando chifre???
Engraçado aqui como os pós-moderninhos não gostam de quem é saudosista…..Eu sou saudosista sim, e gosto muito das maquinas antigas. Só que toda hora tem um bonitinho aqui que não aceita a opinião em contrário e fica metendo o pau. Porque não se limita a simplesmente dizer que não gosta….
Haja saco bicho. Respeite a opinião dos outros. Se tem quem é saudosista e goste dos carros antigos, respeite. Não tente fazer TUA opinião virar a MINHA opinião.
tenha santa paciência.
Quanto saudosismo barato. Os carros de antes eram simplesmente horríveis, todos desproporcionais. Pior ainda é ter que ler um “É aerodinâmica demais, um exagero”. Deveriam perder, mas perder com um carro bonito. Tenha dó…
Quanto à baboseira de que os carros de hoje em dia são fáceis de pilotar, o Lauda provou que falar é fácil, o difícil é andar.
Os carros de antes eram mais bonitos?
Ora, Saudosista Flávio, por favor!
Xará Trivelato, vc tá completamente certo!
Mas não sei se gostaria de ver a F1, daqui a pouco tempo, com circuitos onde poderiam ter túneis para os carros andarem de cabeça para baixo, freios de arrancar obturação e carros que se pegarem o vácuo poderiam decolar…
Mais bonitos ou não, a verdade é que o tempo passou e até os carros mudaram, ainda bem! São mais seguros, enfim, mudaram, assim como tudo mudou. É inútil querer congelar o tempo e até eu mesmo mudei.
Depois de mais de vinte anos andando de Honda CB 400 Four Super Sport, moto que sempre venerei como a mais versátil e agradável quatro cilindros produzida pela Honda, chegou um dia que olhei para ela e concluí que a outrora Super Sport virou uma Super antigüidade, ou seja, já foi.
Conclui que o saudosismo simplesmente não leva a nada, assim, troquei uma moto 1.975 por uma 2.006, de menor cilindrada, sem carburadores, platinados, com apenas um amortecedor e muito mais segurança para ser usada. Será que adianta “teimar’ no que é velho?
Feio à zóio!!!
Sou totalmente contra isso!!
Pra mim a utopia formulaunística seria carros lisos, freios de aço e sem controle de tração.
Vai sonhando…
Parece um bagre, mas, por mim, pode ser feio como um cascudo, fazendo poles como hoje, pode ficar ainda mais feio, “forza Ferrari!”.
Se é feio, não sei, Mas é pole!
Se fica feio ou bonito, não importa pq provou ser eficiente. Vamos ver amanhã o que vai acontecer.
O Alonso tá num veneno daqueles depois da falha no motor.
Outra corrida que está prometendo.
Acho que cabe um espaço sim ,para um saudosismo, com o avanço da aerodinamica os carros de hoje podem até serem bonitos ,mas realmente tem um exagero de asinhas ,e o pior ,estão profundamente iguais.
O que mais era legal a 20 anos atras era justamente a enorme diferença entre os carros, se tirar a pintura nos carros de hoje ,vai ser um grande problema dizer quem é quem.
Pode. Pode sim. Não entendo a implicância com os apêndices aerodinâmicos. Tenho certeza que nos idos de 60, quando a Lotus apareceu com um treco pra lá de esquisito, chamado aerofólio, muita gente desceu o cacete. Como diria a intelectual e filósofa Joana Prado: Não é feitiçaria, é “tiquinologia”.
Tá aí! A asinha “feia, boba e chata” deu a pole pro Massa! Massa que aliás, tirou sangue do carro ao contrário do que os “entendidos” dizem que é só entram e apertar o pedalzinho que o resto o carro “feio” faz sozinho!!!
Imagine o que o Alonso vai gralhar depois deste problema de motor de hoje… Para amanhã falta ao Raikonen um pouquinho mais de vontade de ir pra cima do Hamilton…O Massa mandou bem, mas a turma da McLaren comemorou bastante o segundo lugar do Lewis, resta saber se eles não estarão largando tuiado de combustível, ou um pouquinho a mais que o Felipe.
Também acho que é saudosismo sim. Todas as épocas tiveram seus carros bonitos e feios. Aquela Toleman do Senna que deu calor no Prost em Monaco, era simplesmente horrível. Tinha um aerofólio traseiro que parecia um caixão. Aquela Tyrrel de seis rodas era feia demais. Aqueles aerofólios,dianteiros e traseiros, que eram altíssimos e vários outros.
me desculpe mas isso aí é puro saudosismo sim.
Eu acho os carros de hoje bem mais bonitos do que vários carros da década de 70 que tinham aerofolios traseiros gigantescos desproporcionais ao tamanho do carro. Pra mim o carro mais bonito da Formula 1 foi a Mclaren 92 e 93 Que não andava nada mas era linda
prezado…e isto ai…vi a f 1 antiga…e amanha veremos a atual …e pensar que e Facil …e ridiculo !!! hj a parada e outra !!!!!!!!! e nois brasileiros…apesar dos peZares…inexplicavelmente somos os melhores pilotos do MUNDO !!!!
É uma choradeira! os carros modernos sempre terao mais atrativos, esqueçam o que viram de corridas e sejam felizes! moçada esses carros de hoje e ONTEM sao maravilhosos!!!!
pergunte ao Piquezinho ? se e facil… correr na f1 atual como vc diz ? ele ja foi avaliado na Willians…honda…renault…e apesar de seu sobrenome indiscutivel… ! ainda esta na reserva de dois B.o.s.t.a.s…porque ? se vc diz que e facil ? me explique ??? pois nao estou lhe entendendo !
quem pensa que e facil ficar Milionario brincando de pilotar f1 esta por fora ! coloque sua bunda num f1 e deixe a telemetria te avaliar …vc vera que a parada e bem diferemte…e a tecnologia e cruel…RUBENS esta ate hj …porque realmente e muito FERA…senao vcs acham que os japas da honda sao bobos ? e a mafia italiana ? deixaria MASSA sentar em sua caranga? pode apostar que sao FERAS …senao estariam na stock bolha…pois na f1 atual …enganador …nem no banco de reservas nao senta de geito nenhum !
e isso ai meu querido !!! vi o passado da f1 e ja ERA !!! HJ a parada e outra ! QUEM
Nada supera a Ferrari de 76 do Lauda, e o Copersucar , também de 1976 do Emerson.
São as linhas retas mais bonitas da F-1.
Eu acho uma chatice esse negócio de antigamente era mais bonito, antigamente era lindo e etc. O passado foi ótimo, lindo e etc mas AGORA o que manda é isso aí: eficiência aerodinâmica! Vamos parar com essa mania xarope de ontem foi lindo, hoje é feio, bobo e chato!
Na minha opinião… o Mp4-8 do Ayrton é o carro mais lindo construido até hoje… sem esse monte de asas nem nada…
lindo lindo lindo
Acabou agora o filme Grand Prix…a última corrida foi em Monza, nas idolatradas curvas inclinadas do Gomes….muito muito bom!!!
Não é saudosismo não.
Antigamente era bem melhor…Mais ultrapassagens, mais erros…
Hoje tá muito fácil correr na F-1, só acelerar e frear, o resto é automático…
querem ver carros com asas de Menos?
tá passando agora o filme Grand Prix…que retrata a temporada 66 da F1….muito bom (Spa antigo…passando entre casas e tirando fino de postes de rua)
Ah é no TCM (81 da Sky)
é isso ai! o kra erra e fala que tinha que ter tentado pq ta certo mesmo, tem que arrisca senão não passa nunca, e amanha ele vai conseguir a pole e vai vencer domingo!
outra coisinha…a meu ver este campeonato 07…esta interessante e com otimas carreras…e a tecnologia que alguns saudosistas detestam… ja salvou Kubica do caixao …e assisto a f 1 desde o comeco das transmicoes da globo e vi muitos pilotos morerem ou ficarem mutilados e espero que essas fatalidades comtinuem diminuindo cada vez + …agora esse papo que as ultrapassagens diminuiram…eu credito a culpa nao a tecnologia…mais aos pilotos mauricinhos …bomzinhos…e sem coragem…raca…para botar pra jogo numa freada doida…ou numa ultrapassagem arriscada…coisa que realmente os pilotos mais antigos eram bem melhores…atualmente para mim o melhor chama-se MASSA…pois poe pra jogo BRABO !!!
será que o Stefanini aí é parente do Aloysio? ou da Irislene?
Ôôô Sr Stefanini !
Gud ivining !
Mim ver que you gosta muito de cessedilhas
Mim ter uma caicha pra vender baratinho.
Cazo o sr. tevesse entereçe, favor deichar telefone prá contato.
Sem contar que o gosto de um cara que é fá de Ladas, DKWs, Audis e SP2 da vida não é lá grande coisa como parâmetro estético…
Tem de tudo nesse blog… Dondi çurjil eçe stefanini ai?
E… falar que os carros de F-1 de hoje são feios é meio contraditório.
Eu acho esses carros atuais muito bonitos, só perdendo para aquelas Ferrari coca-cola do final dos anos 80, começo dos 90.
Teve uma época em que a entrada de ar que fica sobre a cabeça dos pilotos era bizarramente enorme, e os F-1 do final dos 70 e começo dos anos 80 eram muito sem-graça…
E para quem acha que aerodinâmica não vale nada, é só lembrar dos Audi TT assassinos que melhoraram a estabilidade com a adoção de um penduricalhozinho pequenino.
E a Suzuki Haybusa é a melhor moto em alta velocidade graças à aerodinâmica.
Como um bom apreciador da física e matemática eu digo uma coisa: LINDO, FANTÁSTICO, coisa de outro mundo a tecnologia, talvez a formula 1 não seja interessante como antes, mas não se pode negar a maravilha que é a tecnologia. E não pense que é apenas colocar no túnel de vento e testar, há muito mais envolvido nesse processo.
u rapais ai enbacho ta mais putu com o Flávio Gomes ou con a hortographia?
Hoje estou saudosista, mas fazer o que???
Os carros de hoje, e falo de todos mesmo, tanto os de rua como os de pista, perderam sua identidade… são puro plastico.
Carros de verdade são aqueles de ferro… mecanica forte e simples…. mas eficiente… cheiravam a gasolina… fazer o que? sinal dos tempos!!!
só queria saber para quem o tal do UDIELI STEFANINI está mandando recado. Se foi para o dono do blig, danou-se, pq o site Grande Premio é dele.
Reli todos os comentários mais de uma vez, inclusive o meu, é óbvio, e não encontrei motivos que justificassem tanto veneno.
Essas crianças mal educadas transformam-se em adultos mal resolvidos quando crescem. Nem se identificam ora bolas. Uma pena.
O seu ponto de vista está a merecer urgente visita ao oftalmologista ou a um psiquiatra.
cara voçê não consegue esconder que é torcedor da mclaren, e não gosta da ferrari!!!!
faz criticas ridiculas da ferrari, e injustas… vc intendi de aerodinamica pra falar algo? e os chifres da mclaren vc acha bonito?
cuidado para não ser odiado pela torcida brasileira e ficar mal no meio.
no meu ponto de vista vc não é merecedor de espaço no site grandepremio. a formula 1 é a evolução, não sabemos que segredos uma peça, uma ponta, ou algo pode oferecer para melhorar o desempenho do carro. não pode criticar algo que não conheçe tecnicamente. MENOS POR FAVOR…
e deçe deste salto.
Impressionante o grau de competitividade da Fórmula 1. Vamos ver quanto tempo demora até as outras equipes copiarem o que a Ferrari fez.
na boa, concordo! os carros de antigamente, eram simples e limpos, e corriam tão bem quanto! acho que tem que ter tecnologia, mas não precisa exagerar. Ta tosco demais isso ai. Ao invés da FIA proibir isso, fica preocupada com regras toscas como cogitaram de usar a mesma configuração de embreagem pra 3 corridas! ridículo!
O mais engraçado é que quando começaram com esses apêndices aerodinâmicos, eu tinha lá minhas dúvidas se eles funcionavam mesmo. Hoje está provado que funcionam. E como funcionam!
Alguém lá embaixo comentou que será um tipo de configuração para cada pista. É verdade.
Se para cada pista há um acerto de suspensão, freios, pneus…, por que não pode existir uma configuração aerodinâmica também.
Nem o vermelho Ferrari é o mesmo. E isso sim é triste.
Más Flávio, você tem que concordar que os carros dos anos 70 também eram muito estranhos quanto a aerodinâmica. No futuro iremos olhar para os carros de hoje do mesmo jeito que olhamos para os carros da década de 70, um mais estranho que o outro.
Vermelho é vermelho, mas esse vermelho é o mais bonito que eu já ví em um carro de Fórmula 1.
Poder até pode, já que o regulamento permite. Mas que fica esquisitíssimo fica. Afinal só ira servir para o F1, jamais para os carros de rua, que em última análise serão os beneficiarios dos avanços tecnológicos. Já pensarem um Palio, Gol, Fiesta, Corsa Peugeut e outros tantos quase IGUAIS na aparencia, com esse monte de penduricalhos? Só vai servir para empalar as vitimas pois não haverá mais atropelamentos…….
Proíbam as asas, proíbam controle de tração, enfia um cambio manual, padronizem as asas dianteiras, traseiras e o chão e coloquem pneus slick e porque não derrubem os tuneis de vento.
Aí a coisa volta a ter graça.
Esqueci de um detalhe, joguem fora o radio e a telemetria não pode enviar dados para o carro.
Campanha POR UM CARRO NORMAL JÁ !
ou como diz o Veloz : A LUTA CONTINUA, A LUTA CONTINUA !